quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Resenha - Sarah Jio - O bangalô

O BANGALÔ
Sarah Jio
Editora Novo Conceito

O Bangalô
Sinopse


Verão de 1942. Anne tem tudo o que uma garota de sua idade almeja: família e noivo bem-sucedidos.

No entanto, ela não se sente feliz com o rumo que sua vida está tomando. Recém-formada em enfermagem e vivendo em um mundo devastado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, Anne, juntamente com sua melhor amiga, decide se alistar para servir seu país como enfermeira em Bora Bora. 

Lá ela se depara com outra realidade, uma vida simples e responsabilidades que não estava acostumada. Mas, também, conhece o verdadeiro amor nos braços de Westry, um soldado sensível e carinhoso.

O esconderijo de amor de Anne e Westry é um bangalô abandonado, e eles vivem os melhores momentos de suas vidas... Até testemunharem um assassinato brutal nos arredores do bangalô que mudará o rumo desta história.
A ilha, de alguma forma, transforma a vida das pessoas, e este livro certamente transformará você.


Resenha

Algumas histórias não são para ser contadas.

Quando recebi de cortesia o livro O bangalô da Editora Novo Conceito fiquei bastante empolgada pois se trata de uma trama com cenário de segunda guerra mundial e em uma ilha paradisíaca, um tema que gosto muito de ler. Logo de cara achei a narrativa da autora bem gostosa, prendendo o leitor na trama.
Uma velha senhora. Eu a via todos os dias, essa mulher, mas o reflexo dela nunca parou de me surpreender. Quando eu me transformara nela?
O livro começa com Anne recebendo uma carta do Taiti falando de um assassinato na época da segunda guerra, no local onde Anne foi enfermeira. Anne não sabe se deve voltar e fazer justiça ou se deve continuar levando sua vida. Sua neta pede para que sua vó conte sua estória para ela e quer muito ajudá-la a enfrentar esses problemas do passado.
Como eu desejava revelar esses segredos, mandá-los pelos céus como morcegos em.um sótão empoeirado.
Então toda a narrativa do livro se volta ao passado de Anne, em 1942 onde ela estava prometida a um dos melhores partidos da cidade e eram amigos desde infância, até que sua amiga Kitty a faz questionar se ela realmente o ama ou seria apenas um amor fraternal. Quando Kitty resolve ir embora para ajudar na Guerra como enfermeira, Anne resolve largar tudo por um tempo e ir junto com a amiga e seu noivo fica esperando ela voltar para se casarem. O que Anne não esperava é que na Ilha onde foi trabalhar por alguns meses fosse descobrir o que é realmente a paixão, só que numa guerra nada são flores essa estória de amor não acaba com um final de felizes para sempre e Anna volta para sua vida de antes. Quando Anne termina de contar sua estória para neta finalmente o leitor chegará a um desfecho onde teremos o confronto de Anne com seu passado.
Há todo tipo de amor. Passei a me dar conta disso durante minha vida.
Minhas Impressões

Apesar de ter gostado do livro, algumas situações me incomodaram ou não me convenceram na leitura. Algumas situações me lembram o filme Cartas para Julieta e achei a trama muito sessão da tarde, mas acredito que esse fato agradará a muitos leitores que gostem de tramas nesse estilo. 

Sobre os personagens gostei bastante de alguns principalmente da amiga meio vilã Kitty que foi muito bem constituída. 

Acontece que por ler muitos livros acho que algumas estórias se tornam repetitivas e já não me surpreendem tanto. Mas recomendo sim a leitura, a narrativa da autora é envolvente e possui um enredo que com certeza agradará a muitos.

Classificação





25 comentários:

  1. Olha eu acho que compreendo seu ponto de vista, até porque hoje vemos muitas estórias parecidas umas com as outras e acaba que surtindo o mesmo efeito quando lemos um outro livro de mesmo gênero. EU sinceramente já cansei de ler romances assim. Mas de certa forma estou bem interessada em ler esse livro e espero gostar bastante, porque me parece ter uma trama muito boa. Já tinha visto outras resenhas e gostei muito. A sua não foi diferente, mas eu entendi seu ponto de vista em relação a mesmice de que algumas estórias ficam batidas e ai quando vamos ler algum outro titulo parece até que estamos lendo tudo do mesmo assunto. É...tem muito né? Mas mesmo assim não desanima não. Esse pode não ter funcionado pra vc, mas quem sabe outros =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/reflexao-parte-2.html

    ResponderExcluir
  2. Não tenho o hábito de ler livros que mencionam guerras, ou períodos históricos, pelo simples fato de não conseguir gravar muito bem datas em minha memória, mas esse livro parece que é muito bom, espero que não seja tão parecido com os do Nichollas Sparks que costumam ter sempre os mesmos enredos.

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já tive muito esta sensação de já ter lido algo muito semelhante ao livro que estou lendo. Talvez seja realmente, porque lemos muito ai ficamos com muitas informações disponíveis e acaba a leitura não sendo tão surpreendente assim. Gosto muito de ler livros com histórias passadas no período de Guerras, sempre consegui ótimas leituras com este título.
    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Um belo livro, apesar de ser diferente, e pra mim muito novo. Pois nunca ouvi falar..ou então é porque não sou fã desses livros mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Você bem sabe que não sou a maior fã de romances, então se o romance for água com açúcar tem ainda menos chances de eu gostar. Imagino que esse seja um livro para quem realmente curte esse gênero, principalmente as fãs do Nicholas Sparks.
    Adorei a sua resenha, parabéns.

    bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani,
    Vi muita gente fazendo um alvoroço ao redor desse livro mas a sinopse não me conveceu.
    Acho que estou um pouco como você, quando a gente lê muitos livros as histórias começam a parecer mais do mesmo.
    Sua resenha só confirmou minhas suspeitas. Parece um livro leve, mesmo para um tema forte como a 2° guerra mundial. Parece que a autora não soube usar isso ao seu favor.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Não conhecia a premissa desse livro, apesar de já ter ouvido sobre esse título antes. Não sou muito chegada em romances históricos, mas esse de fato, pela sua resenha, me deixou interessada, mesmo sendo meio sessão da tarde, rs. Caso tenha oportunidade com certeza o lerei.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  8. Oi linda, tudo bem?
    Eu ja tinha visto esse livro e algumas resenhas sobre ele, eu fiquei muito curiosa para saber como é a narrativa pois eu amo ler romances e apesar de serem parecidos eu curto cada um..então esse livro já está na minha lista de leitura desse ano, sua resenha foi muito boa..Parabéns.
    Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/2016/01/resenha-extraordinario-rj-palacio.html

    ResponderExcluir
  9. Esse tema de segunda guerra, mulheres não se acomodando em casa e partindo para fazer algo de útil que não seja apenas se casar... muito me interessa! Mas o fim da sua resenha me desanimou. Acho que se a capa fosse mais bonita e eu não tivesse tantos livros para ler, encararia, mesmo com o sessão da tarde feelings. Mas sem dinheiro e com uma pilha enorme aqui esperando, acho que pulo! hehehehe

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani,
    Eu li Primavera na Neve da autora e fiquei apaixonada por sua escrita. Espero gostar do Bangalô e concordo com você que depois de muitas leituras se torna repetitivo. Por isso acho que é bom alternar os gênero para que possamos dar tempo ao nosso coração. Gostei da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ei, tudo bem?
    Adoro livros ambientados na guerra, e quando soube do que se tratava dessa história fiquei bem curiosa. Como li poucos livros que são escritos dessa forma, creio que a leitura me agradará.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Até gosto de livros com uma pegada Sessão da Tarde, porém, atualmente não tenho tanta vontade assim de ler esse estilo, pois acredito que já têm muitos livros assim no mercado - e já meio que enjoei de ler. Então, por ora não o leria, mas, em outro momento, leria sim, gosto de livros com guerra no meio, a carga emocional é gigante. O Bangalô me lembra O Rouxinol, da Kristin Hannah.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. No começo comecei a gostar do livro, de fato, mas quando chegou na sua opinião e você disse que parece "sessão da tarde"matou, odeio livros assim, de verdade, então nem vou me arriscar a lê-lo.
    palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
  14. Danielle, eu não li o livro, mas pelo que você falou da história já sei que a minha opinião seria bem próxima da sua.
    Não gostei dessa história e não iria me envolver, fora que não gosto de histórias que tenham como fundo alguma guerra.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Eu não li nada da autora e estou pensando em começar por essa. Eu concordo, depois de um tempo. Algumas fórmulas perdem a graça e acabam se tornando mais do mesmo.
    Isso para mim não é problema, pois essas leituras acabam curando minha ressaca literária HAHAHA. Agora vou com menos sede ao pote ao ler essa obra.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi! tudo bom??

    Também recebi esse livro e confesso que não me senti nem um pouco com vontade de ler. Mas também não fui atrás de saber do que se tratava, haha. Lendo sua resenha me sinto beeem mais curioso. Se envolveu guerras e temas assim, já estou dentro <3 O que complica é isso de ser sessão da tarde. A capa já diz bem isso. Não gosto de livros que não se aprofundam e que são só para passar o tempo. E é verdade isso, quando lemos muito um gênero, acabamos ficando saturados e às vezes, achamos as coisas mais iguais. Tenta pegar um terror ou uma distopia, haha. Mudar um pouco de ares, quem sabe.
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Então, eu acho a narrativa válida pelo fato de conter textos históricos. Gosto bastante de ler romances de época da guerra. Mas não tenho muita paciência com essa tendência melosa dos romance atuais e essa repetitividade como você mesma disse. Tentaria ler de qualquer forma, para saber se a parte histórica supera o melodrama.
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  18. Olá!!!
    Eu nao conhecia esse livro, a sua resenha fez o livro parecer interessante mesmo ele parecendo um pouco mais do mesmo.
    Acho que o leria, pois gosto de coisas assim :3

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom??? Eu entendo perfeitamente o que vc quis dizer! Também sou assim, acabo avaliando o livro com relação a originalidade também, é quase impossível não fazer isso. Vi muita gente falando bem do livro, e pelo que vc disse realmente é bom, talvez esse estilo sessão da tarde(nessa nova fase de filmes motivacionais kkk) seja ótimo para quem está de ressaca literária por exemplo. Ainda assim, é um livro que eu leria sem muitas expectativas, bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii
    As vezes cansamos mesmo de alguns modelos de narrativa.Mas o filme Cartas para Julieta é muito bonitinho. Acho que por ser parecido eu leria.
    Bjus

    ResponderExcluir
  21. Ainda nao li nada da Sarah Jio, mas mta gente recomenda mto bem os livros dela e qdo lançaram O bangalô, eu animei demais de conhecer.
    A trama se passar na segunda guerra mundial sempre chama a atenção, mas é uma pena que algumas coisas nao te conveceram, as vezes acontece mesmo. Ainda mais que vc ler mto, vai ficando mais critica, hehe.
    Eu ainda quero mto ler e conhecer o trabalho da autora.
    Achei a capa linda demais.

    Beijo, Suzzy do Livros e Sushi
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Daniele!
    Eu sou fã da narrativa de Sara Jio, li dois livros dela e amei os dois. Gosto da maneira como ela intercala passado e presente sem ser cansativa. Mesmo com essa trama meio Sessão da Tarde, quero muito ler O Bangalô.
    Sabe que eu também me sinto como você, lemos tantos livros que fica difícil ser surpreendida com algum enredo.
    Bjs!

    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  23. Oieee, Danielle!!
    Eu amo a escrita da Sarah e estava doida pelo livro <3 Nem acreditei quando chegou!! Bom, eu espero que a história não seja repetitiva para mim, mas já vou sabendo disso, sabendo que pode parecer algo que eu já li, ainda bem porque ai a decepção não é tão grande neh!?
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Tenho uma enorme curiosidade em conhecer a escrita da Sarah. A capa está linda. Porém livros que envolvem guerra não sou muito fã, mas esse me deixou bem curiosa, parece ser uma história boa e com muitas lembranças. Que pena que a história não te agradou. Concordo que como lemos muitos livros vamos achando as histórias iguais ou repetitivas, nada que nos deixe "noooossaa" mas enfim.. quero muito conferir e espero gostar!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Acho que depois de um tempo torna-se natural encontrar essa "repetição" de conteúdo em livros. A trama de fato não faz meu estilo, mas como dito por vc os que gostam de uma "sessão da tarde" com certeza curtirão ;)

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor