segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Resenha: Descendente - de Lesley Livingston

Descendente
Starling - Livro 2
Lesley Livingston
Editora Jangada


Sinopse: A última coisa de que Mason Starling se lembra é do trem cruzando uma ponte. Uma explosão, uma luz ofuscante, e então a escuridão. Agora ela está só, perdida em Asgard e a única maneira de voltar para casa é encontrar a Lança de Odin, uma poderosa relíquia deixada por deuses já desaparecidos. Fennrys, o Lobo, sabe tudo sobre Asgard. No passado ele esteve preso lá. E vai fazer de tudo para encontrar e trazer de volta a garota que roubou seu coração. Mesmo que isso signifique ter de descer ao traiçoeiro Mundo dos Mortos. Mas o tempo está se esgotando, e Fenn sabe algo que Mason desconhece: se ela empunhar a Lança, dará início a uma profecia terrível. E ela não apenas retornará a seu mundo. Ela o destruirá.
Resenha

O primeiro livro, Starling, terminou daquele jeito que todos amamos (#sqn). Aquele gancho lindo que nos deixa desesperados para ler o próximo livro, que para nossa sorte ainda não tinha sido publicado. Maaaasss… o desespero chega ao fim finalmente, com o lançamento do segundo livro, que a Jangada fez a gentileza de enviar como cortesia.

Nesse segundo livro a narrativa é retomada exatamente onde parou. E nós veremos tudo que aconteceu com tudo mundo. E a estória se inicia com o Fenn acordando após a explosão da ponte. Após descobrir o destino de Mason, ele resolve que irá atrás dela, em Asgard, para trazê-la de volta. E ele terá de fazer isso antes que ela encontre a lança de Odin e inicie o Ragnarök. E se ele realmente quiser impedir que o apocalipse nórdico se concretize, ele terá de se apressar nos seus planos de busca. Mas felizmente para ele, Rafe irá ajudá-lo nessa empreitada, conseguindo uma outra passagem para Asgard que não seja Bifrost, nem através da maneira mais rápida: morrendo. Mas de uma forma de outra, independente das consequências para o reino mortal, Fenn irá resgatar Mason, custe o que custar.
Era como se ela tivesse arrancado o coração dele e o levado consigo.
Enquanto isso, Mason se encontra frente a frente com a sua falecida mãe, que aparentemente não é mais somente sua mãe. Ela garante a ela que pode levá-la de volta para o reino humano, porém antes mesmo que posso acrescentar muita coisa, ambas são separadas e Mason acaba parando em uma caverna estranha, com um homem (?) em uma situação bem peculiar. 

Mas Mason não é a única a se encontrar em uma situação perigosa. Agora que os planos de Rory foram para o espaço, e com eles a ponte, Gunnar Starling não está muito satisfeito. A Bifrost não existe mais, Mason está desaparecida e Fenn provavelmente está morto. Em geral, nada parece ter dado certo. E infelizmente para Heather, ela se encontra no trem com um Gunnar nada satisfeito e o seu filho psicopata (Rory). Ao que tudo indica as chances de ela sair viva desse encontro são quase zero, ainda mais agora que Mason não está por ali. Mas mesmo estando em tamanho perigo, Heather não consegue evitar a dor que sente pela morte de Cal, e se provando uma amiga melhor do que poderíamos imaginar no início do primeiro livro, ela também está preocupada com Mason, sem saber o que diabos aconteceu com a amiga.

Conforme a estória vai desenrolando, nós vamos acompanhando os personagens, que já conhecemos no primeiro livro, em situações cada vez mais perigosas. Seja cruzando Asgard ou o reino do deus da morte egípcio, as provações que eles precisam enfrentar vão aumentando cada vez mais. Enquanto Gunnar continua utilizando toda a sua influência para causar o fim do mundo, Daria Aristachos também não poupará esforços para impedir Gunnar e impor a adoração aos seus deuses gregos para a humanidade.

Nórdicos, gregos, egípcios, romanos…. parece que Nova York está prestes a se tornar um campo de batalha mitológico, e os únicos interessados em parar com toda essa loucura são um punhados de adolescentes, estudantes de um colégio que aos poucos está deixando de ser território neutro. E a maioria desses jovens até pouco tempo atrás considerava mitologia apenas uma matéria muito chata que eles eram obrigados a ter.
E se trazer Mason Starling de volta para o reino mortal significasse que este arderia em chamas, então Fennrys, o Lobo, de muito bom grado arderia junto a ele. Junto a ela. Assim, talvez fosse amor verdadeiro. Ou talvez fosse apenas o viking fatalista que tinha dentro de si. Por ele, tudo bem, de um jeito ou de outro.
A narrativa desse segundo livro se mantém tão fluida como o primeiro. Lesley consegue facilmente explicar a coexistência de tantas mitologias. É uma verdadeira mistura de deuses e mitos pelas ruas de Nova York, e de alguma forma tudo faz sentindo. E o melhor de tudo é que a leitura não fica cansativa, mesmo com todo esse mix. Como a narrativa na maioria das vezes muda a cada capítulo, o livro acaba sendo lido rapidamente, porque você sempre necessita saber o que irá acontecer com o personagem.

Eu acabei dando 4 estrelas porque estava esperando batalhas mais grandiosas, mas ao que parece isso ficará para o próximo livro. E já aviso para você mais uma vez ir se preparando para o gancho final que vai te fazer desejar o próximo livro para ontem.

A edição do livro mais uma vez está linda, desde a capa até as páginas amareladas, sem reclamações. Seja você fã de mitologia, fantasia, romance ou aventura, sem dúvidas você irá gostar desse livro, que mistura isso e muito mais. Boa leitura e divirta-se!
Ela estava começando a se cansar daquela figura bizarra que suava termos como "catacumbas", "selos mágicos", "runas" e "câmaras" e falava da escola como se fosse a maldita escola de magia de Hogwarts.

Sobre a autora

Lesley Livingston, escritora e atriz, tem mestrado em inglês pela Universidade de Toronto, onde se especializou em literatura arturiana e Shakespeare. É a autora da saga Wondrous Strange, que recebeu o Prêmio de Livro para Jovens Adultos da Canadian Librarian Association e foi nomeada "White Pine Honor Book". Leslie mora em Toronto, Canadá.









6 comentários:

  1. Olá Patrícia!

    Eu não li os anteriores, e para falar a verdade eu não tenho muito interesse nesse livro, mas eu preciso confessar que compraria fácil pela capa!!

    Ótima resenha!

    Bjus!
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler essa série, parece ser muito boa. Louca para ver sua resenha sobre o desfecho. Bjs

    ResponderExcluir
  3. cara Patrícia, após sua resenha corri pra saber um pouco mais desta autora. então, ainda há mais um livro da série starling. sendo que a autora ainda possui mais duas sagas: "wondrous strange" e "never". não sei se elas se tocam em algum momento. apesar da resenha super apetitosa, vou aguardar um pouco mais o lançamento do terceiro livro. dedos cruzados aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua posição, é sempre bom devorar os livros em sequência.
      bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor