quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Resenha - Maurício Gomyde - Surpreendente

SURPREENDENTE!
Maurício Gomyde
Ano: 2015 / Páginas: 272
Editora: Intrínseca

Sinopse:

Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.

O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.


Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. 


A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Resenha

Pedro é um jovem apaixonado pela sétima arte, o cinema, e tenta espalhar para as pessoas um pouco desse amor, mas nem sempre é bem-sucedido no seu intento. Ele é responsável por um pequeno Cineclube, o último ainda existente na cidade, onde apenas meia dúzia de pessoas aparece para assistir os filmes e nunca falam nada sobre o filme. Pedro apesar de morar na parte mais privilegiada da cidade de São Paulo decidiu trabalhar periferia, em uma locadora de DVDs tentando levar um pouco mais de cultura no local, fazendo promoções e apostas com as pessoas indicando clássicos do cinema.
"Acho que o cinema, a música e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie."
Recém-formado em Áudio Visual, Pedro tem um sonho de conquistar o prêmio Cacau de Ouro, famoso prêmio do Cinema brasileiro, mas a sua inspiração não anda muito boa para fazer o filme e ele tem poucos meses para poder terminar.

Pedro tem uma doença degenerativa que o faz perder a visão aos poucos, porém a doença estacionou aos 19 anos e ele perdeu apenas a visão periférica, e mesmo assim ele não desiste da sua paixão de produzir filmes.
"Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, exergue ela ou não. Entao você não está melhor nem pior que ninguém. E lembre-se muita gente vê tudo, mas não enxerga nada."
O livro também tem um pouco de romance, Pedro se encanta com a Cristal, uma jovem que aparece no Cineclube, mas nunca fica muito tempo, vai e volta várias vezes durante a sessão, mas logo ele descobre o motivo, ela é garçonete no Cultural, local onde está localizado o Cineclube. Eles acabam se conhecendo e se encantando um pelo outro.
"A vida não é cinema. Infelizmente, ela não é sempre... Feliz! e Incrível!."
Vários acontecimentos levam Pedro a um grande choque em sua vida, desencadeando uma depressão que faz com que ele desista de seus sonhos, mas seus amigos não o deixam baixar a bola, e juntos eles pegam um carro e vão viajar para filmar tudo de interessante que encontrarem pela frente, para conseguirem fazer o filme de Pedro. Então eles seguem rumo a Goiás, visitar a avó de Pedro, pois quando ele era criança ela lhe deu olho turco para protegê-lo e disse que um dia quando chegasse a hora ela precisaria contar a ele um grande segredo e Pedro sente que é a hora de saber do que se trata, mesmo imaginando que possa ser nada demais. Então Pedro e seus amigos partem sem roteiro para tentarem conseguir um grande filme.
"Se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá válido a pena..." 
Minhas Impressões

Esse é o quarto livro que leio do autor, e ele sempre me emociona e encanta com seus personagens e com Surpreendente não foi diferente, Pedro me encantou e emocionou com sua simplicidade e sua força interior, sendo um personagem também muito humano que teve seus momentos de fraqueza e não foi apenas o mocinho perfeito.

O livro me deixou com os olhos marejados em alguns momentos, coração apertadinho, como Maurício sempre consegue fazer com seus livros, com uma narrativa simples mas ao mesmo tempo muito profunda.

O livro possui ótimas dicas de filmes e músicas para o leitor. Recomendo muito a leitura.

Classificação

Booktrailer


Sobre o autor
Maurício Gomyde é Paulista de nascimento, mas considera que a paixão pelo céu mais belo do mundo alterou seu DNA para brasiliense. Tem música no sangue, é baterista, cinco romances publicados e uma mochila cheia de histórias para contar. Começou publicando seus romances de forma independentende, após 4 romances, publicou A máquina de contar histórias pela editora Novo Conceito e atualmente publicou o livro Surpreendente pela editora Intrínseca.



20 comentários:

  1. Olá! Tenho o livro, mas ainda não o li, quero lê- lo em breve sim!
    Blog lindo. *-*
    Parabéns!
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oieee!
    Esse livro deve ser lindo ♥ Já li dois livros do Mauricio e chorei, imagino que esse irá me fazer chorar também.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Já li várias resenhas e estou doida para ler!!!
    Preciso logo comprar essa livro!
    Beijinhos
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Oiii!

    EU ainda não li esse livro, na verdade nada do autor e é um que morro de curiosidade pq só leio resenhas lindas para suas obras.
    O livro parece ser muito bem escrito e saber dessas dicas, eu me encanto mais!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. OI, tudo bem?
    Conheci o Maurício na Bienal e adorei ele, uma pessoa muito simpática. Não li nada do autor ainda e estou bem curiosa, principalmente com Surpreendente que parece ter uma história incrível.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  6. Olha eu ainda não tive a chance de ler o livro do autor, mas espero poder ler em breve, porque
    me parece ser muito bom. Todos tem comentado bem e olha que quero muito ler antes de ir para BIENAL DE SP, porque eu adorei conhecer ano passado o Mauricio. Ele é um amor de pessoa. Espero amar essa estória como eu gostei de A MAQUINA DE CONTAR HISTORIAS =] Parabéns pela sua resenha. Ficou ótima !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/cronica-vida-nao-e-como-gente-sonha-2.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A máquina de contar histórias é maravilhoso e meu preferido do autor. Bjs

      Excluir
  7. Olá!

    Eu ainda não tive o prazer de ler esse livro, mas sei da escrita maravilhosa do Mauricio, não a toa, ele será lido por portugueses, italianos e lituanos! Gostei da sua resenha e espero que esteja na próxima bienal de SP!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oee, tudo bem?
    Meu amigo é muito fã desse autor e ta me infernizando pra ler esse livro, vou ver se consigo ler nas férias hehe.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiiie,

    Já várias resenhas sobre esse livro de o quanto ele é bom, mas sabe ainda não conseguir sentir uma empatia a com ele. Mas quem sabe nesse novo ano, né? Dica anotada.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani,
    O Mauricio é um grande autor! Sou fã dele há muitos anos e é um orgulho ver esse sucesso merecido na Intrínseca.
    Não consegui ler Surpreendente ainda, mas pelo livros anteriores de Gomyde, percebo que sua escrita tem se aperfeiçoado cada vez mais. Espero que a doença de Pedro continue estagnada, perder a visão depois de ter enxergado deve ser mesmo uma coisa triste. Tua resenha está linda, deu ainda mais vontade de ler :)

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Dani, tudo bom?
    Nunca li nada do Mauricio, mas tenho muita vontade. Fiquei bem curiosa para saber mais sobre a história de Pedro; espero que a doença tenha permanecido estagnada e já estou torcendo por ele e pela Cristal. Amei sua resenha e com certeza vou ler o livro. Beijoss,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  12. Estou querendo muito ler esse livro, ainda mais depois do papo com o Maurício na bienal.
    Amei a sua resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  13. "Acho que o cinema, a música e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie."
    COMO É MESMO QUE RESPIRA?
    OI?
    HAHAHAHHAHA
    Eu quero muito ler esse livro, mas, acho que ainda não é o meu momento... Maaaaaaaaaas como tenho um tombo por nacionais... hahahaha quem sabe.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Só tive oportunidade de ler um livro do autor, que foi "Ainda não te disse nada! foi uma leitura maravilhosa e desde então venho querendo ler mais obras do autor. Esse livro me deixou curiosa e não vejo a hora de conferir mais histórias desse autor que tem tudo para me conquistar.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor