segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Resenha: Cláudia Lemes - Eu vejo Kate

EU VEJO KATE
Cláudia Lemes
Editora Empíreo
Ano: 2014 / Páginas: 300
Editora: Independente

Sinopse

A jovem, porém deprimida e instável escritora Kate Dwyer mergulha numa investigação sobre um famoso assassino em série para produzir sua biografia póstuma. Ao revisitar os bárbaros homicídios conduzidos por um homem que aterrorizou sua cidade natal, Kate esbarra em segredos antigos e poderosos, que ameaçam não apenas sua sanidade, mas sua vida. Com a ajuda de um ex agente federal com mistérios próprios e métodos assustadores, ela luta para salvar-se, enquanto desconfia de todos ao seu redor. Eu Vejo Kate é uma obra policial que oferece um insight brutal e verossímil sobre a mente de assassinos em série e as pessoas que dedicam suas vidas a compreendê-los. O livro abandona mitos hollywoodianos e não suaviza por um segundo a narrativa dos pensamentos violentos e sexuais que cercam a mente humana. Sua narrativa, contada do ponto de vista do próprio serial killer morto, da escritora, e do profiler, revela peças de um quebra cabeça que quando completo, assombrará o leitor por noites e mais noites.

Resenha

Kate é escritora e seu novo livro é uma biografia de Nathan Bardel, um famoso serial killer de sua cidade, o livro será lançado próximo a data de um ano da execução dele como jogada de marketing da editora. Durante as pesquisas para o livro Kate resolve marcar um encontro com o agente do FBI que investigou o caso na época Ryan Owen, que no momento está afastado do FBI. 

De cara Kate e Ryan sentem uma forte atração um pelo outro e o romance não demora muito a acontecer.

Sem mais nem menos a editora resolve que Kate não deve mais publicar o livro e sim escrever qualquer outra estória. Ao mesmo tempo que esse acontecimento estranho por parte da editora, Kate começa a receber algumas ameaças e assassinatos do mesmo modus operandi que o falecido Norman Bardel começam a aparecer.

"O único lugar seguro para ele ficar, desde criança, era sua própria mente, dentro de suas próprias fantasias, onde tinha controle."

Bardel apesar de meu morto continua com seu espírito preso aqui na Terra e é atraído para Kate quando ela começa a escrever sua estória. Ele adoraria matá-la, mas ao mesmo tempo começa a se afeiçoar a ela, e fica muito intrigado em saber quem é o tal cara que ousa imitá-lo. Obviamente Nathan descobre quem é o assassino antes de nós leitores, mas dá apenas uma pequena dica sobre ele para o leitor.

"Eu quero contar a ela cada pequeno detalhe daquela noite. Desejo que ela saiba como o sangue jorrou da garota quando eu puxei a faca."

Todo mundo é suspeito, o leitor irá ficar criando várias teorias para conseguir desvendar o mistério, mas a autora não foi tão má de revelar apenas nas últimas páginas e gostei bastante disso. Ela divide o livro em 3 partes, na primeira somos apresentados a trama, na segunda vamos ter acontecimentos bombásticos e descobrir ao final o assassino, na terceira será a caça ao assassino e desfecho da trama.

"Ele era cem por cento são, ele sabia o que estava fazendo e tenho certeza que era capaz de sentir empatia. Não louco, ele era cruel. Há uma diferença."

A trama ficou bem amarrada, não deixou nenhuma ponta solta e também não foi nenhum pouco previsível.
Minhas Impressões

Eu vejo Kate foi um livro que me prendeu logo nas primeiras páginas, a autora usou uma narrativa em primeira pessoa narrada por três pontos de vistas, sendo um deles um serial killer já morto, trazendo um pequeno toque sobrenatural para a trama. A narrativa é bem eletrizante e é dividida em três partes, a primeira onde o leitor é apresentado a trama, a parte dois onde é a temos o grande mistério e finalmente o assassino é revelado e na última parte o desfecho onde é a caçada pelo assassino.

Algumas pequenas coisas me incomodaram na leitura, como as cenas de sexo entre os protagonistas, eu particularmente me incomodo um pouco com isso, tanto em filmes como em livros não vejo necessidade de descrever minuciosamente o ato sexual visto que o foco da estória não é esse. Senti também que a autora deveria ter explorado um pouco mais o fato de Natan (o serial Killer já falecido) estar narrando para mostrar mais a fundo a mente de um serial, senti falta de uma participação maior da parte dele, mas gostei bastante da participação do personagem na trama, foi muito interessante.

Toda a trama foi bastante envolvente e surpreendente, recomendo a leitura a todos que gostam de romance policial, mas ressalto que a autora descreve minuciosamente as cenas de estupro e assassinatos para dar um toque de realidade, por tanto se você não tem estômago para ler esse tipo de coisa, esse não é o seu livro.

Eu li o livro na versão independente e em e-book que não encontra-se mais à venda. Recentemente o livro foi publicado pela Editora Empíreo e a capa está belíssima (foto abaixo), com certeza irei adquirir esse exemplar para minha coleção.



Classificação


Sobre a autora

Foto -Claudia Sobreira Lemes

Natural de Santos (SP), Cláudia Lemes cresceu no Rio de Janeiro, na Califórnia (EUA) e no Cairo (Egito). Teve a oportunidade de conhecer dezenas de países em quatro continentes e foi essa vida cheia de aventuras, a responsável por seu fascínio pela história, mente e comportamento humano.

Cláudia começou a escrever aos 13 anos de idade. Seus primeiros leitores foram suas amigas. Desde então vem amadurecendo sua mão literária e produzindo cada vez mais, sempre movida pela paixão de dar vida às pessoas que vivem em sua mente.

Interativa e apaixonante, Cláudia investiu em si mesmo nas mídias sociais. Divulga suas obras com uma disciplina militar. E foi essa dedicação que ela a levou até a Empíreo, com quem assinou contrato em 2015. Foi a união de uma editora que deseja dar espaço às vozes que destoam do tradicional com a uma autora que tem a originalidade correndo nas veias.

13 comentários:

  1. Oi
    Não conhecia esse livro, a história parece ser muito boa e intrigante.
    Valeu a dica, vou dar uma olhada nesse livro e já coloquei ele na minha lista de compras futuras ;)
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani,
    Ameiii encontrar essa resenha por aqui.
    Esse livro está na minha lista de desejados, desde a época que era só e-book.
    Amei a capa nova e acho a sinopse incrível.
    Pela sua resenha já deu para perceber que vou amar tudoooooo
    Pena que algumas coisas não te agradaram tanto.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  3. Gente que livro é este necessitoooo, sou doida por suspense policial, colocarei com certeza na minha lista de muito desejados, e não me incomodo nem um pouco com a descrição das cenas fortes... Lerei com certeza
    Obrigada por sua ótima resenha.
    Bjin e até mais...
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiie gatona,

    Achei a sinopse desse livro incrível, e apesar de não gostar muito de suspense policial, eu fiquei com muita vontade de ler, só essa capa já enche os olhos. Adorei a sua resenha, deixou com gostinho de quero mais.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  5. Ei Danielle! Que legal, uma autora nacional com um livro tão bom sobre romance policial. Confesso que conheço POUQUISSIMOS autores nacionais com uma escrita boa desse gênero, o que muito me entristece. Eu curto esse tipo de livro e já estou indo marcá-lo no skoob!!
    bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto resenha desse livro em outro Blogs, e sempre com pontos positivos na leitura, já me interessa e sua resenha só aumentou minha curiosidade.
    Obrigada pela sua resenha.
    Bjus
    Viviana
    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Danielle, o livro parece ser muito bom para quem gosta de um suspense e investigação.
    Mas não conseguiu me chamar atenção.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha! A cada resenha que leio fico mais e mais empolgada para realizar a leitura, mas ainda não tive a oportunidade :/ Assim que puder comprarei e lerei, pois AMO o gênero e sinto que irei amar essa leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que legal esse livro! Amo histórias desse tipo e esse parece realmente interessante. Adorei a sua resenha :)

    ResponderExcluir
  10. Nossa....quando fui lendo a premissa fui ficando mega interessada. Adoro histórias de serial killer, investigação policial e achei essa super diferente pelo fato do espírito do assassino ainda estar na terra se afeiçoando por Kate. Deve dar um pouco de medo decler neh!?
    Mas gostei e muito e fico feliz de ser de autora nacional!!!!
    Um beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  11. Olá Dani,
    Gostei da capa, do enredo e da resenha, super anotada a dica. Me pareceu uma leitura gostosa de fazer. daquelas que você não quer largar o livro por nada kkkkkkk
    Parabéns pela resenha.

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, ainda mais com sua resenha. Eu também me incomodo um pouco com as cenas de sexo detalhadas demais, ainda mais se o livro não for erótico, perde muito o foco. Mas pelo que você levantou do livro, parece ter outros pontos positivos que compensam.
    A nova capa ficou linda!
    bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente não curto esse gênero, porém a história parece ser muito envolvente e o enredo parece ser daqueles que prendi !

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor