quarta-feira, 22 de julho de 2015

Resenha - John Katzenbach - E o que vem depois? - Novo Século

E O QUE VEM DEPOIS?
John Katzenbach
 Novo Século

Sinopse:
E O Que Vem Depois? - Best-seller internacional, E o que vem depois? perscruta as entranhas dos aspectos mais ocultos e sórdidos da sociedade, trazendo à tona um tema ousado e extremamente perturbador.Para Adrian Thomas, a ideia de passar seus últimos anos sucumbindo a uma doença degenerativa era mais desesperadora do que a morte em si. A caminho de casa, refletindo sobre seu fim iminente, presencia um sequestro. Uma jovem é posta num furgão e levada embora às pressas. Desacreditado pela polícia ao relatar o caso, Adrian resolve agir por conta própria… e ele precisa ser rápido, antes que não reste mais tempo.Em algum lugar obscuro, Jennifer Riggins é mantida prisioneira por um casal que mantém o site “E o que vem depois?”, no qual os usuários podem decidir sobre o destino das vítimas. Jennifer é submetida ao sadismo deles, e sua angústia é transmitida ao vivo para o deleite de milhares de mórbidos espectadores.A única esperança para esta jovem que apenas começou a viver reside nesse homem cuja vida se aproxima do fim.

Ano: 2015 / Páginas: 448
Editora: Novo Século


Resenha

E o que vem depois? Foi um livro que me chamou atenção pela capa ao vê-lo em destaque na livraria, quando li a sinopse e vi que era um reality show meio doentio no estilo de filmes snuff, fiquei interessada na leitura, pois os poucos filmes e livros que tive acesso eu gostei bastante. Até hoje não se sabe se os filmes snuff são realidade ou lenda urbana, mas é uma coisa tão doentia que espero que fique mesmo só na ficção.

Quando eu vi que o livro estava no catálogo da editora parceira Novo Século para cortesia eu o escolhi e estava muito ansiosa pela leitura, as expectativas estavam altíssimas, porém o livro não conseguiu superá-las, mas mesmo assim foi uma excelente leitura.
O livro é narrado em terceira pessoa mostrando vários pontos de vista, da menina sequestrada, da testemunha do sequestro, dos investigadores, dos sequestradores e ainda de alguns telespectadores, o que faz o leitor ter uma visão bem ampla.

A trama inicia com Adrian Thomas sendo diagnosticado com uma doença no cérebro que o faz ter alucinações e esquecimentos, e ao sair do consultório ele decide que vai se suicidar, pois já está velho e todas as pessoas que ele amava já morreram, não queria morrer sem a sua lucidez e suas memórias. Acontece que quando Adrian está chegando em casa ele se depara com uma jovem com um rabo de cavalo saindo de seu boné rosa e um urso de pelúcia preso na mochila, o que acabou chamando sua atenção ao passar por ela. Logo passa uma van branca com um casal dentro e quando ele olha novamente apenas o boné da jovem está no chão, no mesmo instante ele percebe que acaba de presenciar um sequestro.

Quando Adrian chega em casa e resolve preparar tudo para seu suicídio ele pensa que acabou de ser a única testemunha de um sequestro e que a vida da jovem depende dele, então desiste de se suicidar por um momento para poder ajudar a salvar uma vida e procura a polícia.

“O medo é a melhor coisa em nosso favor. Ele nos mantém seguros quando precisamos e nos faz ver o mundo sobre um prisma distorcido para o lado da cautela. ”

A inspetora Terri que atende Adrian e eles acabam descobrindo que a jovem desaparecida é Jennifer, e que fugiu de casa várias vezes e não levam muito a sério que ela tenha sido sequestrada e mesmo assim começam uma investigação. Adrian fica obcecado por encontrar Jennifer e vai fazer de tudo que puder para encontrá-la e finalmente poder dar um fim em sua vida.

A parte dos sequestradores é a melhor, entrar no mundo doentio deles e tentar entender os motivos que os levam a fazer isso. Linda e Michael se vêm como artistas, eles acham que os eles fazem é uma obra de arte e que nenhum artista jamais irá conseguir expressar tanta realidade e acham uma pena que não podem ser reconhecidos por isso. Jennifer é a quarta jovem que participa do reality, eles têm assinantes de todo o mundo que acompanham o dia a dia da sequestrada em tempo real, de acordo com eles é uma série que está na sua quarta temporada, e a estrela passa a se chamar número quatro.
Algumas partes também mostram o pensamento de alguns assinantes pelo mundo, pessoas doentes que sentem prazer em ver um sequestro, também é interessante analisar essas mentes doentias e os motivos que cada uma busca nesse tipo de coisa.

“Entendia que estava aprisionada, mas a natureza de seu cárcere só existia fora de sua visão. Pensou que até mesmo os piores assassinos condenados à prisão perpétua sabiam o motivo de estarem lá. ”

As cenas que o leitor consegue sentir o desespero e o sofrimento de Jennifer são perfeitas, é possível estar lá junto com ela de tão boa que é narrativa do autor. E como não se apaixonar pelo apego dela pelo seu ursinho Fofo, que foi quem estava lá junto com ela e ela se apegou mais do que nunca ao seu amigo que sempre dormiu com ela todas as noites.

“Havia algo bizarramente reconfortante em falar consigo mesma na terceira pessoa. Reforçava a sensação de estar viva, de ser quem ela era, de ainda ter passado, presente e talvez futuro. ”

O que me desapontou um pouco nesse livro foi que eu esperava que o foco fosse maior no sequestro, e ele foca muito tempo na investigação, porém não deixa de mostrar tudo que acontece no sequestro. Na parte do sequestro esperava que fosse algo com mais torturas do que foi, mas mesmo assim foi bem doentio tudo que a pobrezinha passou e não desejo isso a ninguém.  As partes de Adrian eram um pouco enfadonhas, apesar de eu gostar muito de ler sobre loucos as alucinações de Adrian com seus parentes mortos não me convenceram, e por esses motivos tirei 1 estrela na avaliação.
Sobre o final eu gostei bastante, quando livro foi chegando ao fim não consiga desgrudar dele tamanha era a adrenalina e a tensão pelo desfecho.


Recomendo a leitura para todos que gostem de livros de investigação e sequestros.

Classificação





8 comentários:

  1. Não sabia o que era snuff e fui pesquisar no Google e confesso que não é o tipo de filme e livro que tenho hábito de ler porque acredito que os telejornais já nos mostram tanta violencia que quando procuro uma leitura quero fugir disso, sei que é importante saber o que está acontecendo em nossa sociedade, mas prefiro me poupar de certas coisas.

    Mas em relação ao livro que vc resenhou, achei a trama de suspense e ação bem tensas, mas para quem gosta do estilo deve ter sido empolgante e vibrante. Uma pena suas expectativas não terem sido satisfeitas, mas isso pq vc queria mais de um determinado ponto, mas de uma forma geral parece que a história se desenvolveu bem. Enfim parabéns pela leitura.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dani!
    Pena que o livro a tenha desapontado em alguns pontos, mas ainda assim, creio que seja uma história forte o bastante pra deixarmos passar esses pontos. Também fiquei presa a capa, ao ler a sinopse desejei te-lo em minha estante. Farei assim que a grana entrar.
    Ótima resenha!
    Bjoca
    Ni

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e olhando pela sinopse e capa, não daria nada, mas mesmo com alguma criticas sobre a leitura, a sua resenha me deixou curiosa, vou dar mais uma olhada por ai, procurar outras resenhas e quem sabe ler
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esse livro, mas a capa dele me deu arrepios. Não sei se seria o tipo de leitura que eu faria, mas pode ser uma boa para alguns dos meus colaboradores.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu não conhecia o livro mas gostei da história, achei bem interessante e se tiver oportunidade irei ler.

    BJOS!
    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!!
    Nossa q livro perturbador, a começar pela capa, eu nem sabia q esse tal d snuff existia!
    Fiquei chocada, horrorizada com a possibilidade disso ser real!
    Q pena q o livro desapontou, acho q também gostaria de o foco ser mais no sequestro, apesar de gostar dessas coisas de investigação!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Daniele, tudo bem??
    Curti muito a premissa dessa história, infelizmente não veio esse livro para eu escolher a leitura, se não eu me lembraria dele, mas de qualquer forma anotei essa dica, para uma próxima oportunidade... a história parece ser bem interessante, mesmo com algumas partes maçante do Adrian... na verdade eu fiquei mais curiosa sobre o que acontece durante o sequestro e com a garota, já que a capa parece retratar o local onde ela está e o desespero em que ela se encontra... o que levou os sequestradores a escolher a vítima e tudo mais... não sei se isso é bem explicado no livro, ,as fiquei bem interessada em descobrir... Xero!

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Gosto bastante de narrativas que tem investigação na trama e fiquei curiosa com a premissa desse livro. O lance do sequestro me deixou curiosa com a obra e esse desfecho eletrizante também. Eu daria uma chance para esse livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor