segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Resenha: 'Entre Deuses e Heróis" - David Mulroy - Editora Cultrix

ENTRE DEUSES E HERÓIS 
David Mulroy
Editora: Pensamento (Cultrix)
Páginas: 232

Sinopse: “Entre Deuses e Heróis traz os mais importantes mitos e lendas condensados a partir de suas fontes primárias. As histórias escolhidas para este livro não estão adaptadas e nem entremeadas pela interpretação que o autor faz delas. O livro apresenta as histórias de maneira acessível e agradável, preservando a dramaticidade, a ironia e as paixões (pathos) dos originais. Esta é uma obra voltada a um público amplo e satisfaz uma necessidade real, poupando tempo ao leitor interessado, que vai tomar conhecimento de toda a gama de lendas e mitos clássicos gregos e romanos de um modo eficiente e prazeroso.”








Resenha:

“Entre Deuses e Heróis” é definitivamente meu tipo de livro. Muito, muito bom! E se você, como eu, adora mitologia e mistérios antigos, também vai com certeza adorar esse livro.

Porém esse é o tipo de obra que não pode ser resenhada como as demais, e isso porque esse livro não traz uma única história, e sim dezenas delas que não cabe a mim resenhar aqui, mas tão somente apontar para que a curiosidade de vocês os leve a essas páginas que por sua vez lhes levarão por uma verdadeira viagem no tempo.

O livro começa com uma introdução histórica que vai relatar um pouquinho da cosmogonia grega e como ela acabou de certa forma se sincretizando com a Romana, e daí já pula para o primeiro de todos os mitos “A castração de Urano”.

O livro traz então, a partir daí, 75 mitos clássicos condensados. E o que isso quer dizer? Quer dizer que as histórias foram enxugadas de quaisquer subjetividades autorais e recontadas de forma direta em uma linguagem bastante acessível e resumida.

Um detalhe muito legal é que o Autor se preocupou em montar o livro de forma muito organizadinha, tornando o livro tanto uma fonte rápida de pesquisa quanto uma fonte aprendizado muito fácil para quem está lendo essas histórias pela primeira vez. Os mitos estão dispostos de forma cronológica sempre mencionando a fonte do referido mito.

A capa é magnífica, como podemos ver, com certeza me conquistaria simplesmente por ela, mas o interior é ainda mais bem trabalhado e pode se perceber o capricho com o qual o Autor e a editora escolheram para revestir o produto final.

As folhas são brancas, mas de ótima qualidade e não notei nenhuma dificuldade com isso.

Uma coisa que eu senti falta foi de imagens por dentro do livro... seria tão perfeito se tivesse... mas nada que deprecie o produto já que ele num todo é muito bonito.

Não teria como eu terminar a resenha desse livro sem compará-lo ao clássico Livro da Mitologia do Thomas Bulfinch, bem... para quem já leu esse e está pensando se vale a pena ou não comprar outro livro de mitologia lá vai o que eu acho:

Sim, vale a pena. Ambos os livros são excelentes e bibliografia quase que obrigatória para os amantes de mitologia e interessados em deuses antigos. O Livro do Bulfinch foca muito na mitologia grega e dá leves pinceladas por fora tratando também um pouco da mitologia Nórdica, mas a linguagem dele é mais poética e se percebe bastante influência autoral, que me lembre. Já esse livro do Mulroy embora foque também na mitologia grega a linguagem já é completamente descomplicada, sendo de leitura muito fluída, trazendo ao fim ainda alguns mitos que vão além, mas desta vez diferente do outro ele vai para a mitologia suméria e Egípcia.

Logo sim totalmente vale a pena a compra, tanto pela beleza do produto em si quanto pelo seu conteúdo.

Para aguçar ainda mais a curiosidade julgo ser necessário que vocês vejam o índice do livro para que possam saber se interessa mesmo comprar e deixarei aqui ao final. Minha nota não poderia ser outra além de 5 estrelas!




Um comentário:

  1. Oi,
    Adoro mitologia grega eis um livro que vai para minha lista de adquirir.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor