sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Resenha - Andrew Pyper - O Demonologista - Editora DarkSide



O DEMOLOGISTA
Andrew Pyper
Editora DarkSide

Sinopse: "A maior astúcia do Diabo é nos convencer de que ele não existe", escreveu o poeta francês Charles Baudelaire. Já a grande astúcia de Andrew Pyper, autor de O Demonologista (DarkSide® Books, 2015), é fazer até o mais cético dos leitores duvidar de suas certezas. E, se possível, evitar caminhos mal-iluminados.

O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.

Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.

Este é um daqueles livros que você não consegue largar até acabar a última página, ainda que vá precisar de muita coragem para seguir em frente. O Demonologista ganhou o Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014), concorrendo com autores como Stephen King. Entrou em diversas listas de melhores livros de 2013, foi finalista do Shirley Jackson Award (2013) e do Sunburst Award (2014), chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal canadense Globe and Mail e foi publicado em mais de uma dezena de países.

Resenha

A trama é narrada em primeira pessoa por David Ullman, um professor da Universidade de Columbia que é especializado na figura literária do Diabo e na obra de John Milton chamada Paraíso Perdido, publicada em 1667, que aborda a queda do homem no paraíso.

David não acredita em Deus ou no Diabo, ele é Ateu, mas mesmo assim dá aulas sobre assunto, até que um dia uma misteriosa mulher aparece em seu trabalho e lhe faz uma oferta, ele teria que ir à Veneza para averiguar um fenômeno sobrenatural, com tudo pago. 

O casamento de David está terminando e sua mulher que já está com outro homem resolve sair de casa e deixa David com a filha, pois de acordo com ela a filha é igual a ele, ambos são depressivos e isolados em seus próprios mundos.
"Algumas vezes as pessoas fecham a porta porque estão tentando encontrar uma maneira de fazer você bater nela."
David decide aceitar a proposta da mulher magra (como David a chama já que ela não disse seu nome) e leva a filha junto com ele. Chegando em Veneza David deixa a filha no hotel e vai ao endereço averiguar o fenômeno sobrenatural, chegando lá ele fica muito chocado, pois o que acontece o remete ao seu passado, um passado que é um grande trauma para ele. David grava toda a cena e volta para o hotel para buscar a filha e ir embora daquele lugar, porém não será tão fácil assim fugir, e ele vai contar com ajuda de sua melhor amiga e psicóloga Elaine e correr contra o tempo para conseguir salvar sua filha e eu vou parar por aqui para não soltar spoiler.

Minhas Impressões

Se você está esperando um livro de terror tradicional cheio de sustos e rituais de exorcismo esse não é o livro, o demonologista usa do psicológico nas entrelinhas muitas vezes para amedrontar. A figura do Diabo que aparece no livro é sempre sutil e fala através de pessoas. Alguns momentos me deixaram arrepiada e com medo. O fato de o livro ser narrado em primeira pessoa faz com que o leitor entre na mente de David, levando ao leitor se questionar por algumas vezes a sua sanidade, e isso é uma das coisas que mais gostei no livro.

Quanto ao desfecho ele é bem corrido e aberto, dando margem para várias interpretações e teorias. Se você é do tipo que odeia esse tipo de final deve evitar esse livro, eu particularmente adoro, me faz refletir e tentar entender as entrelinhas. Analisei bastante várias opiniões e li o livro duas vezes, ainda sim não consegui chegar a um final que não me deixasse algum tipo de dúvida se foi realmente isso que o autor quis dizer. Verifiquei várias teorias de outras pessoas que leram o livro e encontrei algumas muito interessantes. Algumas pessoas também dizem que o final é conciso e literal, não dando margens para ambiguidade ou outras interpretações, eu particularmente não achei isso.

Recomendo que leiam esse livro com um atenção triplicada e analisem as entrelinhas, a todo momento o autor joga informações importantes.

Percebi que muitas pessoas não gostaram do livro, acredito que estavam buscando um livro cheio de cenas de terror tradicional ou não conseguiram aceitar o final.

A Dark Side mais uma vez arrasou na edição, o livro está sombriamente lindo, adorei cada detalhe da edição, não deixando de citar as ilustrações aterrorizantes.

Não tenho nada a reclamar desse livro, para mim ele foi perfeito, não paro de pensar nele. Espero que realmente saia uma adaptação cinematográfica dele, pois já faz tempo que foi anunciada e não se falou mais nada sobre as filmagens e escolha de elenco.

Classificação



BookTrailer




2 comentários:

  1. O livro é muito bom mesmo. Só o final que em minha opinião deixou a desejar.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei o livro, embora eu veja o final como ele é, sem segundas, terceiras e quartas interpretações. Então achei o final meio corrido. Mas sem duvidas é uma ótima leitura.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor