terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Resenha: A Lança do Deserto - de Peter V Brett

A Lança do Deserto
O Ciclo das Trevas - Livro 2
Peter V Brett
Editora DarkSide
Skoob

Sinopse: O sol está se pondo sobre a humanidade. A noite agora pertence aos demônios vorazes, que se alimentam de uma população cada vez menor, obrigada a se esconder atrás de símbolos esquecidos de poder. As lendas falam de um Salvador: um general que certa vez reuniu toda a humanidade e derrotou os demônios. Mas seria o retorno do Salvador apenas mais um mito? Ahmann Jadir é o líder das tribos reunidas do deserto. Sua lança e sua coroa ancestrais são os argumentos de que precisa para proclamar a si mesmo Shar’Dama Ka, o Salvador. Os habitantes do norte discordam. Para eles, o Salvador não é outro senão o Arlen Bales, Protegido. 


Houve um tempo em que Shar’Dama Ka e o Protegido eram amigos. Agora são adversários violentos e cruéis. Mesmo que antigas lealdades sejam colocadas à prova e novas alianças sejam criadas, a humanidade ainda não tem consciência do aparecimento de uma nova espécie de demônio, mais inteligente e mortal que todos os que existiam até então. Ainda existe luz na escuridão. Use-a para enfrentar os demônios do Ciclo das Trevas. 
Resenha

Depois daquele final de matar, finalmente comecei a leitura, depois de uma espera que me pareceu eterna, mesmo com a DarkSide publicando o segundo livro até que relativamente rápido. E…. meu Deus, como um livro já consegue começar tão bom e viciante desse jeito?

Logo do início já estamos seguindo um personagem bem singular, algo que eu realmente não esperava, um demônio. Que demônio é esse? Eu poderia te contar, mas prefiro deixar você descobrir sozinho, hehehehe… Mas infelizmente não seguimos durante muito tempo, ele é apenas a introdução do que está por vir, nas 4 partes em que essa bíblia de 720 páginas está dividida (poderia ter 2 mil páginas, sério. Eu queria muito mais). Mas no início da primeira parte, nós não encontramos o trio do primeiro livro (Arlen, Leesha, Rojer), mas um personagem que apareceu no primeiro livro, de forma bem breve e marcante: Ahmann Jadir. Talvez você se lembre dele como o traíra do deserto que tentou matar o Arlen duas vezes e roubou a lança dele. Pois é, esse.

Então, eu já estava com um ódio mortal dele do outro livro, sabe como é que é, toda aquela traição e tudo mais… Mas eis que nesse livro ele já começa invadindo as cidades do Norte, começando pelo Forte Rizon, se auto-proclamando O Salvador, matando, estuprando e saqueando tudo em seu caminho. Mas antes que o nosso ódio possa aumentar desenfreadamente, a narrativa estabelece um novo padrão de passado e presente. No passado nós acompanhamos Jardir desde que era um garoto de 9 anos, quando foi levado de sua mãe e suas irmãs para o Hannu Pash, para começar o treinamento para se tornar um guerreiro. E no presente, nós vemos o mesmo Jardir seguindo com o seu plano de conquistar o norte para iniciar a Sharak Ka, a guerra da luz contra os demônios, ou alagai, como eles os chamam. Ele precisa dominar todos os chin antes de poder iniciar a guerra, então ele vê suas ações como justificadas, um mal necessário.
Os alagai eram abominações, escondidos da luz de Everam. Tudo em Ala seria o paraíso do Criador, se não fossem aquelas aberrações nojentas.
Enquanto isso no passado de Jardir, nós começamos a descobrir como esse guerreiro foi moldado. A infância dele nunca foi fácil, e sem dúvidas não fica muito melhor depois de iniciar o treinamento, poderia se dizer que ficou pior, mas não sob o ponto de vista dele. Os krasianos são um povo de guerreiros que sentem orgulho em morrer lutando contra a Noite. Qualquer um que morra de forma diferente é negado no paraíso, segundo o que eles acreditam. E o caminho que você tem de trilhar para chegar aonde Jardir chegou não é nada fácil, e é isso que iremos ver. E o passado de outro personagem acaba se revelando também, pois ele está entrelaçado com o de Jardir. Vocês se lembram do Abban, o khaffit amigo do Arlen? Nós vamos descobrir muito mais sobre ele também. Então o fato de podermos acompanhar toda a história do Jardir, impediu que o ódio absoluto por ele tomasse conta de mim, mas nem por isso significa que eu o amo. Vamos apenas dizer que o detesto, mas não completamente.

Embora a narrativa focada no Jardir e na Lança do Deserto seja bem grande, e muito necessária, pois acabamos por entender a complexa cultura dos krasianos, que se revela muito importante a partir de agora, enfim nos encontramos novamente com Arlem e os outros.

Após os eventos ocorridos na agora chamada Clareira do Salvador, muitas coisas mudaram por lá. De uma cidade pacata de lenhadores conformados a fugir dos terraítas, a Clareira se transformou em um pequeno exército que combate a Noite. De dia eles seguem suas vidas normais, embora adaptadas às atividades noturnas, e a noite eles dançam sua própria dança, como os krasianos, no combate contra os terraítas. As proteções de defesa e combate evoluem cada vez mais graças ao Arlen e à Leesha. E Rojer está até mesmo treinando aprendizes na arte de encantar os demônios com música.

Mas o Arlen tem o plano de espalhar todo esse conhecimento para todo mundo, para que cada pessoa possa não só se proteger, como começar a combater os terraítas. E os seus planos não precisarão esperar muito tempo para serem postos em prática, graças ao Jardir. Pois não demora muito tempo para que refugiados das cidades atacadas por ele comecem a chegar à Clareira, se juntando a todas as pessoas que já haviam ido para lá atrás do Salvador.
E é claro que há um limite para quanto a Clareira pode receber, então Arlen, Leesha e Rojer, partem em direção ao Forte Angiers, não só para conseguir ajuda para os refugiados, mas para também convencer os duques do norte que os krasianos são um perigo real e que todos do norte devem se unir contra eles.
Pois ele será marcado na carne nua e os demônios não suportarão a visão, e fugirão aterrorizados diante d'ele.
Mas resta saber se os homens serão capazes de colocar suas picuinhas de lado para se unirem. E aí você ainda fica pensando, "ei, que tal todo mundo se juntar para matar demônios?", enfim… humanos….
E no meio dessa tempestade que está se armando, não podemos esquecer dos demônios nada ordinários que estão com os seus próprios planos. E ainda temos o Arlen, que parece ter absorvido muita magia demoníaca, conforme vimos no último livro, e está cada vez mais preocupado de não ser tão humano assim. E além disso, ele vai ter de enfrentar o passado que ele vinha ignorando até então. Leesha continua se esforçando ao máximo para cuidar de todos os seus "filhos" da clareira, ao mesmo tempo que precisa convencer ao Arlen que ele não é um demônio. Rojer por sua vez está cada vez mais desacreditado de seu próprio potencial e também está assombrado pelo seu passado, e também não poderá fugir dele durante muito tempo.
A união vale qualquer preço de sangue. Contra a Noite e as legiões incalculáveis de Nie, melhor cem mil homens unidos do que cem milhões acovardados sozinhos.
Enquanto no primeiro livro nós essencialmente seguimos apenas 3 personagens, nesse aqui nós seguimos vários, mas não vou dizer quais para não acabar com as surpresas. Mas já adianto que as mudanças na "localização" da narrativa torna a leitura muito mais rápida, complexa e completa. Você acaba tendo uma visão maior sobre o que está acontecendo, em todos os lugares que importam, enquanto ao mesmo tempo vê os acontecimentos sob diversos pontos de vista. As 720 páginas pareceram 50, de tão rápido que a leitura fluiu.

Mais uma vez fui arrastada por um mundo completamente fantástico, ainda descobrindo muito e muito mais sobre ele. Desvendando muitos segredos da primeira até a última página. Terminei o livro cheio de teorias sobre o que estar por vir e também sobre o que já aconteceu. Dei 5 estrelas para ele e o favoritei. A ressaca literária é garantida no final, assim como o desespero pelo terceiro livro. Considero impossível um fã de fantasia não se apaixonar completamente por essa série, sem dúvidas é leitura obrigatória!

Sobre a edição do livro, basta dizer que é da DarkSide. A essa altura do campeonato, tudo mundo já sabe que isso significa que o livro é uma obra de arte, a fama deles já está no nível internacional! Encontrei pequenos errinhos de revisão, mas nada que afetasse a leitura, me pareceram erros de digitação que passaram batidos.

Depois disso tudo, nem preciso dizer que o recomendo, não é? Então boa leitura e divirta-se!
Será que os terraítas nos levaram à beira da extinção, perguntou-se, ou nós fizemos isso a nós mesmos?
Classificação



Sobre o autor


PETER V. BRETT gradou-se em Literatura Inglesa e História da Arte pela Universidade de Buffalo, estado de Nova York, em 1995, e depois passou mais de uma década no mercado editorial farmacêutico. Ele vive no Brooklyn. Educado com uma rígida dieta de romances fantásticos, quadrinhos e Dungeons & Dragons, escreve histórias fantásticas desde quando consegue se lembrar. O Protegido é sua estreia na ficção fantástica, e integra o aclamado Ciclo das Trevas, publicado em mais de trinta países, entre eles, Estados Unidos, Canadá, México, Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Holanda, Itália, Japão, Rússia, Indonésia, Coreia do Sul e China.




58 comentários:

  1. Oi Patrícia e Nizete
    Achei a capa desse livro bem legal e realmente ele chama logo a nossa atenção :) Eu não conhecia o enredo e achei bem interessante. Parabéns pela resenha, ficou ótima!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é de deixar qualquer um babando e acredito ou não, o conteúdo é ainda melhor.
      bjs.

      Excluir
  2. Oieee. É uma continuação de livro exato!
    Não sou fã de livros de fantasia, pois sempre fico perdida.
    Pelo que li e percebi você gostou mesmo do livro, e que bom! Notei que ficou bem focada nele. Acredito que ele seja um livro ótimo para quem curte histórias fantásticas.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei demais, e sem dúvidas é uma ótima escolha para os fãs de fantasia. Quem sabe você não acaba se viciando nesse gênero também?
      bjs.

      Excluir
  3. Oi, Patrícia!

    Eu sou fã da Darkside, tanto pelos ótimos títulos publicados quanto pela altíssima qualidade dos livros. Tenho muita vontade de ler O Ciclo das Trevas, pois adoro fantasia, e esse parece ser bem diferente, principalmente pela cultura do krasekianos, como você disse.

    Pretendo comprar e ler o primeiro volume o mais rápido possível!

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou fã da DarkSide pelos mesmos motivos, é qualidade na edição e nas estórias. Se você gosta de fantasia, não tem como não amar essa série.
      bjs.

      Excluir
  4. Patrííííciaaaaaa, as que resenha é esta? estou sem fôlego!
    tenho alguns livros da Darkside e a qualidade nem entra na disputa, é simplesmente hors concours.
    então vamos direto para o livro... eu já vinha acompanhando esta saga através de resenhas, inclusive a sua que me balançou demais. nem sei o porquê de ainda não ter lido o primeiro livro, mas vou me policiar. já coloquei o volume dois entre meus desejados. agora é juntar grana pra mais esta saga. culpa sua. óóóóótima dica, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juntar a grana é que é a parte triste, mas a recompensa sem dúvidas vale a pena.
      bjs.

      Excluir
  5. Gente, e essa capa de livro luxo? Perfeita? aff.. sensacional! Não conhecia o livro e tão pouco sabia que era continuação, fiquei bem entusiasmada com o enredo e principalmente com a capa, eu sou uma apreciadora do trabalho da editora, então, já está em minha enorme lista para leitura :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então já vai comprando o primeiro logo, porque além da capa maravilhosa, o primeiro livro vem ainda com tatuagens personalizadas.
      bjs.

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    O gênero do livro não me agrada tanto, mas já percebi que você gostou bastante, e é ótimo quando isso acontece! O livro é grande né? Mas se logo de cara já começa bem, com o demônio e tal já dá pra ver que é uma sequencia e tanto!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe essa não é a série que irá te fazer amar fantasias?
      bjs.

      Excluir
  7. Olá; Eu não conhecia esse livro (só a capa, mas não sabia nada da história) e mesmo com seus elogios eu acho que não faz muito o meu perfil de leitora. Sua citação de dizer que acompanhamos vários personagens é algo que não me agrada muito nos livros pois sempre acabo ficando confusa durante a leitura e deixando algo escapar que dificulta meu entendimento do livro.
    Mas concordo com seu ponto: Darkside é Darkside e todos seus livros são, de fato, uma obra de arte.
    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance para a fantasia, hahaha... e múltiplos personagens ajudam a exercitar a memória, hahahaha...

      bjs.

      Excluir
  8. Me perdi aqui, perai kkkkkk Quanto nome, quanta coisa! E é por isso que amo o gênero <3 Mas fica difícil não se perder na resenha mesmo hahaha
    Bom, a capa é linda e chama a atenção, é claro. Por ser da DarkSide chama mais atenção ainda porque eles são perfeitos com os livros deles. Já foram dois pontos pra me fazer querer. Com todos esses elogios e surtadas suas, é, definitivamente quero ler! Só me assustei com o tanto de páginas, não imaginava que fossem tantas! Mas ok, a história parece ser demais e posso enfrentar esse tijolo!
    Ótima resenha!

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha de ver o meu sorriso quando livro chegou e eu vi o tamanho. E não se preocupe com os nomes, você irá absorvê-los naturalmente.
      bjs.

      Excluir
  9. Patrícia, não sei nada sobre a história porque não li nem o primeiro livro, mas deu pra perceber que a história é muito boa e a gente viaja nela o que é vital.
    Fiquei com vontade de ler apesar dessas 720 páginas.
    Capa linda. DarkSide arrasa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estória é perfeita, você não irá se arrepender.
      bjs.

      Excluir
  10. Eu estou louca para ler esses livros, mas até agora não tive tempo mesmo. Como eles são mais gordinhos, vou esperar as minhs férias do trabalho para me dedicar. Essa edição da DarkSide é tudo de bom! Ansiosa para ler. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eu não consegui carregar esse livro na bolsa para o trabalho, tive de ler em casa. Principalmente porque não queria correr o risco de estragar o meu livro perfeito e maravilhoso.
      bjs.

      Excluir
  11. Oiiie
    Muito legal a resenha, não é o tipo de livro que leria mas vou indicar a alguns amigos, a edição está bonita e o enredo chama a atenção

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será uma ótima indicação, seus amigos irão agradecer.
      bjs.

      Excluir
  12. Olá, Patrícia. Isso que eu chamo de resenha extremamente positiva. É muito bom quando a leitura do livro flui e nos leva à outra dimensão, né?!
    Sinceramente não sei se eu leria o livro no momento, mas quando eu tiver a oportunidade com certeza o irei fazer.

    Beijo,
    www.pactoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resenha totalmente apaixonada, hahahaha...
      Não deixe de ler na primeira oportunidade que tiver, porque é garantia de uma ótima leitura.
      bjs.

      Excluir
  13. Oii
    Adoreiii a sua resenha!
    Eu nunca tinha lido resenha sobre esse livro, mas agora estou muito muito empolgada para lê-lo.
    Gostei da capa, da sinopse, da sua opinião ou seja... de tudo!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. A primeira coisa que chamou minha atenção foi a capa, bem diferente e convidativa. E pelo que sei essa editora costuma caprichar nas edições. Confesso que ainda sou uma iniciante na fantasia, mas gostei da dica e quem sabe eu embarque nessa aventura assim que tiver a oportunidade. Gostei de saber suas impressões e fico na torcida para que o terceiro livro seja lançado logo. Abração.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O terceiro livro será lançado no segundo semestre desse ano. E garanto que você irá se viciar no mundo da fantasia e não vai quer ler outro gênero.
      bjs.

      Excluir
  15. É a primeira vez que leio uma resenha dessa série, apesar de ter visto nas divulgações da editora, nunca parei para ler alguma opinião sobre a mesma, mesmo o enredo sendo interessante e pelos pontos que você citou, ainda tenho dúvidas se é uma leitura para mim, mas acredito que vou adorar conhecer, afinal, o enredo tem características que gostei. Quanto a edição, realmente a Darkside faz um trabalho maravilhoso, tenho um livro deles na estante e fiquei impressionada com a qualidade.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você curte fantasias, então se preocupe, você irá amar!
      bjs.

      Excluir
  16. Ainda leio poucos livros da DarkSide, mas acho todos mto bem feitos e as historias mto boas.
    O Ciclo das Trevas eu nao conhecia e fiquei impressionada com tudo, fiquei bem interessada.
    Livros que dao ressaca literária com certeza merecem um espaço na estante, eu vou ler com certeza!

    Beijos, Suzzy do Livros e Sushi
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Parece ser legal!
    www.sagaliteraria.com.br
    www.facebook.com/asagaliteraria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, uma leitura verdadeiramente fantástica!
      Bjs.

      Excluir
  18. Oi Paty,

    Ual 700 páginas de muita ação e 5 estrelinhas, tu me convenceu! <3
    Esses livros da Darkside são incríveis, né? <3 Ainda não tive a oportunidade de ler essa série, mas tenho certeza de que deve ser ótima. É bom quando um livro nos deixa cheios de teorias na cabeça. Tenho lido muitas séries e esperar pela continuação é sempre uma tortura kkkk

    Mariana Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 700 páginas devoradas e ainda queria muito mais. A espera sempre me mata, mas é maravilhoso quando ela vale a pena.
      Bjs.

      Excluir
  19. Não conhecia o livro e nem o autor e bem... Não posso opinar muito pela história mas vejo que pra você é tipo um sonho essa continuação hahaha.
    Amei a frase "ei, que tal todo mundo se juntar para matar demônios?", enfim… humanos…" hahaha.
    A DarkSide é maravilhosa mesmo mas SEMPRE tem erros de revisão isso me faz ter receio pra pagar os preços deles.
    Bjs
    Tay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo com esses erros, eu nunca me arrependo da compra. Os livros são lindos e as estórias maravilhosas. Se renda também a DarkSide.
      Bjs.

      Excluir
  20. Olá!
    A Darkside arrasa nas edições. Eu não conhecia esse livro/série. São tantos livros que quero ler e fantasia é um gênero que eu adoro, mas eu ando correndo de série, preciso terminar algumas que estão na estante, mas é inevitável né, adquirir mais umazinha haha.. Fiquei empolgada junto com você e imagino a sua angustia pela espera do livro. Irei adicionar na lista e assim que der irei mergulhar nesse mundo maravilho de fantasia! Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantasias são o meu ponto fraco, amo demais o gênero.
      Bjs e obrigada.

      Excluir
  21. Não sou muito fã desse tipo de livro, apesar de que o título inicialmente já me chamou atenção, mas acredito que eu possa até gostar.
    https://www.youtube.com/channel/UCzcZ246xXBTcn3f4UyOtcEg
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então nada mais justo do que dar uma chance para a série, né?
      bjs.

      Excluir
  22. Ei, tudo bem?
    Ainda não comecei essa série, mas estou bem ansiosa. É muito difícil eu não gostar de algo publicado pela DarkSide, então estou bem animada para iniciar a leitura.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vai ficar ainda mais animada depois que começar a leitura, hahahaha…
      bjs.

      Excluir
  23. Olá,
    Já li muito resenha positiva dele e por ser da Darkside sei que não vou me decepcionar.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo amou essa série e a DarkSide, é claro.
      bjs.

      Excluir
  24. Oii, tudo beleza?
    Esses livros da Dark side são muito tops, quero muitooo ler ele.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos :) :)
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá Patricia, gostei da sua resenha pois nela consegui sentir a intensidade dessa história, quando tiver um tempinho quero saber mais desses dois personagens, não conhecia o autor mas sinto que vou gostar da narrativa. Ainda mais por que ele conseguiu prender a sua curiosidade. A capa é linda a Dark sempre arrasa. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de ser arrastada para dentro de um livro, sem dúvidas irá gostar desse.
      bjs.

      Excluir
  26. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro, mas pela sua resenha percebi que este livro é interessante e tem uma boa história. Estou cheia de leituras atrasadas, mas vou colocar mais este na minha meta de 2016.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que essa série entrará para a sua lista de favoritos.
      bjs.

      Excluir
  27. Oie, tudo bom?
    Não é o tipo de livro que chama minha atenção, mas gostei muito da sua resenha. Acho legal esses livros que terminam cheios de teorias. Imagino como a diagramação deve ser bonita porque a Darkside faz um trabalho bem bacana com seus livros.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez o livro te surpreenda e te faça amar esse gênero. hahaha...
      bjs.

      Excluir
  28. Olá! Tudo bem?
    Que capa mais charmosa, adorei! A proposta me chamou bastante atenção, apesar de nunca ter lido ou escutado menções a respeito do autor, e ah, adoro o trabalho da Darkside, então bem provável que a diagramação esteja maravilhosa! Pretendo brevemente me aventurar neste enredo =)
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei descobrindo o autor graças à própria DarkSide. Primeiramente quando anunciaram o livro, o que já tinha me feito adicioná-lo na minha lista de desejados. Mas quando eles me indicaram esse livro para curar a minha ressaca literária com o fim da Trilogia dos Espinhos, eu o comprei assim que pude.
      bjs.

      Excluir
  29. Muito boa a resenha! Sem spoiler o que é mais importante!!!
    Quanto ao livro o conheci pela DarkSide, assim como a Trilogia dos Espinhos. Ainda ouso dizer ser uma leitura mais absorvível que a de Mark Laurence, mas este também não fica atrás...
    Dará uma série tão boa quanto Guerra dos Tronos...

    ResponderExcluir
  30. Muito boa a resenha! Sem spoiler o que é mais importante!!!
    Quanto ao livro o conheci pela DarkSide, assim como a Trilogia dos Espinhos. Ainda ouso dizer ser uma leitura mais absorvível que a de Mark Laurence, mas este também não fica atrás...
    Dará uma série tão boa quanto Guerra dos Tronos...

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor