quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Resenha: Todos os Nossos Ontens - Cristin Terrill

TODOS OS  NOSSOS ONTENS
Cristin Terrill
Editora Novo Conceito

Sinopse: O que um governo poderia fazer se pudesse viajar no tempo?
Quem ele poderia destruir antes mesmo que houvesse alguém que se rebelasse?
Quais alianças poderiam ser quebradas antes mesmo de acontecerem?
Em um futuro não tão distante, a vida como a conhecemos se foi, juntamente com nossa liberdade. Bombas estão sendo lançadas por agências administradas pelo governo para que a nação perceba quão fraca é. As pessoas não podem viajar, não podem nem mesmo atravessar a rua sem serem questionadas. O que causou isso? Algo que nunca deveria ter sido tratado com irresponsabilidade: o tempo. O tempo não é linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se você quebrá-las, ele apagará você; o tempo em que estava continuará a seguir em frente, como se você nunca tivesse existido e tudo vai acontecer de novo, a menos que você interfira e tente mudá-lo...

Resenha

Há algum tempo a nossa parceira Novo Conceito começou a me torturar tentar, enviando o primeiro capítulo desse livro. Então fiquei extremamente feliz quando a editora nos enviou o livro de cortesia. Minhas expectativas para esse livro eram altas e felizmente ele não só atingiu, como ultrapassou qualquer coisa que eu poderia esperar.

Imagine um mundo onde uma máquina do tempo foi construída e está sendo utilizada em segredo por um governo para ir alterando aos poucos o passado e moldando o futuro do jeito que eles bem entenderem. Agora imagine que você é uma das poucas pessoas que sabem disso, é contra, e tem em suas mãos a oportunidade de tentar impedir que essa maquina seja construída.

Nessa estória, essa pessoa é a Em, que juntamente com o seu amigo Finn, encontra-se aprisionada no mesmo complexo onde a máquina do tempo, Cassandra, se encontra. Ela e o seu amigo estão isolados e estão sendo torturados pelo o Diretor e o Doutor para que revelem onde os "documentos" foram escondidos. Que documentos são esses? Bem, isso eu não posso revelar… 
Nunca vi esse papel antes na vida, mas a letra é com certeza minha (…)
Mas eis que aquele linha temporal, o agora que eles estão vivendo, já aconteceu antes, várias e várias vezes. Por várias vezes, outras versões da Em e do Finn conseguem voltar no tempo utilizando a Cassandra, para tentar mudar o futuro. Todas as versões anteriores deles falharam, tudo que eles fizeram não foi o suficiente até agora. Porém eles tem um novo plano, um plano que irá impedir de uma vez por todas que o futuro terrível que eles estão vivendo aconteça, uma oportunidade de salvar a vida de milhares, uma chance para impedir um monstro de destruir o futuro. Agora tudo que Em deve fazer é esperar o momento certo em que eles vão ter acesso à Cassandra. Ela não sabe como nem quando isso vai acontecer, porém ela tem certeza que esse momento irá chegar, assim como já chegou várias vezes antes.
De repente, fico com muito medo. Não da explosão que desafia minha compreensão, mas do que terei de fazer quando ela acabar. Do motivo de tudo isso.
Enquanto isso, quatro anos no passado, antes da existência de Cassandra, existe uma outra garota, Marina. Ela tem apenas 16 anos e está sofrendo um dilema comum para uma adolescente, que é descobrir se o seu vizinho, quem ela ama há anos, está ou não apaixonado por ela. Marina é uma menina rica, que nunca recebeu muito amor dos pais e que com o passar dos anos acaba se apaixonando pelo seu melhor amigo, James. James, por sua vez, faz parte de uma das famílias mais influentes de Washington, mas o que o faz realmente ficar famoso e ser capa de revista é o fato dele ser um verdadeiro gênio, um gênio capaz de mudar o mundo. Mas Marina apenas vê nele aquele menino por quem se apaixonou e apenas quer ficar ao seu lado.

A vida da Marina e do James, e também do outro melhor amigo de James, está prestes a mudar completamente e eles nem ao menos sabem. E tudo começa com um jantar com vários políticos, onde eles acabam indo porque o irmão mais velho de James, que é congressista, vai discursar. Aquela noite acaba se tornando determinante para o futuro deles e de todo o resto do mundo.
Eu sei que não dá para mudar o mundo sem que alguém se machuque.
E agora com a Em e Finn vindos do futuro para tentar mudar a história e com a Marina e seus amigos tentando impedir que o mundo deles desmorone, o presente, o passado e futuro irão começar a se alterar e a se moldar, pois o tempo sempre se adapta. Com Em determinada a proteger o mundo e o futuro e com a Marina determinada a proteger James, ambas literalmente correndo contra o tempo (principalmente no caso da Em), resta saber qual futuro os aguarda.
Versões anteriores minhas, Ems que eu nunca conheci e que foram geradas por cada tentativa de mudar o tempo, deixaram evidências de cada plano que tentaram para evitar o futuro. Só resta uma opção e ela cabe a mim.
A narrativa desse livro é mais do que simplesmente viciante, ela é implacável. A estória te arrasta sem te deixar outra opção além de devorar uma página após a outra. Porém chega um momento em que você fica divido entre "eu necessito saber o que vai acontecer" e "eu não quero saber o que vai acontecer". Uma mistura de medo e ansiedade. Em nenhum momento o ritmo do livro diminui. E essa missão da Em e do Finn em tentar mudar o futuro tem um quê de O Exterminador do Futuro com os 12 Macacos, o que faz você se perguntar se isso será realmente possível. E conforme o fim se aproxima você pode ter certeza que nada te fará abandonar o livro, seja o ponto do ônibus que você perdeu, seja o feijão queimando no fogão. E por fim, quando a leitura chega ao fim, só te resta o nó na garganta e a ressaca literária para te fazer companhia.

O livro é narrado sempre sob o ponto de vista ou da Em ou da Marina, mas de forma alguma isso limita a sua visão sobre a estória como um todo. O livro é um mix de ação, ficção científica, romance, drama, suspense, etc. Os personagens são sólidos, e você vai vivendo o drama e os conflitos deles, junto com eles. Eles estão de certo modo perdidos, tentando fazer o melhor deles. E você também fica perdido, fica sem saber ao certo o que você deseja que aconteça, sem saber o que realmente seria o final feliz, se é que é possível existir um. Então prepare-se para ter o seu coração esmigalhado.

A edição do livro está ótima e a capa está realmente linda, sem reclamações referente à isso. Uma outra coisa excelente sobre o livro é que ele é único, graças à Deus. Eu não sei se eu aguentaria ter de esperar uma continuação para saber o que iria acontecer. Eu dei 5 estrelas para o livro e o favoritei. Não tenho dúvidas que esse livro agradará a qualquer um que o leia, e fico realmente na torcida para que um dia ele vire filme. Enquanto isso, eu vou ficar um bom tempo revivendo o final do livro…
O peso do futuro se acomoda sobre mim, ameaçando furar meu peito a cada suspiro.
Classificação


Sobre a autora

Cristin Terril é formada em teatro pela Vassar College e tem mestrado em estudos de Shakespeare pelo Shakespeare Institute de Stratford-on-Avon, no Reino Unido. Atualmente, ela mora nos arredores de Washington e ensina escrita criativa para crianças e adolescentes. Todos os Nossos Ontens venceu o Thriller Award como melhor livro de ficção para Young Adult e é seu primeiro romance.











8 comentários:

  1. Eu preciso ler esse livro para ontem, comprei na Blackfriday, já chegou na Saraiva, só tenho de ir buscar na loja. Confio em voce que esse livro deve ser sensacional. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só estou esperando você ler para finalmente te perturbar.
      Bjs.

      Excluir
  2. ahhhh querida Patrícia, adoro viagens no tempo. o último que li a respeito do tem a foi "novembro de 63" do mestre stephen king. o que me fascina é a quantidade de questionamentos que podem ser levantados:há tantas questões que podem ser levantadas que acabam por me deixar fascinado: o passado pode ser alterado? se isto acontecer, será criada uma nova linha temporal ou nossa realidade é composta de vários mundos paralelos? se voltasse no tempo eu encontraria comigo mesmo? e o efeito borboleta, parte da teoria do caos, traria consequências reais para o futuro?
    ahhh são tantas emoções dentro de um assunto como este, que um autor de FC que se aventure por este reino deveria ser aplaudido de pé. como sua nota foi 5 estrelas em 5, serviu para que eu já desejasse pra ontem este livro. ótima dica, ótima resenha. valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, estou louca para ler esse livro! Eu também amo livros, filmes, séries, tudo que for possível, sobre viagens no tempo.
      Bjs.

      Excluir
  3. Oi Nizete!! Não imaginava que esse livro fosse tão bom!!! Pelo que contou é tensão o tempo todo e muita ação com esses dois tentando mudar o passado para mudar o presente. Gostei muito da premissa e como ele já está aqui em casa vou me jogar logo na leitura.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  4. Os créditos são para Patricia Paiva, ela que fez essa resenha fabulante!
    Aliás, fiquei com muita vontade de ler a partir desta resenha. Ponto pra Paiva!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então já sabe a ordem: leia Fragmentados e depois Todos os nossos ontens.
      Não que eles tenham qualquer ligação, é só para podermos ficar conversando sobre os livros.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor