terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Resenha: Golem e o Gênio - Uma Fábula Eterna - de Helene Wecker

GOLEM & O GÊNIO
Uma Fábula Eterna
Helene Wecker
Editora DarkSide


Sinopse: Os confrontos e as barreiras vividas por duas culturas tão próximas, ainda que aparentemente opostas. Em Golem e o Gênio, premiado romance fantástico que a DarkSide® Books traz ao Brasil em 2015, o leitor se transporta à Nova York da virada do século XX, em uma viagem fascinante através das culturas árabe e judaica. Seus guias serão poderosos seres mitológicos.


Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás. Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes, Ahmad e Chava se tornam improváveis amigos e companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. Mas uma poderosa ameaça vai reuni-los novamente, colocando em risco suas existências e obrigando-os a fazer uma escolha definitiva.


Resenha

Como o próprio título diz, esse livro é como uma fábula, que narra a estória de uma Golem e de um Djim, que graças à caminhos tortuosos do destino acabam em Nova York, em 1899. A Golem foi criada para ser a esposa de um judeu de caráter duvidoso por um outro judeu, sem dúvidas, sem nenhum caráter. A jornada da Golem se inicia no porão de um navio, onde desperta, a princípio para seguir as ordens de seu mestre. Mas logo de início seu destino já sofre uma drástica guinada, quando seu mestre morre, a deixando livre para enfrentar um mundo que desconhece completamente. E é assim que ela chega a Nova York.

Já o Djim, ele não se lembra exatamente como chegou a Nova York, pois foi carregado dentro da lâmpada, onde ficou aprisionado por mil anos. E ele iria continuar eternamente lá dentro, se não fosse pelo fato do artefato ter sido enviado para uma latoaria para ser consertado. Acaba que o conserto finalmente o liberta de sua prisão. Ele porém acorda sem memórias de como acabou aprisionado e de quem o aprisionou. E como se tudo isso não fosse suficiente, ele acorda em uma terra estranha, tão diferente de seu amado deserto, mil anos a frente de sua lembrança, sem nem ao menos saber o que aconteceu com os seus semelhantes e tão pouco saber como se libertar. Por ser um espírito livre, feito de fogo, o fato de estar aprisionado em uma forma humana é a maior tortura ao qual possa ser submetido.

Ambos personagens, embora com muitas semelhanças, são muito diferentes um do outro. Enquanto a Golem deseja ter um mestre que a comande e lhe dê paz, o Djim não suporta sequer a ideia de se submeter à alguém. E no meio da busca de ambos por um lugar em uma cidade gigante e tão solitária para eles, eles acabam se encontrando. E desse encontro surge uma ligação que até então eles não tinham conseguido com os humanos com quem conviviam. Uma ligação baseada em suas semelhanças, e também em suas diferenças.

E seguindo os passos deles, e de outros personagens, nós somos conduzidos por histórias de uma cidade constituída de imigrantes. Fazemos uma verdadeira viagem no tempo, nos envolvemos nessa linda fábula e vamos descobrindo aos pouco todos os desdobramentos de várias vidas. Conhecemos mais sobre duas culturas tão diferentes, mas que conviviam lado a lado. Descobrimos mais sobre suas religiões, mitologia, culinária, costumes, etc.

A narrativa desse livro é fluida, porém não tem um ritmo de leitura acelerado. Como um conto, a estória segue um ritmo envolvente, nem muito rápido, nem muito devagar. Simplesmente perfeito. A narrativa segue não somente os dois personagens principais, como também vários outros, nos permitindo uma visão muito mais ampla de tudo que ocorre. E a estória não se atem ao ano de 1899, pois por várias vezes somos levados aos eventos de mil anos antes, que ocasionaram na prisão do Djim, eventos esses que ele não se recorda. A Golem e o Djim são personagens que nos conquistam facilmente, o que torna o livro ainda mais especial. Eu dei 5 estrelas para ele e o favoritei. E devo complementar que sempre é um imenso prazer ler um livro que não seja em série.

Agora vamos falar da edição do livro. Por ser da DarkSide, acho que todos já devem saber que se trata de uma obra prima. Capa dura, arte gráfica divina, acabamento perfeito nos mínimos detalhes. Mais uma vez devemos ovacionar a DarkSide por nós proporcionar livros com uma qualidade incomparável. Mais um lindo exemplar na minha coleção DarkSide.

Classificação


Sobre a autora

HELENE WECKER cresceu em Libertyville, Illinois, uma pequena cidade ao norte de Chicago. Graduou-se em Inglês pela Carleton College, em Minnesota. Trabalhou com marketing e comunicação e Minneapolis e Seattle antes de se dedicar à ficção, sua primeira paixão. Em seguida, mudou-se para Nova York, onde cursou o mestrado em Ficção na Columbia University. Vive em São Francisco com o marido e a filha. "Golem e o Gênio" é o seu premiado romance de estreia.








30 comentários:

  1. cara Patricia, Darkside é sinônimo de capricho, luxo e mais ainda, de leituras inesquecíveis. sou fã de carteirinha desta editora que nos brinca com um catálogo pra lá de apetitoso.
    vc fez serviço completo, deu nota 5 e favoritou, então este não é um livro qualquer. claro que me chama a atenção qualquer lançamento da Darkside, mas este em especial me fazia voltar a todo momento para ler a sinopse. e ainda assim eu não tinha uma ideia clara do que o livro seria. agora vc bagunçou meu orçamento, lá vou eu novamente reservar uma graninha para este livro. culpa toda sua!!!

    ResponderExcluir
  2. Oie Patrícia,

    Os livros da DarkSide são lindos, não tive a chance de ter nenhum ainda, espero ter vários hahahah. Em relação ao livro com essa capa com certeza o livro já merece ser lido, com esse enredo de uma Golen e um Djim se aventurando em Nova York deve ser encantadora. E histórias que nos mostram o presente e o passado sempre me conquistam, eu amo o passado hahahhah então com certeza vou amar esse livro.

    Bjs
    Mayla

    http://lendocomamay.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estória é totalmente encantadora, e é claro que sendo um livro da DarkSide sempre ajuda também.
      bjs.

      Excluir
  3. não vamos julgar um livro pela editora, mas quando vi de qual se tratava me atentei e me ajeitei aqui na cadeira pra ler essa resenha, simplesmente adorei, adoro quando há essa viajem pelas épocas, adoro muito toda essa ambientação que você descreveu! <3
    http://literafeto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da DarkSide eu compro de olhos fechados, sem nem ao menos ler a sinopse. É garantia de uma estória fantásticas e de um trabalho mais do que bem feito.

      Bjs.

      Excluir
  4. Oiiie,

    Se eu te disser que nunca li nada da DarkSide?! Sou um pouco medrosa, e todos da editora é meio que terro né? rs Apesar de achar as capas lindíssimas. Sabe, eu não gosto muito de livros que tenha passado e presente se intercalando, eu me perco totalmente, então literalmente deixo passar essa dica.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todos são terror, a editora tem excelentes livros de fantasia, inclusive este.
      bjs.

      Excluir
  5. Confesso que a capa num primeiro momento não me chamou a atenção, no entanto sua resenha até que me deu um pouquinho de vontade.

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu me apaixonei por essa capa no momento em que eu a vi. Nem sabia ainda qual era a estória, mas já sabia que eu queria o livro.
      bjs.

      Excluir
  6. Oi Patrícia, já vi esse livro em alguns blogs e já estava com vontade de lê-lo, com a sua resenha não foi diferente e com toda a certeza eu estou querendo ler ele muito! Parece ser bem do jeitinho que eu gosto e não irei me decepcionar.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há como se decepcionar mesmo, o livro é perfeito.
      bjs.

      Excluir
  7. Os livros dessa editora são muito bons! Tenho vontade ler vários livros da editora :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero ler todos, por sinal eu estou justamente tentando fazer isso, hahaha…
      bjs.

      Excluir
  8. Olá Patrícia, esse livro está na minha lista, mas ainda não o comprei por falta de grana mesmo rs. E eu nem gosto tanto de fantasia, mas não sei porque gostei da premissa e sua resenha apenas confirmou minhas impressões ao ler a sinopse. Acho que vou me programar para comprar. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é triste não poder comprar todos os livros que queremos… mas te garanto que esse valerá cada centavo.
      bjs.

      Excluir
  9. Oi Paty,
    Essa edição é maravilhosa mesmo ❤
    Porém a história não chamou minha atenção em nada.
    Essa coisa de fantasia, mitologia.
    E também os pontos que você citou como bons, não o são pra mim hahaha
    Se um livro dessa quantidade de páginas não tem um ritmo rápido eu acho que ia demorar um ano para finalizar a leitura.
    Essas indas e vindas entre presente ( da obra) e o passado dos personagens certamente iam me deixar bem perdida.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da sua resenha!!! É a primeira que leio sobre o livro e achei a premissa incrível. Mesmo não sendo de um gênero muito presente entre minhas escolhas de leitura, é sempre bom sair da zona de conforto mesmo. A Darkside arrasa mesmo! Tenho dois livros da editora e são meus xodós :D

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o espírito! Fantasias são maravilhosas, quanto mais você lê, mais você quer. E ainda por cima é um livro da DarkSide!
      bjs.

      Excluir
  11. Oii, tudo bem?
    Nossa já li e assisti muita gente falando desse livro, todos falaram que amaram muito, então eu estou tipo loucaaa para ler ele logo. Preciso de Money para comprar.
    Adorei o post.
    Bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te garanto que ele valerá cada centavo, vale a pena abrir mão de 2 livros e comprar esse aqui.
      bjs.

      Excluir
  12. Olá Paty,
    Me arrependi amargamente de não ter tentado parceria com a DarkSide, pois depois que tive o conhecimento sobre seus livros, pude admirar a beleza do trabalho deles.
    Ainda não conhecia esse lançamento, mas gostei da capa e da premissa.

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apaixonada loucamente pela editora, já li vários e tenho muitos outros aqui na fila. Por sinal, estou fazendo maratona DarkSide em janeiro. Ano passado tentamos a parceria e não conseguimos, mas somos brasileiras e não desistimos nunca!
      Bjs.

      Excluir
  13. Patrícia, que premissa boa de livro! A Darkside está com uns livros lindos, sou fã das edições apesar de não ter tido a oportunidade de ler nenhum então não sei como é o trabalho de revisão deles. Enfim, tenho vontade. Quem sabe eu não leio esse livro, faz tempo que não leio uma boa fábula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A revisão não é isenta de erros, mas geralmente parecem mais erros de digitação e não são tantos assim. Sem dúvidas já encontrei vários livros de editoras gigantes com muito mais erros.
      bjs.

      Excluir
  14. Olá Patricia!
    Tenho muita vontade de voltar a ler fábulas, embora elas sejam diferentes dos contos viu?!
    Bem, esse parece ser muito legal e não muito infantil, o que me incentiva a ler... cheguei a marcá-lo no ano passado no skoob, mas não consegui pegá-lo pra ler, deixei marcado para esse ano, quem sabe aparece um tempinho!
    bjs
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não deixe de incluí-lo na sua meta desse ano.
      bjs.

      Excluir
  15. Oieee, Patricia!
    Ganhei esse livro de uma amiga! Quero muito ler há algum tempo, mas ele é bem grandinho neh!? Fiquei feliz em ler a sua resenha e saber que a história é envolvente e que você deu cinco estrelas. Amei tambem saber que os personagens te conquistaram!! Ansiosa pela leitura!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor