terça-feira, 4 de agosto de 2015

Resenha - Sam Angus - Soldier - Leal até o fim


SOLDIER
Leal até o fim
Sam Angus
Ano: 2015 / Páginas: 256
Editora: Novo Conceito

Sinopse: 
Quando Tom Ryder é convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, não imagina o quanto o seu irmão mais novo, Stanley, sentirá sua falta. A única alegria do garoto são os filhotes de Rocket, a cadela premiada que é o orgulho da família. Porém, ao descobrir que Rocket teve filhotes mestiços, o pai de Stanley fica furioso e ameaça afogar os cãezinhos.

Inconformado e desejando reencontrar Tom, Stanley foge de casa. Mentindo a idade, consegue se alistar no exército britânico. Somente o amor incondicional pelos animais será capaz de fazê-lo sobreviver à brutalidade e à frieza dos campos de batalha. Uma prova de que a inocência e a sensibilidade podem ser mais poderosas do que a guerra.


SOLDIER: Leal até o fim é um livro emocionante e intenso, recomendado para leitores de todas as idades, especialmente para os apaixonados por cães.

Resenha

A trama se passa na época da primeira guerra mundial, entre 1917 e 1918, sendo narrado em terceira pessoa pelo ponto de vista do jovem Stanley de 14 anos que perdeu a mãe e o irmão encontra-se na guerra.

O pai de Stanley não aceitou a perda da mãe e passou a ser um homem amargurado e um tanto cruel.  Ele cria animais de raça pura para concorrer em corridas. O livro inicia quando Stanley não vê a cadela Rocket fugir no cio e ela volta no dia seguinte, prenha de um cachorro  vira-lata dos ciganos. A partir desse dia o pai de Stanley alega que a cadela depois que dá cria não consegue mais correr da mesma forma e Rocket era uma campeã em corridas, então ele passa a ignorá-la e diz não querer os filhotes, pois não serão mestiços. Stanley então, passa a cuidar da cadela renegada pelo seu dono e se a pega muito a ela.

Após tantos maus tratos do pai com relação aos cachorros, o pai acaba fazendo uma coisa que Stanley não consegue perdoar e resolve ir embora para tentar se alistar para a guerra e encontrar seu irmão. Mentindo a idade Stanley consegue entrar para o exército como treinador de cães para que os mesmos sejam treinado à levar mensagens no meio de tiros e bombardeios, tendo maiores chances de sobrevivência que os homens.

A trama começa a se desenvolver a partir desse momento, quando Stanley se apega demais ao cão que está treinando e se destacam tanto que acabam indo para a guerra, e então ele começa uma busca para encontrar seu amado irmão.

Minhas Impressões

A leitura flui bem e principalmente para quem ama animais como eu, irá apreciar e se emocionar com a leitura, eu particularmente fiquei impressionada com a coragem desses cães e o amor pelos seus treinadores, formam verdadeiros guerreiros e ajudaram a salvar muitas vidas.

Sobre o título eu achei que é um spoiler, pois acaba levando o leitor a imaginar uma parte do que vai acontecer no final, teria sido muito mais surpreendente para mim a leitura se o título fosse mais vago. Uma outra coisa que eu não sei dizer se foi um erro tradução ou se realmente está correto foi um fato que algumas vezes o protagonista menciona que o cão está ronronando, talvez eu esteja equivocada, mas nunca vi um cachorro ronronar, apenas gatos.

No geral a leitura foi emocionante, por algumas vezes fiquei com os olhos marejados.

Recomendo a leitura a todos que amam animais e estórias baseadas em fatos reais. Lembrando que a trama tem como plano de fundo uma guerra e algumas vezes serão narradas o horror aos olhos de um soldado.
"A cada momento que se passava, a cada visão que passava defronte de seus olhos, seu medo crescia."

Classificação




13 comentários:

  1. Olá!
    Fiquei encantada com a premissa do livro e como sou apaixonada por cachorros, acho que tem tudo para me agradar.
    Pena que o título seja um spoiler, como você disse, fico só imaginando o final...
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu amo muito animais, por isso esse é um livro que não conseguiria ler...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Apesar do livro parecer ser uma graça, não me chamou a atenção =/
    Mas como gostei de sua resenha, o leria futuramente por curiosidade hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olaaa
    Sua resenha ficou ótima e que bom que curtiu tanto o livro mas nao tenho interesse apesar de adorar animais, o livro não chamou minha atenção.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  5. Olá :D
    Que bom que curtiu o livro, parece ser uma leitura ótima, mas não me interessei pela história. Só pelo título realmente dá para imaginar como será uma parte do final, e isso é bem chato quando acontece né ><

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Esses livros envolvendo animais, principalmente cachorros, são sempre emocionantes. Pena que teve esse spoiler no título (já até imagino o que). Odeio quando isso acontece.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    As resenhas desse livro tem me cativado porque aprecio leituras que se passam em períodos de guerra. São emocionantes e acabam me conquistando. Espero ter a oportunidade de ler esse livro. As vezes a tradução inclui palavras que não condizem com o cotidiano da nossa língua e fica estranho durante a leitura.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dani!
    Cara, eu fujo de livros assim porque ando num momento meio frágil e sei que vou entrar numa fossa se me atrever a lê-los. Mas esse aí já está guardado na minha lista e será lido no futuro! ;)
    Um beijinho,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu acho essas histórias com os animais tão lindas mas não tenho coragem de ler pq eu sofro muito, fico quase que literalmente com o coração partido. Esse livro está me cercando há tempos mas tô evitando ele por isso.
    Amei a resenha e fiquei com pena do cão mesmo através da resenha, então imagina se leio o livro rsrs

    Bjos!
    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  10. Pode tratar de qualquer tema que for, não leio livros que tenham cachorros na capa. As histórias são sempre muito lindas e inspiradoras, mas sempre acabam mal para os cachorros. Então passo bem longe de livros assim =(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá...tudo bem?
    Sinceramente eu não leio livros nessa temática... não chamam a minha atenção... achei interessante o fato de usar os cachorros para enviar mensagens, mas achei muito ruim não se importarem muito com o fato deles se machucar nessa época de guerra... já basta os homens que são meio que obrigados a servir o país indo para o caminho da morte quase certa... enfim é uma leitura que não farei... Xero!

    ResponderExcluir
  12. Hum… não sei se quero ler esse livro. Estou com muito medo de cachorros fofos morrendo.
    Vou ter de pensar seriamente.
    Bjs e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Eu não gosto muito de livros sobre animais, mas esse parece ser interessante e acho que vou dar uma chance e ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor