sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Resenha: Eu fico loko - de Christian Figueiredo de Caldas - Novas Páginas/Novo Conceito


EU FICO LOKO
Christian Figueiredo de Caldas
Novas Páginas/Novo Conceito

Sinopse: Tô de volta, meus lokões e lokonas! Pra deixar vocês ainda mais ligados nas minhas aventuras!Como todo adolescente, eu já aprontei bastante e sobrevivi a muitos sentimentos. Alguns deles eu descrevo nos vídeos do canal EU FICO LOKO, onde tem uma galera que me acompanha. Outros, guardo para estes encontros especiais que tenho com vocês, através dos meus livros.
Viagens, escola, festas, namoros, amigos, família, Copa do Mundo... cada um desses assuntos traz ótimas recordações. E muitos segredinhos, também.
Se você gostou das histórias do meu primeiro livro, vai ficar ainda mais ligado nas situações que reservei para esta continuação! Ou, como eu adoro dizer, “As histórias que tive medo de contar” no último livro.
Ficou curioso? Então chega mais!

RESENHA: 

Eu sou suspeita pra falar do autor desta obra, já que sou uma de suas fãs de carteirinha, claro que não sou de tietar, gritar e surtar. Vejam bem a minha cara, não tenho idade pra essas coisas. *risos :)

Mas, ainda assim sou admiradora do trabalho desse rapaz que com seu jeito matreiro e divertido, me chamou a atenção. Sou do tipo que passa horas assistindo vídeos no Youtube como forma de entretenimento e foi lá que conheci Christian Figueiredo, O Lokão para os mais íntimos, ou seja, para seus fãs e amigos.

Digamos que 90% de seu publico são composto de adolescentes e jovens adultos, mas, em um de seus vídeos, Christian ficou surpreso que algumas pessoas mais maduras assistam seus vídeos. Devo me enquadrar nesse grupo, sou a tia lokona, fã do lokão do Youtube. ^^ 

Foi no ano de 2014 que Christian realizou seu sonho de infância, escrever um livro. Desde menino arriscava-se a escrever diversas historias do seu cotidiano, situações engraçadas, confusões e aprendizados. Nasce EU FICO LOKO, o livro que tem como título o nome de seu canal, foi publicado pela Editora Novas Páginas, selo da Editora Novo Conceito.

Em EU FICO LOKO Christian nos conta em 160 páginas como tornou-se um dos maiores e mais conhecidos Youtubers do Brasil, mas não de uma maneira cansativa e sim de forma divertida, através de causos muito engraçados. O fato é que o livro bombou nas vendas em todo o país, o sucesso foi tão grande que Christian foi convidado pra repetir a dose em 2015.

E foi na Bienal do Livro RJ em 2015 que nasceu EU FICO LOKO 2 - As histórias que tive medo de contar, devo ressaltar que foi invertido a premissa do primeiro livro, "Ele transformou o papel em vídeo", pois a sensação que temos ao ler sua obra é de que estamos assistindo seus vídeos em papel! (Estranho isso, não?). 

Nesse livro, como já diz o próprio subtitulo, Christian conta os causos que ele omitiu no primeiro livro por diversas razões: Vergonha de expor situações que foram embaraçosas, receio de expor seus amigos, fatos mais sérios que envolvia preconceito, drogas e violência doméstica. Claro que ele teve todo um cuidado de não revelar nomes pra não causar desconforto em ninguém, mas dessa vez, Christian não deixou nada pra trás. Ou deixou? Teremos mais um livro?

Ele nos narra como viveu uma linda aventura romântica e conheceu a primeira menina por quem se apaixonou, tipo , "amor a primeira vista", nos conta uma surpreendente façanha de invasão de uma casa abandonada com um desfecho hilário! E também como se safou de um motorista mafioso aqui no Rio de Janeiro. Tem também uma historia que envolve drogas e suas consequências. Enfim, diversos causos ora engraçados e ora preocupantes, se questionado com o "E se..." que nos faz pensar dos riscos que ele e sua turma correram .

Antes que vocês comecem a surtar já respondo a pergunta que ficou no ar: Não, Christian Figueiredo não é usuário de drogas. Leiam e entenderão o que quis dizer. Ok?

O que achei legal no livro é que ao encerrar cada conto, Christian nos faz refletir que nossas escolhas pode mudar nossa vida e a vida alheia, mostra claramente as consequências de uma escolha errada. Como uma demonstração do que é certo e errado, um ensinamento para seus fãs adolescentes. O fato é que ele é tão jovem quanto os seus fãs , mas ja carrega a responsabilidade muito grande de incentivar seu publico a serem pessoas boas e ter atitudes igualmente boas sem deixar de ser divertidos e Jovens!!! 
O seu trabalho como Youtuber é apreciado por mais de 3,5 milhões de inscritos e os muitos adolescentes se inspiram em Christian Figueiredo, ele é como um porta voz para a nova geração, a mesma geração que se espelham nas atitudes de Christian, e que de um dia para o outro passaram a criar canais para assim expressarem através de videos o que tem de melhor dentro de si. Por isso reforço que ele já novo carrega um grande peso nas costas, uma tarefa árdua, mas, que tem cumprido com afinco e muito bom humor.

Logo nas primeiras páginas temos o prefácio escrito por seu pai, uma homenagem emocionada de um homem que tem orgulho do resultado de sua criação, da educação que deu ao seu filho. Ele fala dos primeiros passos de Christian como produtor de vídeos amadores, das loucuras infantis que muitas vezes alegrava toda a casa. Foi emocionante ver o quão esse pai transborda de amor por seu filho. Lindo demais.

O Trabalho técnico do livro afirmo que a Editora está de parabéns pelo capricho e cuidado. A capa tem tudo a ver com Christian, tem sua essência, suas lokuras. No interior a gente se surpreende positivamente com a parte interna da capa onde no lugar da costumeira capa branca encontramos um mural de fotos do autor, tanto dele em sua infância, como em tempos atuais. Do mesmo jeito que ao folhear as páginas somos surpreendidos por diversas fotos dele, familiares e amigos, e ainda alguns desenhos simbolizando algumas situações vividas na história contada. As fontes, sim "AS" pois, o livro tem diversas fontes e diversos tamanhos pra deixar tudo bem alegre, bem jeito Christian de ser!

No geral, sei que esse livro será MUITO apreciado pelos fãs de Christian, mas arrisco dizer que os curiosos com sede de diversão também irão gostar.

Pronta para o terceiro volume!!

CONFIRA A VÍDEO RESENHA





2 comentários:

  1. Christian Figueiredo é um idolo. vejo muitas meninas aqui se descabelando por ele hehehe. mas ele é d+ bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie, Ni!

    Os livros do Christian não me chamam muito a atenção. Fico feliz por ele ter realizado o sonho de escrever um livro, ou seja, dois! A sua resenha ficou muito boa! Mas é um livro que eu irei demorar para ler!

    Beijão!
    http://maisumpracolecao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor