quarta-feira, 15 de julho de 2015

Resenha - Yangsze Choo - A Noiva Fantasma

A NOIVA FANTASMA
Yangsze Choo
DarkSide

Sinopse: Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...

1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.

A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.

Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.
Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea. 

Ano: 2015 
Páginas: 360
Editora: DarkSide® Books


Resenha

Esse livro me chamou atenção logo de cara com esta capa estonteantemente linda e sombria, o título me deixou mais louca ainda pois adoro temas que abordem o sobrenatural, e se tratando de lendas orientais não pensei duas vezes e comprei o livro na pré-venda e estava ansiosa para que chegasse logo para iniciar a leitura.

"A prática de arranjar casamento de uma pessoa morta era rara, e costumava ser feita para aplacar um espírito."

Enquanto o livro não chegava pesquisei um pouco sobre a lenda chinesa dos casamentos fantasmas e descobri que os chineses acreditam que quando morremos nossa alma vai para um lugar que seria a réplica de nossa vida na terra e então eles fazem oferendas de tudo que se possa imaginar para que o morto receba na sua pós vida e não passe necessidade. Todos os meninos com mais de doze anos quando morrem precisam de uma esposa na sua vida pós morte e então as famílias realizam casamentos fantasmas comprando com dotes meninas que morreram e enterrando junto ao filho morto.

Essa prática ainda existe na China e tem ocasionado inclusive muitos crimes, como roubo de cadáveres para venda de casamentos fantasmas e até assassinato de jovens para venda do corpo. Isso tudo vem acontecendo frequentemente e já várias pessoas foram presas. Confesso que fiquei chocada com tudo que descobri. Mas vamos ao que interessa que é a resenha do livro.

A trama se passa em 1893 na Malaia e é narrada em primeira pessoa pela protagonista Li Lan, uma jovem de 17 anos, ela vive com o pai, um homem que foi muito rico, mas devido a varíola que matou sua mulher e o deixou cheio de cicatrizes acabou perdendo sua fortuna. Na casa ainda foi mantido o cozinheiro, uma faxineira e a amah, que seria a pessoa que cuida de Li Lan desde pequena. O pai de Li Lan é um homem triste que vive trancado em seu escritório fumando ópio (uma droga alucinógena muito pesada).

"Não era exatamente isso que alguém gostaria de ouvir como primeiro pedido de casamento."

Um belo dia o pai de Li Lan recebe uma proposta de uma das famílias mais importantes de Malaia, a mãe do jovem falecido Lim Tain Ching gostaria de casar Lin Lan com seu filho, pois ele aparece para ela em sonhos e sempre pede que ela providencie esse casamento, em troca eles oferecem quitar todas as dívidas da família e garantem que Li Lan irá viver na mansão da família como se fosse uma viúva e receberá a visita em sonhos todas as noites do marido morto.

"Eu não me curvaria a sua vontade. Qualquer coisa seria melhor que me tornar esposa desse espectro."

O pai de Li Lan faz a proposta para a filha que não gosta nem um pouco da novidade de ter que se casar com um morto e ele não obriga a filha apenas pede que ela pense no assunto. Acontece que mãe do jovem morto começa a chamá-la para eventos na mansão e ela acaba conhecendo um jovem por lá que não irá sair de seus pensamentos. E para piorar a situação o jovem falecido Lim Tain Ching começará a aparecer nos sonhos de Li Lan e assombrá-la.

"Eu mal me atrevia a olhar em seus olhos, mas ainda sim seu olhar me puxava como uma mariposa atraída pelas chamas."

Vou parar por aqui para não soltar spoiler, vamos agora a minhas impressões com a leitura. O livro é simplesmente lindo por dentro e por fora, a editora DarkSide tem todo um cuidado em fazer livros lindos de se apreciar na estante, mas também capricha no conteúdo de seus livros.
Sobre a trama eu fui envolvida do início ao fim, foi uma delícia viajar para o passado e conhecer um pouco mais da cultura de um povo que fica lá do outro lado do mundo, uma cultura que permanece viva até hoje.

O livro tem uma pegada sobrenatural muito forte para quem curte ler sobre o mundo espíritos como eu vai adorar mergulhar nessa aventura junto com Li Lan. Sobre o final da trama não foi o que eu queria, não posso explicar os motivos devido spoiler, mas foi sensacional e inesperado. Gostaria que muito que autora publicasse uma continuação para estória pois Li Lan ainda vai ter muito que contar para nós.


                                   Classificação



                                  Sobre a autora



Yangsze Choo é descendente de malaios. Formou-se na Universidade de Harvard e ocupou vários cargos corporativos antes de escrever seu primeiro romance, A Noiva Fantasma. Yangsze adora comer e ler, e faz as duas coisas ao mesmo tempo com frequência. Ela mora na Califórnia com seu marido e filhos, além de um coelho. Saiba mais em: yschoo.com

“O estilo claro e encantador de Choo cria uma realidade alternativa onde as apostas são tão altas quanto no mundo real, combinando momentos de narrativa bem fundamenta com o sobrenatural.” - Publishers Weekly




19 comentários:

  1. Muito interessante este livro. A capa já é um atrativo enorme para os leitores !

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gente que livro é esse?

    Confesso que o que te chamou a atenção é o que menos chama em mim, já que morro de medo kkkk.
    Mas poxa lendo não teve como não se intrigar com a história. Gente será que ela casa com o morto? Ai minha nossa senhora kkkkk.
    Sério mesmo amei a resenha e poxa fiquei intrigada com a história, mas fico pensando se eu conseguiria ler ou não.

    E que absurdo isso que acontece na China. Caramba, mas enfim, cada povo tem suas crenças e é difícil ir contra isso. Sei lá.

    Beijoss
    Fer
    http://www.matoporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. OI Daniele..
    Já eu também gostei muito da capa, mas não curto tanto assim sobrenatural e mesmo assim queria ler este livro.
    Ms adoro quando os autores viajam em outra cultura. E saber que voce gostou tanto instiga a ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olha tenho que confessar que amei a sua resenha.
    Ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura do livro. Mas eu achei a edição da darkside maravilhosa.
    Espero que o livro seja tão bom quanto viu? Porque não adianta ter uma capa bonita e uma história mais omenos.
    Não rola ! hahahaahah

    Mas tipo, eu vou ver se leio assim que possivel.
    Me parece ser interessante, mas como estou cheia de leituras esse mês, vou deixar para mais pra frente.
    Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-ate-eu-te-encontrar.html

    ResponderExcluir
  5. Dani lindona essa capa é linda demais, a premissa do livro me chamou atenção pelo fato de haver casamentos com quem há havia morrido, ser noiva de um fantasma, e como o fantasma pedia para caçar com ela. Gosto desses costumes e lendas . são sempre aprendizados interessantes. O que dizer da edição do Livro perfeita como todos livros da Dark Side . Estou esperando uma promoção para comprar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Daniele!
    Já tinha ouvido falar desse livro e me interessei bastante por abordar um tema não muito conhecido da cultura chinesa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Asssim como você me conquistou pela capa o livro
    Olhei e já disse nossa que linda
    Não conhecia essa cultura chinesa mas me deu arrepios
    Adorei sua resenha, fiquei super cuirosa pra ler

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani, sua linda, tudo bem
    Eu também descobri na ápoca do lançamento que esses casamentos realmente acontecem. Mas fiquei chocada, pois não sabia, que os corpos estavam sendo roubados e meninas assassinadas só para manter essa prática. Impossível resistir às capas dessa editora, essa em particular, arrasou!!! E agora, gente, ela se interessou por um rapaz, então, eu quero que fique com ele, mas acho que ela ficará dividida, pois esse casamento para ajudar seu pai e salvar sua família das dívidas. Mas esse noivo está lhe assombrando, fiquei mega curiosa para saber o motivo, pois tem alguma coisa nessa história, até porque ele voltava em sonhos pressionando a mãe dele para lhe arranjar um casamento, alguma ele vai aprontar!!! Já estou até com medo, risos.. Sua resenha ficou ótima, não vejo a hora de ler ess elivro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani
    Nunca imaginei que casamentos desse tipo existiam! To =0!!!
    Achei bem interessante a história e concordo com você, a capa é linda mesmo!
    Acho que vou ficar com medinho, mas quero ler sim!
    Dica anotada
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Nossa confesso que não estava dando nada por esse livro ao ler a sinopse mas depois de ler sua resenha e ver que é uma história baseada em outra cultura e que isso realmente existe ainda hoje, posso dizer que fiquei totalmente curiosa. Com certeza entrou para minha lista.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie, Danielle!
    Eu já li o livro e me apaixonei pela história da Li Lan, mesmo não tendo gostado muito dela. Amei conhecer mais da cultura malaia e o "inferno" deles. Também acho que o final deixou um gancho para um próximo volume e espero muito que a Choo o escreva. Preciso saber o que acontece com aqueles dois!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu gostei muito da resenha! Desde que eu vi o lançamento desse livro estou aguardando a oportunidade de o comprar, e a cada vez que leio uma resenha a vontade só aumenta, e todos falam desse final, estou ansiosa para saber o que acontece.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nem quero esse livro desesperadamente…
    Amei demais a sua resenha, que me deixou ainda mais com vontade ler o livro.
    Parabéns, bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Dani, não li nada da editora ainda, acredita? E os últimos lançamentos dela tem me interessado e muito. Gostei muito desta capa, e o enredo é muito interessante e tem elementos para me agradar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Oii!

    Já vi outras resenhas desse livro que me deixaram sem ar e a sua não é diferente! Quero muito ler esse livro já faz um bom tempo e espero ler ele logo ^^ Amei a resenha! Parabéns!

    Beijos, Kamila *-*
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Minha nossa! Arrepiante! A história pela premissa, parece ser daquelas que nos prendem do início ao fim! Definitivamente eu realmente quero esse livro! Nossa! Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    E caramba, essa questão da cultura ser real e das coisas que você mencionou que fazem, caramba, assustador!

    Beijos!
    Ana.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Nossa, eu tô boquiaberta com isso que acabei de ler. Gente, que loucura.
    O livro também parece ser muito bom.
    Capa lindíssima, a Darkside arrasa sempre!
    Anotada a sugestão!

    ResponderExcluir
  18. Olá Dani!
    Nossa não esperava que esse livro fosse tão bom assim.
    Eu pensei que seria uma coisa mais pesada, mas pelo jeito vou amar a história.
    Queria muito saber se livro se casou com o garoto morto.
    Isso é uma crença muito estranha, mas cada cultura é diferente mesmo.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. olá, minha filha de 14 anos me pediu esse livro ,acha que é recomendado para esta idade? obrigado

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor