sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Resenha: A Escolha do Coração - Amanda Brooke

A ESCOLHA DO CORAÇÃO
Autora: Amanda Brooke
Editora: Novo Conceito
Nº de Páginas: 336
a-escolha-do-coracao_1.jpg.1000x1353_q85_crop


Sinopse: 
Recém-casados, Holly e Tom se mudam para uma casa grande e confortável, onde ela espera esquecer de vez os fantasmas de sua infância problemática. O destino, contudo, lhe preparou uma surpresa, que se revela depois que Holly encontra um relógio lunar enterrado no jardim. O relógio oferece a imagem de um futuro que é ao mesmo tempo animador e preocupante: a visão de um lindo bebê nos braços de Tom… mas Holly, estranhamente, não aparece na visão. Em pânico diante da previsão, ela teme que um dia precise fazer uma escolha terrível: dar um filho ao marido, sacrificando sua própria vida… ou salvar-se e se esquecer para sempre da filha não nascida – a quem Holly já aprendeu a amar.

Resenha

Holly Corrigan teve uma infância muito difícil, pois foi fruto de uma gravidez indesejada e seus pais sempre foram negligentes em relação à ela; sua mãe por sua vez a tratava com muita ignorância e era até perversa com a própria filha. Seu pai era totalmente ausente e a ignorava completamente. Até que aos 8 anos a mãe de Holly a abandonou… e depois de um tempo sua mãe sucumbiu ao álcool e morreu. Seu pai continuou sendo negligente e quando finalmente completou 18 anos e foi para a faculdade nunca mais voltou… nem para o funeral de seu pai…

Não é por acaso que mesmo sendo uma mulher maravilhosa, muito bem casada… (e põe bem casada nisso…rsrs), uma escultora brilhante; super programada e controlada. Com todas as suas metas de 5 anos compridas e realizadas; e com uma casa nova maravilhosa. O que falta para essa família ficar completa? Filhos!!! Mas é só falar essa palavra pra Holly entrar em pânico. Ela tinha receio de tê-los pois não queria ser igual a mãe… mas ela também queria dar filhos ao seu esposo que por sua vez não via a hora de ser pai.

“Você quer me dar filhos. Isso é diferente de você mesma querê-los _ corrigiu-a Tom, e seu tom de voz era uma mistura de preocupação e frustração. _ E você pode ser e será uma boa mãe. Sabe que essa não é uma característica hereditária.”

Tom/Fofíssimo Corrigan… é um homem maravilhoso. Ele é tudo o que Holly não é; e virce-versa, ou seja, os dois se completam! Tom tem uma família muito unida e que ama Holly. Ele é um jornalista que viaja muito e é apaixonado pelo que faz… Ele não é muito presente por conta de sua viagens. Mas cada vez que ele aparece é literalmente para arrancar suspiros (ahhhhhh). Ele é um fofo e super carismático!!!

Enquanto arrumam o jardim da casa nova eles acham um relógio lunar… que vai mudar completamente suas vidas.

“Holly encaixou a esfera entre as garras, e ela ficou no lugar (…).
O reflexo do sol atingiu o prisma dentro da órbita, emitindo uma luz forte demais.”

Tom precisa viajar à trabalho e assim ficará longe por seis semanas… Holly por sua vez precisa trabalhar bastante para entregar sua esculta. Mas uma visita inesperada e muito bem-vinda a surpreende_ Jocelyn; uma senhora super simpática que acaba se tornando uma amiga de muito valor, como nenhuma outra poderia ser… As duas compartilharão muito mais do que boas tardes de chá!!!

“Você me lembra um pouco eu mesma. Talvez seja por causa da ligação com a casa.
Espero que seja apenas isso. Nasci e fui criada nesta cidade(…)
É uma longa história. Uma longa, longa história…”

Numa noite Holly não consegue dormir e quando olha pela janela se sente atraída pelo relógio lunar, como se uma força maior a puxasse e quando ela menos percebe está parada na frente dele e depois disso, tudo acontece tão rápido, que ela mal se dá conta de que tudo está mudado a sua volta e que nada mais vai ser como ela tinha imaginado… Ela está no futuro; e não sabe o que fazer e como fazer.

” Espero que possa me ver, meu amor. Espero que possa me ouvir, porque acho que não conseguiria seguir em frente se pensasse que você me abandonou completamente(…) Não estou preparado para que me deixe, Hol. Não estou preparado para aceitar que nunca mais você entrará nesta sala(…) Se não fosse por Libby, acho que não conseguiria continuar sem você(…) Ainda a amo, Holly. Sempre vou amar”.

Aiiii, genteee… Falei que o Tom era um fofo…rsrrs !!!!


E nesse momento ela percebe que deu a Tom o que ele mais queria ter, mas também que lhe tiraram o que ele já tinha… Ela estava morta. O que ela poderia fazer? Nada, porque quando ela viu o bebê; um sentimento totalmente desconhecido, mas cheio de paz, esperança e tranquilidade lhe tocaram em cheio o coração. O amor de mãe para com um filho.
“Amo você Libby _ sussurrou Holly, dando um beijo na testa da menina. As palavras saíram antes que Holly tivesse tempo pra pensar no que estava dizendo, mas pareciam certas. Fosse Libby fruto da sua imaginação ou não, ela sabia que estava experimentando o mais puro amor materno pela primeira vez na vida”.


Então… o que eu achei?!?! EMOCIONANTE.

Depois que li esse livro, comecei a me fazer as mesmas perguntas que são feitas no livro e sinceramente acho que ainda não estou preparada para respondê-las. Amor é a palavra que define totalmente esse livro. Amor de homem e mulher; amor de mãe e filho(a); e o simples amor pelo próximo. As escolhas foram feitas por amor. Esse sentimento que nos consome, que nos limita, que nos incapacita; mas que ao mesmo tempo nos torna mais vivos, mais fortes, mais sonhadores, mais corajosos. Bom termino dizendo que a nossa vida é feita de escolhas; sejam elas boas ou ruins… basta sabermos se seremos capazes de viver com elas!!!! Só uma perguntinha…rsrrsr…. E você, até que ponto iria querer saber sobre o seu amanhã?????


Um comentário:

  1. Oi,
    Minha mãe leu esse livro e simplesmente amou também. Ele parece deixar a pessoa reflexiva por algum tempo.Sobre suas questões não sei se estaria pronta para responder também...rsrs..Enfim, quero te convidar a dar uma passadinha lá no blog hoje também e ver o último post sobre a Bienal.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/10/bienal-do-rio-2015-parte-iii.html

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor