sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Resenha - Eowyn Ivey - A Menina da Neve

A MENINA DA NEVE
Eowyn Ivey
Ano: 2015 / Páginas: 352
Editora: Novo Conceito
A Menina da Neve
Sinopse

Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.

Resenha

O título e a capa desse livro já me chamaram atenção de cara, e uma amiga já tinha lido o livro em inglês me contou um pouco sobre a trama e disse ter gostado bastante da leitura, então não pude deixar de solicitar essa cortesia para nossa editora parceira Novo Conceito.

Logo que o livro chegou em minhas mãos comecei a leitura e posso dizer que a escrita da autora me conquistou logo nas primeiras páginas e sempre que tinha um tempinho livre corria para pegar o livro, mas ao mesmo tempo não queria que o livro acabasse de tão gostosa que estava sendo a leitura.

Com uma narrativa em terceira pessoa o leitor irá acompanhar na década de vinte o dia a dia de um casal de idade um pouco avançada, Jack e Mabel, que resolveram se isolar no Alasca devido não conseguirem mais lidar com a família. No passado Mabel teve um filho natimorto e desde então não pode mais engravidar e esse fato a incomoda demais. Mabel percebia que algumas pessoas da família a achavam imprestável por não poder ter filhos, algumas pessoas realmente ainda pensam assim nos dias de hoje, como se a mulher tivesse nascido apenas para dar a luz e nada mais, coitada da mulher que optar por não ter filhos, pois será crucificada por muita gente. O fato de ter de conviver com as crianças da família também deprimiam demais a Mabel.

Em uma bela noite de inverno o casal resolve fazer uma bonequinha de neve, colocaram capim amarelo simulando um cabelo loiro, luvas e um cachecol vermelho e para fazer a boca colocaram um suco de frutas dando um tom avermelhado a boca. O que aconteceu foi que no dia seguinte a boneca estava desfeita e nada de cachecol e luvas. Até então tudo bem, mas acontece que eles começam a ver uma menininha loira com o cachecol e a luva, e que os vizinhos nunca viram pelas redondezas. Seria a menininha real ou fruto da imaginação de ambos, resultado de um isolamento junto com um inverno rigoroso?

Após algumas aparições a menina começa a conversar com o casal, mas nunca fica muito tempo e não fala muito de si mesma, e eles nunca conseguem provar a existência da menina para os vizinhos. Tudo que está acontecendo com Mabel lembra demais um conto de fadas russo e isso começa a deixá-la em dúvida se realmente a menina é real ou se ela nasceu da neve criada por eles, pelo desejo de terem um filho.
“ Eles eram como crianças brincando de papai e mamãe, e Mabel estava feliz. ”
Eu me deliciei com página virada, me peguei encantada com a trama e como a Mabel cheia de dúvidas se tudo era real ou fantasia, me peguei ligada aos personagens que foram muito cativantes, principalmente a misteriosa menininha da neve, ela é encantadora.
Com o decorrer da estória já estava imaginando o final, mas mesmo assim ele me deixou de coração partido.

Recomendo demais a leitura para todos, venham se encantar com a bela estória de A Menina da Neve.


Classificação




6 comentários:

  1. Eu tô doido pra ler esse livro. Todo mundo elogia muito a narrativa dele. ❤

    ResponderExcluir
  2. Poxa...
    Fiquei mais alucinada pelo livro, também havia me encantado pela capa...
    E agora vendo a resenha e a sinopse, quero de Natal!!!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos

    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha... espere que curta tanto a leitura quanto eu curti. Bjs

      Excluir
  3. Oi Danielle,
    Meninaaa que coiidencia :O
    Estou resenhando esse livro no meu blog bem nesse momento hahahah
    E como você amei a narrativa da autora, o desenrolar da história, o mistério todo envolvendo a menina.
    MAS não gostei da guinada no final. Não só pelo coração partido, mas achei que mesmo com um toque de fantasia, a relação em determinado momento se tornou surreal de mais e não combinou em nada com as duas primeiras partes do livro.
    Adorei conhecer sua opinião, e vi que você deu 5 estrelas.
    Saudade de ler livros 5 estrelas hahaha, ando muito chata ultimamente.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  4. OI Danielle!
    Eu li as primeiras páginas do livro e amei demais o que encontrei, não sei se vou gostar do livro todo, mas pela sua resenha já tive uma ideia do que vou encontrar e sei que vou gostar bastante!! Não vejo a hora de terminar esse livro e me apaixonar também!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani.
    Estou louca por esse livro, assim como você me apaixonei em por essa capa linda e o título é curioso. Fico feliz que seja uma leitura prazerosa, pois estou cria do muitas expectativas com esse livro e espero não me decepcionar. Ótima resenha

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor