segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Resenha: Brochadas - de Jacques Fux

BROCHADAS
Jacques Fux
Editora Rocco

Sinopse: “Tudo aqui é verdade, exceto o que não invento”, adverte Jacques Fux, em forma de epígrafe, em Brochadas. Em sua estreia na Rocco, o autor mineiro, ganhador do Prêmio São Paulo por seu primeiro romance, Antiterapias, mistura as fronteiras entre ficção e realidade para narrar uma “Ilíada da impotência”, remontando ao passado da humanidade e a suas próprias origens em busca de respostas culturais, biológicas, místicas, artísticas e etimológicas para o funcionamento ilógico do pênis. Ao lado da erudição, caminha um humor judaico surpreendente, que perpassa toda a narrativa, costurada pelas lembranças dos amores passados do protagonista e pelos e-mails trocados com suas ex-namoradas. Um romance original que joga com os conceitos de metalinguagem e autoficção e tece uma análise irônica do “eu” na literatura.

Resenha

Brochadas trata do maior inimigo de qualquer homem, bem…, as brochadas. Nesse livro o autor, Jacques, escreve sobre si mesmo, ou pelo menos diz escrever sobre si mesmo. A ideia é deixar o leitor em dúvida sobre se as histórias narradas são de fato verídicas ou pura ficção, eu aposto a segunda opção.

Uma brochada não é apenas um problema médico / psicológico, nesse livro o autor leva a brochada a um novo patamar, chegando até mesmo a ser um problema histórico. Isso mesmo, histórico. Jacques reconta diversos fatos históricos sob uma visão um pouco mais brochantes. E o mesmo vale para as personalidades históricas, nem mesmo Hitler e Napoleão conseguiram fugir das piadas sobre sua capacidade erétil. Essas passagens são muito engraças e particularmente foram as minhas favoritas do livro. Me lembrou as históricas contadas pelo Barney Stinson.

Porém o livro não fica restrito a essa releitura da nossa história, se lembra que eu disse sobre confundir o leitor sobre a veracidade do que é narrado? Então, Jacques nos conta o seu próprio histórico de brochadas ao longo dos anos, com suas muitas namoradas. E após a narração de cada história nos é apresentado um email que Jacques teria enviado para as suas ex-namoradas com o capitulo do novo livro relativo à elas. E em seguida nós podemos ler também as supostas respostas. Eu realmente não consegui acreditar na veracidade de tais histórias, para mim não passa de ficção, mas você precisará ler para chegar as suas próprias conclusões.
Por que logo comigo? Por que não consigo controlar algo tão próximo, tão pequeno e tão simples.
O motivo pelo qual considerei as passagens recontando fatos históricos mais interessantes foi porque algo não me agradou na narração das brochadas do autor. Por diversas vezes, durante essas narrações, senti um tom machista na apresentação de suas exs, e principalmente nas justificações pelas brochadas. Na maioria dos casos, o autor tenta jogar a culpa sobre as mulheres, sempre vendo nelas a razão por trás das brochadas. 

Com uma linguagem e uma abordagem mais voltada para o público masculino, creio que uma mulher não conseguiria aproveitar plenamente essa leitura. Ou talvez consiga, afinal, quem sou eu para saber o que todas as mulheres do mundo gostam?

O leitor deve manter em mente que esse é um livro de humor, com um tom mais seco do que geralmente temos aqui no Brasil. Sem dúvidas é um ótimo livro, com uma narrativa fluida que te permite ler por períodos longos, sem se tornar cansativo. A edição do livro é simples, porém bem feita. Algo curioso é que existe um subtítulo na capa do livro e que a princípio eu não tinha visto. Somente com os livros em mão eu pude perceber que havia a frase "Confissões sexuais de um jovem escritor". Ficou bem interessante.

Acabei dando 4 estrelas para o livro, pois por mais que tenha gostado do humor do mesmo, suas justificativas pelas brochadas me soaram como desculpas esfarrapas. Por sinal, ele inicia o livro justamente brincando com as desculpas normalmente utilizadas para justificas as brochadas. Recomendo o livro a todos que queiram ler um livro com humor ou que estejam passando por essa terrível provação que é uma brochada.
Ao encontrarmos o nosso imaginário de alguma forma concretizado na ficção, somos capazes de perceber essa existência fora de nós, o que não é possível de nenhum outro modo. Só na literatura.

Adicione esse livro no Skoob: Brochadas

Sobre o autor

Jacques Fux nasceu em Belo Horizonte em 1977. Com profícua vida acadêmica, Jacques é graduado em matemática e mestre em ciência da computação pela UFMG, doutor e pós-doutor em literatura pela UFMG, pela Universidade de Lille 3 (França) e pela Unicamp, além de pesquisador visitante na Universidade de Harvard. Sua tese de doutorado Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o OULIPO (Tradição Planalto, 2011) recebeu em 2011 o Prêmio CAPES de melhor tese de Letras/Linguística do Brasil. Antiterapias (Scriptum, 2012), seu romance de estreia, venceu o Prêmio São Paulo de Literatura 2013 e o manuscrito do próximo livro, Brochadas: confissões sexuais de um jovem escritor (Rocco, 2015, prelo), recebeu Menção Honrosa no Prêmio Cidade de Belo Horizonte.



4 comentários:

  1. cara Patrícia, um livro assim é daqueles para machista pegar escondido e misturar com uma dúzia de outros livros antes de comprar, rs. senti que você ficou um pouco incomodada, mas como Fux mesmo diz: “Tudo aqui é verdade, exceto o que não invento”. e se é assim mesmo, melhor gargalhar e levar tudo na esportiva, já que a vida nem sempre deve ser levada a sério. adorei a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você deve levar na esportiva mesmo, porém senti que o toque machista acabou deixando o livro repetitivo.
      Mas sem dúvidas vale a leitura e as risadas.
      Bjs.

      Excluir
  2. Parabéns! Amei a resenha! Esse livro é muito bom, e o humor, como você mesmo disse, é um humor diferente dos que estamos acostumados aqui no Brasil. =)

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor