segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Resenha: O Artífice do Tempo - de Niel Bushnell

O ARTIFÍCE DO TEMPO
Túneis da Morte - Livro 2
Niel Bushnell
Editora Jangada
Sinopse: Jack Morrow, de 13 anos de idade, descobre que tem a capacidade natural de viajar no tempo através das Necrovias, passagens interdimensionais que conectam as lápides à data de morte da pessoa enterrada. Desesperado para desvendar o segredo sombrio que cerca seus ancestrais, Jack viaja por elas e descobre um mundo secreto sob as ruas da Londres de 1940. Perseguido pelas Paladinas – versão feminina e fantasmagórica de cavaleiros medievais –, Jack precisa encontrar a mítica espada Durendal, perdida, antes que seja usada para reviver o terrível mestre das Paladinas, Rouland. O futuro de Jack, e de toda a sua família, depende de que ele evite o retorno de Rouland. Mas estará o tempo do seu lado?

Resenha

Ao final do primeiro livro, Jack decide deixar o ano de 2013 para trás (ou seria para frente?) e voltar para 1940, para o único tempo e lugar onde ainda tem amigos, Davey e Eloise. O que justifica o porquê de eu ter ficado feliz pela nossa parceira Jangada ter cedido esse livro para resenha.

Mas não demora muito tempo para ele já se enfiar no meio de uma confusão. Na verdade não demora nem uma viagem completa pela Necrovia. No meio do caminho, entre 2013 e 2008, Jack acaba sendo arrastado pelos Grimnire para uma dimensão que ele nunca ouviu falar, para algo que parece ser um julgamento. E seus amigos não estão muito melhores também, pois eles foram largado literalmente no lugar onde um bomba acabara de explodir, então eles já começam o livro tendo de lutar pelas vidas deles. 

E o que é ainda mais preocupante, Rouland não está tão morto quanto todos imaginam. Sua mente continua viva, se revirando em seu túmulo, tramando planos de vingança contra Jack. E as suas paladinas parecem saber que o mestre delas ainda pode ser ressuscitado, e para isso elas precisam recuperar a espada dele, Durendal. Uma espada terrível que se alimenta dos vivos e aprisiona suas almas, e que é capaz de restaurar o corpo de Rouland, assim como as espadas das paladinas as restaura. E ao mesmo tempo elas precisam localizar Jack, para descobrir a localização do corpo de Rouland.
Mas Rouland não era mortal, e sua raiva o sustentara ao longo de anos tenebrosos e solitários. Ele esperou, tramou e premeditou. Sabia que seu dia chegaria. Suas seguidoras iriam encontrá-lo e restaurá-lo, e ele se vingaria de Jack Morrow.
Felizmente não demora muito tempo para que Jack e seus amigos descubram o plano das paladinas, mas a parte ruim é que eles não podem se manterem juntos. Devido ao fato de as paladinas poderem sentir a presença de Eloise, ela e Davey acabam tendo de se separarem de Jack, para que elas não encontrem ele.

E enquanto Eloise e Davey embarcam em uma aventura, com novos aliados, para descobrir a localização de Durendal, Jack acaba fazendo uma amizade inusitada com a misteriosa Hilda, uma garota cheia de segredos que parece boa demais em ler a mente de Jack.

E aí quando você pensa que não poderia ficar pior… eis que fica. Porque além de ter de descobrir a localização da espada, impedir o retorno de seu inimigo e ter de lidar com novos primeiro mundistas, Jack precisa aprender a controlar a Rosa, antes que ela acabe controlando ele. Pois é exatamente isso que está acontecendo. Jack cada vez mais se aproxima para o abismo que a Rosa o está puxando, e quando isso acontecer, ele acabará exatamente como Rouland, um assassino cruel e sendento por poder.
Todos pagamos um preço pela vida que levávamos.
Nesse novo livro da série as aventuras de Jack aumentaram, não existe nenhum momento de calmaria nesse livro, do início ao fim. A estória se aprofunda mais no Primeiro Mundo e nos outros Reinos. Conhecemos a cidade do Primeiro Mundo, Ealdwyc, e descobrimos mais sobre a cultura e política dos primeiro mundistas, além de sua tecnologia. A narrativa se mantém fluida, nos arrastando pelas viagens do Jack. Como ocorre no primeiro livro, esse também acaba com um final que nos deixa com um gostinho de quero mais. Acabei dando 4 estrelas para esse livro, porque eu estava esperando um inimigo novo, um mais poderoso. Afinal aquela frase do Rouland no final do primeiro livro, dizendo que a Rosa atrairia inimigos mais poderosos e terríveis do que ele, de deixou com a impressão que existiria algum outro super inimigo esperando nas sombras. Então o fato de novamente termos as paladinas e Rouland acabou me decepcionando. Vou continuar esperando que tais terríveis inimigos surjam. A edição desse livro segue a do primeiro, com páginas amareladas. Nesse quesito não há reclamações.

Se você gosta de aventuras, então sem dúvidas você deveria ler esse livro. E que venham os próximos!

Sobre o autor

Quando tinha 10 anos ele fez uma longa lista do que gostaria de alcançar na vida e uma de suas ambições entre se tornar astronauta e ser artista de história em quadrinhos estava escrever um romance. O plano era fazer isso antes de ter 13 anos, mas levou um pouco mais do que isso. O amor por HQs eventualmente levou o autor para uma direção diferente: uma carreira na animação. Ele trabalhou como animador em diversas franquias, como Perdidos no Espaço, além de jogos como Harry Potter e a Pedra Filosofal, Driver e na televisão em diversos programas do gênero. Finalmente chegando ao próprio estúdio de animação, o Qurios. Décadas após o aniversário de 13 anos ele finalmente completou seu primeiro romance. Ele vive no nordeste da Inglaterra.



2 comentários:

  1. Não li o primeiro, então fiquei um tikinho boiando, rsrs.
    Mas uma coisa eu entendi, é que é bom pra caramba, cheio de aventuras e adrenalina!!

    Adorei a resenha!!!

    Bjkssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase li o segundo livro antes por engano, hahahaha. Estamos praticamente no mesmo barco.
      bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor