quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Resenha: Predestinadas - de Jessica Spotswood - Editora Arqueiro

PREDESTINADAS
As Crônicas das Irmãs Bruxas - Livro 03

Fantasia / Ficção / Literatura Estrangeira

Páginas: 288

Editora: Arqueiro



Sinopse: Cate Cahill acabou de ser apagada da memória de Finn, o grande amor de sua vida. A responsável por essa traição foi Maura, uma de suas irmãs, e Cate está certa de que nunca vai conseguir perdoá-la. Enquanto isso, Tess, a caçula, está às voltas com visões cada vez mais assustadoras.Como se não bastasse, a Nova Inglaterra vem sendo tomada por uma febre mortal sem precedentes. Preocupada, Cate quer ajudar a todos, mas é impossível fazer isso sem revelar seus poderes e, assim, aumentar a fúria dos Irmãos da Fraternidade, os implacáveis caçadores de bruxas.Em meio a desavenças com suas aliadas em potencial, Cate terá que se desdobrar para conseguir prestar o auxílio que deseja, proteger Tess e Finn e lutar por uma nova ordem que permita que as bruxas sejam representadas no governo de sua cidade e não precisem mais se esconder.Predestinadas é o desfecho de uma saga permeada de delicadeza, cores, magia e fortes emoções. As irmãs Cahill terão que enfrentar os maiores desafios de sua vida, e o amor que sentem uma pela outra será fundamental nessa jornada.

Primeiro livro: "Olá, somos as irmãs Carhill."
Segundo livro: "Olá, somos as irmãs Carhill e temos um segredo pra te contar."
Terceiro livro: "Olá, somos as irmãs Carhill. Agora que você sabe, corre que a coisa vai ficar preta!"

Vou iniciar essa resenha falando de um todo. Quando aceitei ler esse livro, fui motivada por duas coisas importantíssimas que me atraiu de imediato: Bruxas e um bom enredo.

Sei que o primeiro livro teve um inicio um pouco arrastado. Mas, afinal, estávamos apenas conhecendo os personagens e suas tramas. No entanto ao encerrar o primeiro volume, já necessitava ler a continuação, pois a autora deixou uma belíssima abertura para o livro seguinte. 

No segundo livro, estava tão animada com o desenrolar e os segredos sendo revelados a cada encerrar de capítulos, que pensei: "O último livro vai dar ruim...". Novamente fechei a obra me contorcendo pela continuação. 

E eis que ela veio pra alegrar a minha vida. Estava aflita, ansiosa, surtando. A autora Jessica Spotswood havia jogado uma bomba nas nossas mãos e ela estava prestes a ser detonada. O terceiro livro veio com um Booom de arrasar quarteirões!  Aconteceu o tão esperado momento que ansiávamos na saga inteira.
Resenha:

CUIDADO TEREMOS SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES. SE AINDA NÃO OS LEU, NÃO PROSSIGA.

O terceiro livro se inicia de onde parou "Amaldiçoadas", exatamente após a fuga das prisioneiras do hospital psiquiátrico de Harwood, tendo a ajuda e liderança de Cate e outras bruxas do convento. Em meio a tanta confusão Cate percebe que perdera seu amado Finn pra sempre, ele não a reconhecia, não lembrava nem mesmo dos últimos acontecimentos, estava confuso e preocupado com seu próprio estado. 

Maura, sua irmã foi a causadora de toda essa confusão mental, após apagar parcialmente a memória de Finn com o intuito de "proteger" Cate, Tess e toda a irmandade. Seu ato impensado, ou premeditado, poderia vir a ser a peça que faltava pra completar a profecia do qual tanto Cate temia.
"Ela vai ferir Finn, vez após outra, até não sobrar nada do homem que eu amo, até não sobrar nada além de uma casca incapaz de pensar sozinha."
Cate estava arrasada e muito enfurecida, não perdoaria Maura pelo que fizera ao seu amado e a si mesma. O Jogo iria mudar, Cate não agiria mais com cautela, não pensaria duas vezes antes de cometer qualquer ato que pudesse salvar e ajudar as pessoas que ela amava. Nem que pra isso ela tivesse que tirar Maura de seu caminho.

Tess que havia se revelado o oráculo no livro anterior, queria provar que embora com pouca idade, tinha maturidade suficiente pra conduzir as bruxas à salvação. Claro que ela tinha todo apoio de Cate e suas amigas, mas "alguém" não a queria como líder, e faria de tudo pra provar sua incapacidade física, moral e mental de forma baixa e cruel. 
Este livro é mais tenso dos três e as revelações não param por aí, máscaras caem, revelações bombásticas acontecem, pessoas que achávamos más revelam-se boas e vice-versa. Os Irmãos estão cada vez mais cruéis, na verdade, eles chegam ao ápice da crueldade humana. Pra piorar todo o caos que se formara no decorrer da história, a população não só sofria com as leis descabíveis da irmandade, como passa a sofrer da pior epidemia de febre mortal, levando a cidade ao desespero. 

A Fraternidade passou a ser liderada pelo irmão O'Shea, tão vilão e asqueroso quanto o irmão Ishida que estava afastado de seus serviços, (se é que podemos chamar seus atos de serviços). O'Shea não tinha uma lasquinha de sentimento em seu coração, era frio, calculista e ambicioso, Estava esperando a oportunidade certa pra colocar sua ideias em prática, tais como a volta da forca e fogueira para despachar as bruxas pro além. 

E após o incidente do hospital de Harwood, ele finalmente realizaria seus objetivos. Ninguém teria o poder de impedi-lo... a não ser, as irmãs Carhill.
Antigos personagens que se escondiam dos refletores se revelam pra ajudar ou atrapalhar, e novos personagens dão mais força a história, enriquecendo e acrescentando uma boa dose de adrenalina nas nossas veias.

A autora praticamente jogou toda a emoção neste terceiro livro, pareceu tudo muito rápido para uns, mas até que não foi. Todo terceiro livro que se preze sempre terá a fama de o "gran finale", "arrebatador",  não seria diferente com esse. Portanto, era de se esperar que tivesse toda essa adrenalina. Irá agradar uns e outros não, não tem como agradar todo mundo, certo?

Achei que cada personagem apresentou bem o seu papel, Cate amadureceu bastante, ficou radical e mostrou-se uma magnífica líder. Aplaudi cada atitude dela, mesmo as mais arriscadas e impensadas. Tess também amadureceu absurdamente, claro, que carregar o fardo de ser o oráculo, "àquela que poderia salvar ou destruir tudo" fez dela uma pessoa melhor, agiu com sabedoria e muita cautela, sem deixar de ser ela mesma. 
Não tem como dizer com certeza quais das irmãs são as minhas preferidas. Claro, que Maura merecia uma surra de varinha de goiabeira por agir tão estupidamente por conta da ambição, mas ela é como muitas Mauras que conhecemos e só aprendem levando tombos. Gostava dela, mesmo sabendo que era uma cabeça dura.

Finn, aaahh Finn... Um rapaz desse eu queria para mim! (rimou) :)
Mesmo desmemoriado ele não deixou de ser Finn, sua personalidade se manteve intacta. Isso foi importantíssimo para a apreciação do terceiro volume. Se a autora tivesse optado pelo contrario certamente cabeças iam rolar. E seria a dela! 

O Livro teve um final perfeito e memorável, não poderia, nem deveria ser diferente. Mesmo contra a vontade de alguns leitores de corações mais sensíveis, visto que eles desejariam o final clichê, mas se assim acontecesse, não faria sentido toda a profecia. Foi divinamente perfeito!

Indico a todos os amantes por livros de romance/fantasia com uma dose magnifica de crueldade! rsrsrs

Predestinadas, fecha com chave de ouro a saga das Irmãs Bruxas.







2 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler essa trilogia, agora que está finalizada vou ver se consigo. Adorei sua empolgação durante a leitura dos livros. Bjs

    ResponderExcluir
  2. ahhhhhh as bruxas, sempre interessantes, perversas ou boas, elas me encantam (sem trocadilhos). esta é uma daquelas sagas em que não há explicação pra meu total desconhecimento (só não estou totalmente cru porque sigo suas resenhas, querida Ni). assim como me parece, suas resenhas foram ganhando em tensão, assim como acontece nos livros, estaria eu certo? corri para relê-las sem me importar com spoilers, queria mesmo é me inteirar de tudo através de suas palavras. deu aquele gostinho de anne rice.
    confesso que me encantei com maura, não que goste de vilãs, mas é que personalidades dúbias são mais próximas a nós. então, voltei às partes em que você toca no nome dela e percebi algumas lacunas propositais, putz, tenho que ler urgentemente.
    querida, mais uma vez você arrebentou na resenha. redondinha, gostosíssima de se ler, abrindo meu apetite para a saga. obrigado!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor