terça-feira, 22 de setembro de 2015

Resenha: Mistério de Elêusis - O Mestre do Crime - de Márcio Sidney

Mistério de Elêusis
O Mestre do Crime
Márcio Sidney
Novo Século - Talentos da Literatura Brasileira

Sinopse: Europa. 2035-2039. Um novo grupo de ladrões ousa avisar previamente o horário e o dia em que irá agir. E nada ou ninguém que tenha uma segurança digna de elogios escapa.

Mas por que informar antes? Qual motivação para enfrentar os melhores esquemas de seguranças para furtar apenas o item posto como alvo, ao invés de efetuar um grande roubo? E por que nem com esses avisos ninguém é capaz de detê-los?
Existe apenas uma maneira de responder a essas questões: capturando-os! para isso, irá surgir um grupo de especialistas dispostos a pôr fim aos crimes. Será isso o suficiente? Nada é o que parece, e a verdade revelada ofusca um mistério ainda maior.


Resenha

Nesse livro nós vemos um grupo de ladrões misteriosos que vem a cada dia surpreendendo a todos pelos roubos bem elaborados que cometem. Eles não só atacam as empresas mais protegidas, como ainda avisam anteriormente o dia e hora do ataque. Os crimes são cometidos tanto no mundo virtual quanto no mundo real e não se sabe quantos ladrões são.

E é graças à esses ladrões que um grupo de especialista também está ganhando notoriedade, pois eles estão dispostos a para-los. E não só isso, as empresas de segurança começam a ser unir para caçar esses ladrões, e começam a cada vez mais desenvolver os seus próprios sistemas de segurança.

Porém será difícil saber se isso realmente será possível, pois a cada roubo, esses ladrões provam o quanto são inteligentes e inventivos. E para deixar tudo ainda mais confuso, na maioria dos crimes, os objetos roubados geralmente não são exatamente muito valiosos. Por que os ladrões roubam tão pouco, quando poderiam roubar muito mais? Quais são os mistérios que esses crimes ocultam? O que realmente esses bandidos estão tentando fazer?
Eu lhe asseguro que eles valem todo o preço da caçada. E "simples"? É tudo que eu te garanto que esses ladrões não são.
O livro é divido em partes e na primeira parte o foco são os roubos sob o ponto de vista das equipes de segurança. A cada capítulo nós temos um novo caso, um novo roubo. Eu particularmente não gostei dessa primeira parte, por achá-la mais arrastada, talvez por haver muitos casos de roubos sendo descritos. E cada capítulo temos personagens diferentes, só lá pelo terceiro ou quarto capítulo começamos a ter personagens fixos e relevantes. Essa demora em apresentar personagens pertinentes fez com que eu sentisse que a estória estava se arrastando.

Ao entrar na  segunda parte, o ritmo do livro melhora, pois temos outros pontos de vista dos acontecimentos. E temos também personagens bem mais cativantes como um todo. O lado ruim da segunda parte é que ocorre meio que uma repetição dos eventos da primeira, agora visto de outra perspectiva, mas há muitas novas informações também.

A narrativa do livro é boa e os diálogos também, porém encontrei nesse livro um problema que vejo em muitos livros nacionais, que é o excesso de pontos de exclamação, pelo menos ao meu ver isso não é legal. Minha avaliação do livro ficou em 3 estrelas. Esse livro é o primeiro, não sei dizer se será de uma série ou de uma trilogia. O final do livro dá indicações que talvez o caminho do próximo será bem diferente, pois há todo um mistério se desenrolando no mundo e um mistério também referente, ao que acredito, é o personagem principal. Então vamos ver o que acontece mais para frente. Afinal, ainda está pendente descobrir a razão por trás do nome da série/trilogia, embora o mistério que citei que aparece mais para o final do livro tenha me deixado com algumas teorias.

O trabalho gráfico do livro está excelente e a capa sem dúvidas é linda demais. Eu recomendo esse livro para todos que gostam de mistérios e crimes bem elaborados.
Ladrões não devem fidelidade às suas mensagens.
Sobre o autor

Jovem Ilheense, evangélico, empresário, graduando em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e apaixonado por seriados, mangás, filmes e livros de suspense criminal. Escreve pelo puro prazer de desafiar as melhores tramas com que já se deparou, e tem por alvo superar histórias como as de Prison Break (seriado) e Death Note (mangá), ansiando perambular por dimensões ocupadas por personagens como Michael Scofild, "L" e o impressionante Sherlock Holmes.





4 comentários:

  1. Ilustre Patrícia, quero te agradecer muito, pois além de vc ter feito a primeira resenha do meu livro, teve sinceridade para tocar em pontos que certamente posso melhorar. Já não exclamarei mais rsrs. No demais, espero que tenha gostado dos meu crimes e desfechos, e adoraria saber suas teorias.

    ResponderExcluir
  2. querida Patrícia, um livro no mínimo diferente né? trabalho há tanto tempo com informática que acabo evitando livros assim, da mesma forma que evitei o filme Matrix, em casa de ferreiro, espeto de pau. uma bobagem, afinal de contas há coisa boa em todas as áreas. também gostei muito da capa e vou continuar acompanhando esta obra através de suas palavras sempre elucidativas.

    ResponderExcluir
  3. Como faz para comprar o livro?

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro está à venda na Saraiva: http://www.saraiva.com.br/misterio-de-eleusis-o-mestre-do-crime-col-talentos-da-literatura-brasileira-8904378.html?sku=8904378&force_redirect=1&utm_medium=afiliados&PAC_ID=30393&utm_source=lomadee

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor