segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Resenha: Lugares Escuros - de Gillian Flynn

Lugares Escuros
Gillian Flynn
Editora Intrínseca

Sinopse: Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua.
Desde aquele dia, Libby passou a viver sem rumo. Uma vida paralisada no tempo, sem amigos, família ou trabalho. Mas, vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular. Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão? Ben era considerado um desajustado na pequena cidade em que viviam, mas ele seria mesmo capaz de matar? Existiria algum segredo por trás daqueles assassinatos?
Gillian Flynn intercala a trajetória detetivesca de Libby com flashbacks dos acontecimentos do dia dos crimes com tanta habilidade que o leitor é levado a diferentes direções. Escrito com primor, Lugares escuros não só mostra como a memória é passível de falhas, mas também evidencia as mentiras que uma criança pode contar a si mesma para superar um trauma.

Resenha

Em 1985 toda a família de Libby Day foi brutalmente assassinada. Com duas exceções, a própria Libby, a sobrevivente, e o seu irmão Ben, o assassino condenado. Pelos últimos 24 anos Libby nunca sequer considerou que o seu irmão poderia não ser o assassino, isso era uma verdade imutável. Ela inclusive foi o prego no caixão dele, pois foi o seu testemunho, de que vira o irmão matar a sua mãe e suas duas irmãs mais velhas, que o condenou de vez à prisão perpétua.

Porém não espere que a Libby seja uma personagem doce, pois isso é exatamente o contrário de qualquer coisa que ela seja. Libby é uma preguiçosa de primeira, nunca trabalhou na vida, é simplesmente incapaz de terminar qualquer coisa que comece. Desde os 18 anos ela vem vivendo com o mais de 300 mil dólares que recebeu de doações das pessoas que sentiam pena dela. Porém esse dinheiro finalmente está acabando, e agora ela se vê obrigada a conseguir dinheiro por si só. 

Por ter se sustentando a vida toda com a tragédia que aconteceu com sua família, Libby não vê problemas em continuar com esse plano. E por isso mesmo que ela acaba aceitando participar de uma reunião organizada por um clube intitulado Kill Club em troca de dinheiro. O Kill Club é formado por adultos viciados em crimes cujos culpados não foram pegos, ou eles acreditam que os culpados errados foram condenados. E nessa segunda categoria que se encaixa o massacre sofrido por sua família. Ninguém acredita que Ben é realmente culpado, e essas pessoas tentam provar isso.

E de uma hora para outra a verdade imutável de Libby vai por água baixo. Do nada ela descobre que a grande maioria das pessoas não acreditam mais que Ben seja culpado. Mas Libby não pode simplesmente sequer considerar essa possibilidade, pois isso implicaria no fato de ela ter feito o seu irmão estar preso nos últimos 24 anos por um crime que não cometeu. Mas para ela está cada vez mais difícil argumentar sobre o seu ponto de visa, pois enquanto ela passou as últimas duas décadas fugindo de qualquer coisa relacionada ao seu passado e à sua família, essas pessoas se dedicaram a encontrar todos as falhas na investigação que condenou o seu irmão.

A princípio pelo dinheiro, pelo menos é o que ela diz a si própria, Libby começa finalmente a investigar o que aconteceu naquele dia, naquela noite. Ela precisará mergulhar no seu passado e remontar toda a história de um dia que ela mal se lembrar, pois tinha apenas 7 anos. E por causa da idade que tinha, ela tem poucas opções além de conseguir localizar todas as pessoas que possam estar envolvidas.

E quanto mais ela investiga, mais ela percebe que talvez as lembranças que possuí podem ser incorretas ou imprecisas. E agora que ela começou, pela primeira vez, ela não quer parar até chegar ao fundo de tudo. Até realmente descobrir o que aconteceu. Agora resta saber o quão segura essa decisão pode se revelar.

A narrativa desse livro é super bem costurada. Intercalando o passado e o presente, nós vamos aos poucos montando o quebra-cabeça que foi o assassinato da família de Libby. No livro temos os pontos de vista da Libby nos dias atuais e do Ben e da Patty (mãe da Libby) no passado. À exemplo de Garota Exemplar, Lugares Escuros te prende do início ao fim, naquela ânsia de saber o que realmente aconteceu, de finalmente chegar ao final. A toda hora o livro te arrasta para uma teoria diferente, não permitindo que você tenha certeza sobre quem foi o assassino, sobre o que realmente aconteceu.

Sobre a edição brasileira, eu realmente não gosto de capas de livros com cartazes de filmes, então não aprovei essa capa. Mas como todos os livros da Intrínseca, a edição foi muito bem feita, embora não possua nenhuma característica singular ou especial.

Dei 5 estrelas para o livro e sem dúvidas eu o recomendo à todos. Mas um ótimo thriller publicado pela Intrínseca, que por sinal está virando referência na publicação desse gênero no Brasil.

Classificação


Sobre a autora


Gillian Flynn é jornalista e, antes de se dedicar integralmente à carreira de escritora, trabalhou por dez anos como crítica de cinema e TV para a Entertainment Weekly. Nascida na cidade de Kansas, no Missouri, e formada em jornalismo e inglês pela Universidade do Kansas, Gillian escreveu durante dois anos para uma revista de negócios na Califórnia e concluiu um mestrado em jornalismo na Northwestern University, em Chicago.






6 comentários:

  1. cara Patrícia, a cada linha de sua resenha eu ia ficando mais indignado. e no final de sua resenha eu já estava íntimo de Libby e odiando a danada. vai entender né? delícia de resenha esta sua... quero muito ler este livro, muito mesmo. só há um ponto que me incomodou um pouco, que foi o fato de Libby e o Kill Club terem se tocado. pareceu-me um pouco forçadinho. mas como "ainda" não li o livro, não sei o que os fizeram trabalhar juntos. bjos querida... sua dica já está entre meus desejados, pra ontem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa autora sempre consegue nos surpreender e até o momento amei todos os seus livros. Não tenho dúvidas que você também irá amar.
      Bjs.

      Excluir
  2. amoooo esse livro.... amo essa autora.... já leu Objetos cortantes? ??? leia logo vc vai amar também. Como não gostar da Libby? ??? adoro personagens que fogem do tipo certinho. ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi comprado e já está na fila. Ela virou a autora queridinha do meu coração, irei ler todos os livros que ela escrever.
      Bjs.

      Excluir
  3. O suspense criado pela autora em torno do que realmente aconteceu com a família da protagonista nos prendendo assim do início ao fim do livro é excelente.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, número recorde de teorias, te prendendo do início ao fim.
      Bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor