segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Resenha: Sangue de Dragão - de Rachel Hartman

SANGUE DE DRAGÃO
Seraphina - Livro 2
Rachel Hartman
Editora Jangada


Sinopse: A guerra começou... Seraphina se vê envolvida na luta pelo poder entre os dragões rebeldes e a corte humana. O segredo cuidadosamente guardado de sua verdadeira identidade - meio-dragão, meia-humana - agora é uma vantagem para ela. Só Seraphina pode unir o reino de Goredd e, para isso, lançará mão de todos os seus recursos. Ela percorre o país em busca dos outros meios-dragões, cujos dons especiais talvez façam a diferença na luta. Mas quanto mais coisas ela descobre, mais percebe que alguém está prejudicando seu plano. Que esperança haverá de promover a paz entre dragões e humanos se um de seus próprios aliados pretende ver ambos os mundos destruídos?

Resenha

Após sua natureza ser revelada no primeiro livro, Seraphina enfrentará muitos desafio nessa continuação. E o maior de todos é conseguir reunir todos os ityasaari que estão espalhados por Ninys, Samsam e Porfíria. E ela há tempo a perder em relação à essa empreitada, ainda mais quando depois que se descobre que as mentes interligadas dos ityasaari são capazes de ativar uma barreira capaz de segurar os dragões em pleno vôo, a chamada Armadilha de São Abaster. Essa armadilha é ativada através do fogo mental que todos os ityasaari tem, todos menos Seraphina, aparentemente. Não se sabe porquê, mas Abdo não é capaz de enxergar o fogo dela, e nem ela capaz de enxergar os dos outros. E é por isso que Abdo acaba sendo necessário e partindo junto com Seraphina em busca dos outros. Para ela, juntar os ityasaari não significa apenas proteger Goredd, como também proteger todos os seus irmãos e irmãs. Mas será que os reunir será realmente tão bom assim? Seriam todos eles tão bons assim?
Precisávamos desse lugar, desse jardim, no mundo real. Eu ia fazer isso acontecer. Eu devia isso a todos eles.
E talvez esse tempo longe de Goredd seja justamente o que ela precisa, depois da fuga do seu tio e da resolução dela e de Lucian de esperar a guerra acabar para revelar seus sentimentos para Selda. Porém, desde o início, Seraphina não pretende encontrar todos os seus semelhantes, pois de jeito nenhum ela quer encontrar pessoalmente com Jannoula, que quase a dominou completamente quando criança. Mas obviamente, querer não é poder. Então teremos sim Jannoula nesse livro, pois Seraphina querendo ou não, Jannoula continuará a assombrar a sua vida, para que possamos odiá-la à vontade. Mas não vou contar muito sobre ela para não estragar a graça de vocês.
Quando tudo for para o diabo (e tudo irá), terei o pelo menos o prazer de lhe dizer: eu avisei.
E nessa jornada através dos diversos países, em busca de aliados e outros ityassari, diversas revelações vão sendo feitas. Vamos finalmente conhecer todos os meio-dragões e descobrir segredos enterrados há séculos. Será revelada a extensão dos poderes dos ityasaari. Vamos conhecer também todas as outras culturas que existem nesse mundo mágico e aprender ainda mais sobre a sociedade dos dragões, as coisas boas e as ruins. Muitos desafios aguardam pela Seraphina nessa jornada, nesses longos meses que ela terá de enfrentar longe de casa. 
Levarei minha casa comigo para o mundo, enquanto procurava outras pessoas para pôr dentro dela.
Como esse é o último livro, a rede de conspirações de resultou na guerra civil dos dragões finalmente será totalmente revelada, a trama muito mais complexa que poderíamos imaginar. Porém, mesmo com os dragões estando em guerra, senti que não houve ação o suficiente. O livro mais uma vez segue somente a Seraphina, e como ela não participa diretamente das lutas de verdade, as cenas de batalhas ficam a desejar. A autora poderia ter resumido a jornada da Seraphina e a jogado no meio de batalha de dragões, só para a nossa diversão.
Outro ponto que não gostei foi que o livro se inicia com uma espécie de introdução, que seria uma parte extraída de um livro escrito no futuro sobre a guerra civil dos dragões, para fazer uma recapitulação do livro anterior. O problema é que essa recapitulação não se restringiu aos eventos do livro 1, indo além e contando algumas coisas do final da guerra, o que não foi legal. Nesse livro nós temos ainda menos romance que no livro anterior, o que para mim foi muito bom. Acabei dando 4 estrelas para o livro.

Em relação à edição do livro, aí eu dou 5 estrelas. A capa novamente está linda, seguindo o modelo da segunda edição do primeiro livro. As páginas são amareladas, a fonte tem um bom tamanho e dentro do livro nós temos um mapa para podermos visualizar todos os países e cidades principais.

Sem dúvidas essa duologia vale a pena ser lida, dificilmente encontraremos um livro onde dragões serão remotamente semelhantes aos dragões desse livro. Sem dúvidas uma ótima escolha para os fãs de fantasia.

Sobre a autora

Rachel Hartman sempre foi apaixonada por música. A famosa canção renascentista "Mille Regretz" inspirou-se a criar esta obra de ficção fantástica baseada em música. Ela escreveu Seraphina enquanto escutava rock com gaita de foles bretã, polifonia italiana medieval, música barroca latino-americana, metal progressivo e música tradicional irlandesa. Rachel mora com sua família em Vancouver, no Canadá.













48 comentários:

  1. Olá,

    Gosto muito de Fantasia e gostei muito do enredo.
    Conspirações, guerras, dragões, humanos, magia e amor são um prato cheio para mim.

    Ter pouca ação...acontece em muitos livros de Fantasia. Muitas vezes, porque é uma série e cada livro foca em um fato ou personagem e muda a dinâmica do livro.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto mais quando tem menos romance e mais ação.

      Bjs.

      Excluir
  2. Oi. eu acho a capa desse livro linda, o enredo também sensacional, já está na minha meta de leitura 2016 :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda né? Eu amei essa nova edição! Boas leituras em 2016.

      Bjs.

      Excluir
  3. Oiee!!
    A capa com certeza é uma das mais bonitas que eu já vi, mas acredito não estar no momento para ler algo tão fantasioso como dragões...
    O fato de saber que ele não contem tanta ação também me desanima um pouco, geralmente essas cenas são importantes em livros de fantasias, para não deixar a trama tediosa devido há tantas informações fantasiosas abordadas!!
    ótima resenha..
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma ótima estória de fantasia, com dragões sendo retratados de uma forma inteiramente nova. Não perca a oportunidade de ler esse livro!
      Bjs.

      Excluir
  4. Oie!
    Puxa que livro legal, du ainda não conhecia. Adoro fantasia e dragões é uma paixão que tenho desde criança. A história me pareceu bem envolvente e a capa por si só já é mágica.
    Adorei!
    Dica mais que anotada
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aproveita que os dois livros já foram publicados. Livros lindos com uma estória maravilhosa!
      Bjs.

      Excluir
  5. Oi Patricia,
    Não curto muito fantasia e com esse não seria diferente.
    Mas a capa é de fato maravilhosa, lembra um pouco Eldest da Rocco.
    O ruim da narrativa acompanhando somente um personagem é que tem pouca ação mesmo, a não ser que esse personagem esteja 100% envolvido.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  6. Patrícia, não conhecia o livro e nem a autora.
    Mas como sou louca por fantasia, adorei a ideia do livro e fiquei mega curiosa para ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu sou muito fã de fantasia, e acho que justamente por isso fiquei muito crítica em relação ao gênero. Esse livro parece ser super bacana, mas ficou faltando algo para mim. Não daria uma chance no momento, mais para frente quem sabe.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance sim! Não é uma fantasia épica, mas sem dúvidas é muito boa!

      Bjs.

      Excluir
  8. Oie,

    Já ouvi falar em Seraphina e pensei que fosse um livro único, não sabia que era uma duologia. As capas são realmente muito lindas vou procurar mais sobre eles e matar um pouco mais minha curiosidade.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu pensava quer era uma trilogia! Fiquei muito feliz eu descobrir que era uma duologia e que já iria descobrir o final! Não aguento tanta espera!

      Bjs.

      Excluir
  9. cara Patricia, sabe aquela frase que nos captura? pois é, o trecho que você colocou aqui na resenha me prendeu: "Quando tudo for para o diabo (e tudo irá), terei o pelo menos o prazer de lhe dizer: eu avisei." acho que foi a firmeza com que foi dita, a fatalidade inevitável do que vem pela frente e pior a praga rogada, rs. já adorei o livro, mesmo antes de saber do que se trata. foi pra minha listinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha… no melhor estilo "isso vai dar merd%@$%!$"
      Bjs.

      Excluir
  10. Olá!
    Não sou fã de fantasia, então dificilmente leria este livro. Hahaha gostei de você querer jogar a Seraphina no meio da batalha de dragões, só por diversão.

    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não quer ver dragões caindo na porrada, no final das contas? Entretenha-nos!
      E dê uma chance para as fantasias!

      Bjs.

      Excluir
  11. Oi Patricia, eu nunca li nada que envolva dragão e para ser sincera nunca me chamou atenção, sabe? o livro parece interessante e por isso quem sabe um dia dou uma chance a ele.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Patricia. Tudo bem? Gostei muito da sua resenha e mesmo sendo literatura fantástica (coisa de que gosto muito), gostei dessa história de meio-humana meio dragão. Bem diferente, não? E terminando com uma guerra civil é pra se apaixonar logo. Lendo sua resenha, lembrei de Eragon. Já quero esse livro na minha lista de leituras.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me lembrei de Eragon na primeira vez que li a sinopse. Mas a estória desse livro é bem original.

      Bjs.

      Excluir
  13. Fantasia não é meu forte, mas fiquei super curiosa e querendo ler o primeiro livro quando vi a divulgação dele. eu adorava a primeira capa, então não curti muito esse e a nova edição do primeiro - mas achei legal a editora fazer as capas combinando já que sou uma chata quando o assunto é esse.
    A falta de romance me faz ficar com um certo receio em ler - e esse lance da introdução que conta demais me deixou meio assim, mas quem sabe eu arrisque a leitura no próximo ano :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu sou o contrário, não gostei muito da primeira edição e amei as capas dessa!
      Bjs.

      Excluir
  14. Oi, Patricia.
    A capa do livro é mesmo linda, mas não é um gênero que me chama muito a atenção e eu fiquei meio perdida por ser o segundo livro, mas o que me deixou desanimada mesmo foi essa intrdoução com spoiler, como assim autor? #xatiada.
    Bom, não leria o livro por agora, primeiro porque não é um genero que me agrade e depois porque to socada de livros atrasados T_T
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou criar uma campanha "leia fantasia", hahahaha…
      A estória é maravilhosa, quem sabe você não descobre que ama fantasias?

      Bjs.

      Excluir
  15. Olá!
    Amei a capa desse livro, está linda!
    Adoro livros de fantasia, e fico muito chateada quando falta aquela ação que não nos deixa desgrudar do livro. Não sou muito de ler livros com dragões e tal, mas daria uma chance a esse livro.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?

    Eu nunca li uma história que tenha o mesmo enrendo que essa, mas fiquei curioso. A capa é linda e escrita parece ser bem envolvente! Vou anotar na listinha e esperar uma oportunidade ♥

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amei o enredo e a capa desse livro. Adoro fantasias desse tipo e sinto que iria amar esse livro. Amei sua resenha *--*

    ResponderExcluir
  18. Oi Patricia!
    Seraphina chegou aqui em casa tem menos de 15 dias e eu e meu noivo estamos ansiosos para fazer a leitura. Eu não sou das maiores fãs de fantasia (meu negócio é romance, adoro um amorzinho <3), mas uma amiga falou tão bem que não teve como não querer ler.
    Que bom que gostou desse. Eu quero MUITO começar a ler o primeiro pra me jogar no segundo. hahaha Espero gostar!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você irá gostar, e o primeiro teve mais romance do que o segundo (embora não muito mais).

      Bjs.

      Excluir
  19. Ei Patricia!
    Tudo bem?
    A capa realmente é muito bonita, me faz pensar em infanto-juvenil e dragões e essas coisas.... o que eu curto muito. Vou dar mais uma olhada nele.. Parabéns pela resenha, flor!
    bjsss
    feliz ano novooo
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!!
    Não li a resenha toda pq esse livro esta na minha lista de leituras de 2016! Mas já ouvi falar coisas incríveis sobre o autor e sua escrita

    Beijokas

    ResponderExcluir
  21. Olá... tudo bem??
    Não são muitos os livros de fantasia que me chama atenção para a leitura... tenho uma amiga que ama os livros dessa série e sempre me fala dele, ela acha que vai conseguir me convencer a ler qualquer horas dessas rs... porém eu não tenho a pretensão, porque não me atrai muito... devo concordar que as capas são lindas e bem chamativas... e sim atrai o leitor assim que bate os olhos nela, mas mesmo assim não é minha opção de leitura... de qualquer forma, o bom é que você gostou da leitura... Xero!!!

    ResponderExcluir
  22. Oiiie
    Sua resenha está ótima mas esse é o gênero que não curto muito então vou deixar a dica passar, espero que fãs do gênero curtam bastante a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bom?
    Livros fantásticos não são meu forte, mas já conhecia a dualogia pelas resenhas na blogosfera. Seria um livro para sair da minha zona de conforto, fora que a diagramação é maravilhosa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom desbravar novos gêneros e novos mundos.
      bjs.

      Excluir
  24. Oi! Eu sou apaixonada por literatura fantástica! E essa duologia parece ser incrível! Vou procurar saber mais! Adorei! Beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você irá gostar dessa estória tão original.
      bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor