sábado, 26 de dezembro de 2015

Resenha: Os 13 porquês - de Jay Asher

Os 13 porquês
Jay Asher
Editora Ática

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Resenha

Como suas ações impactam as vidas das outras pessoas? Suas palavras, boas ou más, seriam capazes de afetar a vida de alguém? A resposta é sim, para ambas as perguntas. E é exatamente isso que Jay Asher nos mostra nesse livro espetacular.
Sei que você não tinha intenção de me magoar. Na verdade, a maioria de vocês, que estão ouvindo as fitas, provavelmente não tinha idéia do que estava fazendo… - do que estava realmente fazendo.
Os 13 porquês mostra o bullying de uma forma completamente nova, mas ao mesmo tempo facilmente identificável dos nossos tempos de colégio. Hannah Baker não é aquele típico adolescente estereotipado que sofre com gozação dos alunos da escola. Ela não é gorda, ela não é feia, ela não é uma loser. O bullying que ela sofre é muito mais sutil, e ao mesmo tempo, muito mais comum. O fato é que Hannah cometeu suicídio, e para Clay Jensen, um garoto que sempre teve uma queda por ela, mas que não conseguia expressar os seus sentimentos, o suicídio dela foi algo horrível, porém ele nunca soube o por quê dela ter feito isso.

Bem, não sabia. Isso porque ele recebeu em sua casa uma caixa de sapato com 7 fitas k7 dentro. Essas fitas foram gravadas pela Hannah, antes de ela se matar. Nessas fitas ela descreve a cascata de acontecimentos que levaram ao seu suicídio. A lista dos 13 porquês dela ter se matado. A cada lado de uma fita ela fala sobre uma pessoa. As fitas serão passadas para cada pessoa de quem Hannah fala, quando terminar de ouvir, a pessoa deve enviá-la pelo correio para o próximo da lista.

E como Clay a recebeu, isso significa que em uma daquelas fitas ela fala sobre ele. Isso significa que ele é um dos 13 porquês do suicídio dela. Ele não entende o que ele pode ter feito para afetá-la assim, mas mesmo se não houvesse a ameaça de vir a público um segundo conjunto de fitas, ele as ouviria até o fim. Pois ele precisa saber o que fez, e principalmente, ele precisa saber o porquê  de Hannah ter se matado.
E quando estragam alguma parte da vida de uma pessoa, não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não dá para ser tão preciso ou seletivo. Quando você estraga uma parte da vida de alguém, você estraga a vida inteira da pessoa.

Tudo… é afetado.
Como disse, o sofrimento de Hannah não segue os estereótipos geralmente retratados nos livros e filmes sobre bullying. Ela parece ser uma adolescente comum, uma adolescente feliz. Porém a verdade era completamente diferente, a aparente normalidade pode esconder muitas coisas, inclusive a depressão. Esse livro nos mostra justamente aquelas perguntas que citei no início. Quantas vezes ouvimos comentários engraçados sobre alguém, coisas que parecem bobeiras que não afetam ninguém? O que não sabemos é o que está acontecendo na vidas dessas pessoas, o que está passando na cabeça delas. 
E todo mundo sabe que é impossível desmentir um boato.
Todas as nossas ações afetam aqueles que estão a nossa volta. Mesmo a coisa mais simples e idiota pode ter um impacto devastador em alguém que já está sofrendo, criando aquilo que Hannah chamou de efeito bola de neve. Uma pequena tristeza não nos afeta, mas quando ela é acompanhada de diversas outras, nossa felicidade vai desaparecendo, até não restar mais nada.

Os 13 porquês segue duas narrativas simultâneas, enquanto ouvimos as gravações de Hannah, nós também acompanhamos o que está acontecendo com Clay, e seguimos sua narração em primeira pessoa, vivenciando seus pensamentos e emoções com as revelações de Hannah.
A linha narrativa segue um quê de mistério, pois não sabemos quem está na fita ou porquê. Não sabemos o que Clay fez para estar ali, e em qual momento ele aparecerá. E essa necessidade de descobrir os 13 porquês, de descobrir a vida de Hannah, faz com que viremos uma página após a outra, de forma tão rápida que esse livro acaba rapidamente. Os capítulos são separados de acordo com as gravações, cada capítulo é um lado da fita, um nome e um porquê, o que faz como que a leitura se torne ainda mais rápida. E por diversas vezes ele encherá seus olhos de lágrimas.

Eu dei 5 estrelas para o livro e o favoritei. Sem dúvidas, esse livro deveria ser de leitura obrigatória nas escolas, pois nunca vi o livro tão pertinente para tratar sobre bullying e suicídio. Creio que todos os adolescentes deveriam ler esse livro, pois quando você chega ao final dele, não há como não começar a pensar duas vezes sobre o impacto que você está tendo na vida das outras pessoas. Esse livro faz com que você queira ser alguém melhor, pois você começa a perceber o peso de suas palavras. Então se for para afetar a vida de alguém, que seja de uma forma positiva.
Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito.
Classificação



Sobre o autor


Jay Asher é um escritor americano contemporâneo de romances adolescentes.
Ele nasceu em Arcadia, Califórnia em 30 de Setembro de 1975. Cresceu numa família que o encorajou em todos os seus hobbies, de tocar guitarra à escrever histórias.











55 comentários:

  1. cara Patricia, realmente é incrível a conexão que tenho com livros desta natureza. também sofri alguns bullyings na escola e isso me marcou pra sempre, então este me é um tema muito caro, leio com atenção e sofro pelos personagens.
    recentemente li o livro "a playlist de hayden", também sobre o suicídio de um jovem por causa das brincadeiras abusivas e pela impossibilidade de defesa.
    é livro indispensável sim, todos os que tocam na questão e este em especial. você deu 5 estrelas e favoritou, então ele já me é leitura obrigatória. adorei a resenha, impecável, li e reli. ótima dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses livros deveriam ser obrigatórios nas escolas, dessa forma os adolescente desenvolveriam empatia, tão em falta no nosso mundo.
      bjs.

      Excluir
  2. Esse livro ♥
    Fiquei sem chão quando terminei de ler, porque se a gente for analisar isso poderia acontecer com qualquer um ao nosso redor inclusive com a gente mesmo. Foi uma leitura impactante para mi, se tornou meu favorito também.
    Beijos,
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim também, o livro é muito mais do que excelente!
      bjs.

      Excluir
  3. Sempre quis ler esse livro, gosto de autores que sabem explorar o bulliyng de uma forma que nos fazem refletir.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é dos melhores que ja li sobre esse tema, sem dúvidas você irá amar.
      bjs.

      Excluir
  4. Oi. Eu conheço o livro, quando vi o lançamento, fiquei muito empolgada com o título, a capa também achei fabulosa, mas ao lê-lo, quer dizer, tentar ler, vi que não sou o público alvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo eu não sendo o público alvo, eu me emocionei bastante. Mas as pessoas reagem de forma diferente ao ler um livro, super normal.

      bjs.

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu tenho muita curiosidade de ler esse livro, já vi vários comentários positivos sobre ele. Gosto dessa temática nas histórias porque nos fazem refletir em como agimos e como isso pode prejudicar aqueles que nos cercam.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ótimos mesmo. Se mais gente lesse esses livros, quem sabe o mundo não seria um lugar melhor?
      bjs.

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu já peguei esse livro para ler, mas era emprestado e talvez isso me fez travar na leitura e não conseguir realizar a leitura toda, mas eu gostei muito até onde li, achei a história muito boa e a mensagens super importante.

    Ótima resenha.

    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como você faz para aguentar a curiosidade, eu não consegui largar o livro!
      Bjs.

      Excluir
  7. Oie,

    Eu tenho uma curiosidade imensa de ler esse livro, minha amiga também, e com toda certeza quando eu tiver a oportunidade de lê-lo com certeza irei fazer. E vejo muitos elogios sobre ele. Não vejo porque de eu não ir atrás dele.


    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um livro difícil de encontrar, mas acho que agora estão enchendo os estoques novamente hahaha.
      bjs.

      Excluir
  8. Oiie Patrícia,

    Não vejo a hora de poer ler esse livro, estou mega curiosa para conhecer esses 13 Porquês, ainda mais por trazer um tema tão discutido e importante como o bulling.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele atenderá todas as suas expectativas, é um livro excelente.
      Bjs.

      Excluir
  9. Oi Patrícia,
    Só ouço elogios à esse livro e depois de ler sua resenha finalmente irei tomar vergonha e irei adicioná-lo aos desejos.
    Amooo livros que falem sobre bullying e já li alguns, mas esse nunca tinha chamado minha atenção até o momento.
    Fiquei aqui morrendo de vontade de saber mais sobre os motivos ditos nas fitas.
    A gente nunca sabe o que uma pessoa enfrenta até ver com os olhos dela.
    Parece ser uma narrativa incrível :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é maravilhoso, não tem como não amar! Você não irá se arrepender!
      bjs.

      Excluir
  10. Esse livro está na minha listinha há tempos! Com a sua resenha só fiquei mais empolgada ainda, porque gente, eu reciso ler e deixar essa preguiça de lado. Haha Ele tem uma premissa que me agrada muito, a superação do bullying, essa coisa toda. ESpero ler ano que vem haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é curto, então pode jogar a preguiça para o lado mesmo!
      bjs.

      Excluir
  11. Patrícia, o livro não faz meu estilo de leitura.
    Mas achei a história bem bacana e talvez se ganhasse dava uma chance.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance, acho que você iria se surpreender.
      bjs.

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Quero ler esse livro há muito tempo, mas nunca acho ele para comprar. Acho que vou acabar lendo em PDF. Sua resenha me deixou ainda mais empolgada com a leitura, o tema tratado no livro me agrada muito e espero ter a oportunidade de ler.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, uma amiga e eu sofremos também. Até que finalmente a minha amiga encontrou na saraiva online e me deu de presente. Persista na busca porque ele vale a pena ter o físico, até porque ele vem com um mapa para você se localizar conforme vai "ouvindo" as fitas.

      bjs.

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Quero ler esse livro há muito tempo, mas nunca acho ele para comprar. Acho que vou acabar lendo em PDF. Sua resenha me deixou ainda mais empolgada com a leitura, o tema tratado no livro me agrada muito e espero ter a oportunidade de ler.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, uma amiga e eu sofremos também. Até que finalmente a minha amiga encontrou na saraiva online e me deu de presente. Persista na busca porque ele vale a pena ter o físico, até porque ele vem com um mapa para você se localizar conforme vai "ouvindo" as fitas.

      bjs.

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?

    Sempre quis ler esse livro. Até comecei, mas estava lendo pelo celular, e me cansou muito, porque prefiro os livros físicos. Mas pretendo algum dia comprá-lo, e assim, conseguir concluir a leitura, já que estava gostando bastante. Não tem como largar, a curiosidade fala mais alto!

    Beijinhos,
    Pizza and Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas gente, não sei como aguenta não descobrir o final! Eu não consigo!
      bjs.

      Excluir
  15. Ola..
    Adorei sua resenha, tenho muita vontade de ler esse livro, as vezes de ler estórias mais densas, como descobrir o por que de alguém se suicidar e atraves das fitas deixadas por hannah tentar entender..
    Essa capa é demais..
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava vendo as capas internacionais e a da edição brasileira é a mais linda. Essa estória é bem pesada, mas super importante.
      Bjs.

      Excluir
  16. Apesar de já ter lido muitos livros com o suicídio como tema principal eu sempre estou á procura de novas indicações, pois adoro. Comecei a ler esse livro um tempo atrás, mas acabei parando e até hoje não dei continuidade. Provavelmente não estava no momento certo para lê-lo, por isso darei uma segunda chance.
    Gostei da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Sempre que leio uma resenha desse livro me pergunto porque ainda não o li. Ele está na minha listinha de desejados já tem um tempinho mais nunca que consigo compra-lo. Concordo com você seria maravilhoso se esse livro fosse lido nas escolas, acho que seria um ótimo trabalho entre os adolescentes que estão cada dia não se importando com a dor dos colegas, a zoação é melhor do que ter um amigo ali do seu lado, é melhor ofender do que dar amor. Ser popular e essas coisas de escola. Eles não sabem como podem afetar uma pessoa com uma simples palavra. Espero ler esse livro esse ano, pois já passou da hora rs' parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, o livro é maravilhoso demais, todos deveriam ler. E ao que parece vem um seriado da Netflix por aí.
      bjs.

      Excluir
  18. Nossa!
    Eu sempre tive curiosidade de ler o livro, mas ainda não tinha visto ou não me lembro de ter visto a resenha dele. Gostei mais ainda e estou muito curiosa mesmo para ler.
    Obrigada pela dica
    Beijos
    Viviana
    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Se não me engano eu só tenho mesmo o ebook do livro
    Espero poder ler em uma hora oportuna, porque trata de um tema bem delicado.
    Mas tenho visto tantos comentários bons dele que estou até curiosa viu?
    Espero poder gostar bastante da leitura. =] Sua resenha ficou ótima e muito bem explicada

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-na-mala-do-imigrante.html

    ResponderExcluir
  21. Olá... tudo bem???
    Bom não tenho pretensão de ler o livro, mas achei o enredo bem interessante e sim temáticas como essas devem sim entrar em listas de livros para se ler nas escolas, eu tenho pesquisado bastante sobre o assunto para a minha filha, quero que ela tente conhecer os dois lados da moeda de que pratica e de quem recebe... nenhum dos lados estão certos, nem quem faz e nem que recebe e isso me entristece porque cada vez mais isso aumenta em uma proporção assustadora em qualquer convívio social, desde escola, na rua mesmo, no trabalho e em forma de "brincadeiras". Eu curti muito a sua resenha ela ficou bem escrita e retratou exatamente o que sentiu durante a leitura, parabéns... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E já fica a sugestão de livro para dar para a sua filha.
      bjs.

      Excluir
  22. Oi, realmente esse livro deveria ser lido por todos... Adorei a leitura. E posso falar por experiência própria, pois sofri bullying no colégio... Enfim, parabéns pela resenha. Beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais gente ler, melhor o mundo ficará. É preciso ensinar aos adolescente a se colocarem no lugar dos outros.
      bjs.

      Excluir
  23. Patrícia, eu não li este livro, e mesmo que não pretenda lê-lo (apesar da sua resenha ótima), reconheço seu valor. Se eu estivesse em outro momento da vida, eu certamente não pensaria duas vezes antes de comprá-lo. Mas agora eu já não me interesso tanto por livros mais adolescentes... Quando o caso é esse, prefiro ficar com os filmes.
    Beijo grande, e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro vai virar seriado na Netflix, então aproveita.
      bjs.

      Excluir
  24. Eu não tenho palavras para descrever esse livro, ele é estupendo.... e o melhor é cunho sociológico que ele desempenha, é um livro que todos deveriam ler.

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Realmente esse livro é lindo, e concordo com você quando diz que deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas, pois tem muito a ensinar a todas as idades.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para muitos adolescentes… e muitos adultos também!
      Bjs.

      Excluir
  26. Oi Patrícia!
    Sou louca para ler esse livro, e sua resenha conseguiu aumentar ainda mais minha vontade. Sou professora e vejo de muito perto o mal que o bullying faz às crianças e adolescentes e acredito que livros assim são capazes de tocar e esclarecer os que praticam e fortalecer os que sofrem com isso.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, e esse livro trata dessa assunto tão polêmico de forma simples, de forma que faz com que nos identifiquemos facilmente com a vítima.
      bjs.

      Excluir
  27. oi, tudo bem?
    estou me preparando psicologicamente para ler esse livro. Ele parece ser incrível mesmo, denso e reflexivo. Tenho muita curiosidade para saber o que levou a protagonista a esse extremo, e como Clay participou disso, mesmo que indiretamente.
    ótima resenha, e espero curtir a leitura tanto quanto você
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você irá, ainda não conheci ninguém que não tenha amado esse livro.
      bjs,

      Excluir
  28. Oie, tudo bom?
    Esse livro é realmente famoso na blogosfera e tem uma história bastante desafiadora. Ultimamente tem sido lançados muitos livros sobre o assunto, mas esse parece ter seu diferencial por mostrar a importância de cada pessoa na vida do outro. A parte das fitas também é diferente e espero ler o livro um dia.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fitas ajudam para que a estória se desenrole ainda mais rápido.
      bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor