sábado, 13 de junho de 2015

Resenha: Vango - Entre o Céu e a Terra - de Timothée de Fombel

Vango 
Entre o Céu e a Terra - Livro 1
Timothée de Fombelle
Editora Melhoramentos


Sinopse: Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço.

Resenha

Vocês não imagina a  alegria desta pessoa que vos fala, quando a mesma descobriu que a editora Melhoramentos desejava enviar o livro Vango para ser resenhado pelo Cia do Leitor. E essa felicidade aumentou ao descobrir que seria eu à recebê-lo! Confesso que não conhecia o livro antes do contato, mas mal li a sinopse do livro e eu já queria ter ele nas minhas mão para começar a leitura. E depois que o descobri, ele ficava me perseguindo em todas as livrarias em que entrava, só para torturar!

Como a própria sinopse diz, Vango é um jovem misterioso, e bota misterioso nisso. A estória se inicia em Notre Dame, onde Vango está aguardando para ser ordenado padre, mas tudo muda drasticamente quando a polícia chega querendo prender Vango. Por que ele está sendo perseguido? Bem, isso eu não vou revelar (não gosto de spoilers, muahahahaha…). Mas isso é só o inicio da estória, literalmente. Ainda estamos no início do livro e já temos uma perseguição alucinante por Paris, e como não fosse suficiente a polícia tentando pegar Vango enquanto ele escala a igreja de Notre Dame, eis que surge um misterioso atirador, que está tentando matar Vango a qualquer custo. E você está pensando que acabou? Nada disso, porque além da polícia e do atirador, existe mais uma pessoa naquela praça que estava ali somente por causa dele. Uma misteriosa jovem que até momentos antes estava chorando devido a ordenação de Vango, mas que não pensa duas vezes antes de iniciar uma perseguição ao atirador que está tentando matá-lo.
- Perdoe-me - suplicou Vango novamente. 
- O que quer que eu perdoe se você não fez nada? 
No momento em que o delegado Boulard, bem atrás, pôs a mão no ombro do garoto, Vango respondeu ao cardeal: 
- Me perdoe por isso...
Ufa, e como eu disse, tudo isso é apenas o começo. Esse assassinato e a perseguição da polícia é nada em comparação a todas as aventuras que Vango já teve e que ainda terá. Pois ele afirma que está sendo perseguido por pessoas desconhecidas nos últimos 5 anos. Antes, todos simplesmente o rotularam de paranóico, mas uma paranóia não tem arma e sabe atirar. No final das contas ele estava correto, Vango está realmente sendo perseguido, mas por quem?
Pequenos milagres podem acompanhar grandes desgraças. Era isso o que Vango sempre pensara. Bastava ter confiança.
E mais uma vez, isso não é tudo. Ao longo do livro vamos descobrindo mais sobre esse jovem que fala diversas línguas, não parece ter uma família ou origem definida, mas que aparentemente todos conhecem. Vango tem os mais diversos tipos de amigos, em diversos países, e a história dele e desses amigos estão interligadas em tramas separadas e ao mesmo tempo interligadas. Que acabam afetando não somente à eles, como também à história da época.
Um instante foi o suficiente. Vango compreendeu tudo. A mancha era uma mancha de sangue. (…) O homem deitado na cama estava morto.
A história se inicia no período entre guerras (entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais), um período conturbado da história humana, que estava apenas aquecendo para os verdadeiros horrores que estavam prestes a serem cometidos durante a Segunda Guerra. Os Nazistas estavam tomando poder na Alemanha e os facistas na Itália, enquanto isso na Rússia, Stalin estava no topo, matando qualquer um que ele considerava inimigo ou ameaça.
Existem pessoas que nos dão vontade de sair navegando para bem longe e, de preferência, por muito tempo.
Aí você me pergunta, o que isso tem a ver com Vango? Aparentemente tudo! Nós não sabemos o passado de Vango, tudo que sabemos sobre ele é que um dia ele e sua babá, Mademoiselle, apareceram misteriosamente em uma ilha próxima à Sicília, na Itália. Sem revelar nada do passado de ambos, Mademoiselle passa a criar Vango naquela ilha, mas não demora muito tempo para que ele finalmente ganhe o mundo. E conforme vai viajando, inclusive desbravando os céus dentro de um dirigível, Vango faz inúmeras amizades, embora nunca revele nada importante sobre si próprio. E ao longo dos anos ele já está ligado à diversas histórias distintas, formando aquelas tramas que já havia falando antes. Então no final das contas, Vango de alguma forma acaba envolvido com personalidades históricas (reais) daquele período. 
Vango relaxou os dedos que o prendiam à rocha. Esse gesto decidiu seu destino. Ao se deixar cair na casca de noz de Pippo Troise, Vango embarcara numa vida de tempestades.
E quanto mais as pessoas tentam descobrir sobre o passado de Vango, mais confusas elas ficam. O passado dele é uma caixa de segredos e nunca se sabem quem e quais segredos podem saltar lá de dentro.
Agora resta saber se Vango conseguirá provar sua inocência, descobrir quem o está perseguindo e manter a si próprio e aqueles que ele ama à salvo. E principalmente, descobrir quem ele é de verdade.

Esse livro sem dúvidas é empolgante. Com uma narrativa vibrante do início ao fim, você não conseguirá ficar muito tempo longe dele. O livro possui diversas estórias à parte da do Vango, de outros personagens. E esses outros personagens são tão interessantes quanto o protagonista. E é impressionante que, embora existam tantas tramas e caminhos distintos no livro, tudo se encaixa perfeitamente. O passado de Vango é um verdadeiro quebra-cabeça que é aos poucos revelado ao leitor. A narrativa  dá saltos no tempo, ora estamos no presente de Vango ora no seu passado. E é desbravando o seu passado que vamos descobrindo a ligação dele com os outros personagens.

Com perseguições, conspirações e espiões, Vango é quase um 007 ninja. Ele é um personagem forte, embora também seja muito inocente. E é claro, ele é muito esperto! Por diversas vezes ele deixa os seus perseguidores comendo poeira e mostrando que não é uma tarefa fácil conseguir pegá-lo. A perseguição ao Vango cruza diversas fronteiras e as fugas dele são sempre espetaculares!
Muitos dos outros personagens apresentados nesse livro são pessoas reais, e você aprenderá mais sobre elas no final do livro, onde existe um capítulo (como se fosse um apêndice) com detalhes sobre os aspectos reais dentro da estória. Outra coisa muito legal no livro é que o Brasil é citado diversas vezes, pois está na rota do dirigível Graf Zeppelin, no qual Vango viajou e que é tão importante na estória.
- É porque mudamos de opinião que conquistamos o céu, sabe disso, Herr Kreisleiter. Um pequeno conselho de um homem sábio: nunca irá muito alto se não mudar de opinião.
A edição do livro faz jus a essa estória tão encantadora. Com uma capa espetacular e as minhas amadas páginas amareladas, não há do que reclamar. E esse livro tem um diferencial, a cor da fonte não é preta e sim vinho!!! Além desse detalhe fabuloso, o livro tem outros diferencias, dentre eles temos fotos reais de pessoas, lugares e do dirigível Graf Zeppelin! O capítulo especial no final do livro é ainda mais caprichado! 
Então fica aqui o meu agradecimento à editora Melhoramentos por trazer essa obra tão rica para o Brasil e também por nos dar à oportunidade de resenhá-lo!

Eu dei 5 estrelas para o livro e sem dúvidas o recomendo. É uma ótima obra literária de fantasia e mistério, rica em todos os aspectos, desde a trama e os personagens até os mínimos detalhes históricos. Ela nos permite viajar através de tempos tão marcantes da história mundial e através de diversos países. E nos mostra como as pessoas podem se unir apesar das diferenças e das adversidades.
Não tem como não gostar desse livro! Eu vou estar esperando ansiosamente pelo segundo (e último) livro. E já criei várias teorias e não vejo a hora de descobrir se elas estão corretas! E é claro, não poderia faltar a pergunta: por que esse livro ainda não virou filme?

Divirtam-se e boa leitura!

Classificação



Book Trailer


Sobre o autor

Timothée de Fombelle nasceu em Paris em 1973, escrevia principalmente peças de teatro. Depois de uma premiada carreira como dramaturgo, teve sua estréia na literatura em 2006, com Tobie Lolness. O livro foi traduzido para mais de 22 línguas e fez o autor transformar a literatura para jovens adultos na sua principal ocupação profissional. Vango: Entre o céu e a terra é a primeira parte do novo romance do escritor (dividido em dois volumes).




Tcharaaaaammmm!!!!
Um bom livro jamais deve passar despercebido!


RESENHA PREMIADA

Para alegrar e agitar a galera depois dessa incrível resenha, a Editora Melhoramentos junto com o Cia do Leitor, vão sortear um exemplar de VANGO - Entre o céu e a terra. Veja como é fácil participar!


Siga o blog e Deixe um comentário significativo nesta postagem

Clique no link abaixo e siga as regras restantes.



O término da promoção será dia: 12 de Julho
Boa sorte!!!





29 comentários:

  1. Muito bom, li muitas resenhas falando muito bem do livro e achei bastante interessante

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha! Um longo caminho para Vango, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  3. Também recebi este livro e vou começar a ler em breve, sua resenha me deixou ainda mais ansioso. :D

    Tem Meu Tamanho - Estilo, Música e Decoração

    ResponderExcluir
  4. Que resenha divina. Fiquei super curiosa para desvendar todos os segredos de Vango.
    Quero muito poder ler o livro em breve.
    suquinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa que história interessante, curto muito fantasia e mistério, parece bem eletrizante e envolvente, fiquei doida pra ler esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Estou com esse livro para ler sei que vou gostar muito só pela forma como a Patrícia relatou para nós. Sua emoção pela leitura está traçada em sua resenha.
    Boa sorte para todos e parabéns a Patricia pela resenha, e a Cia do Leitor pelos 4 anos,
    Beijos, Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  7. A vida de Vango é pura adrenalina! Você diz na resenha que o livro contém partes de perigo, suspense!! Mas lendo a resenha, eu ri sozinha, principalmente na parte em que há uma jovem chorando devido ele está sendo ordenado a padre!! Rsrsrs. E por que será que ele está sendo perseguido pela polícia e o atirador?! Mistério!! Quero desvendar esta história!! A resenha ficou perfeita e me aguçou mais ainda a curiosidade para ler este livro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, tem partes que realmente são engraçadas. Mas esmo nessas partes, eis que surge uma perseguição implacável, uma fuga alucinante, etc.
      bjs.

      Excluir
  8. O Vango está passando por um momento difícil!! Por que ele está sendo perseguido pela polícia e por um atirador? O livro parece ser muito bom e ele está muito bem comentado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses mistérios ficam nos prendendo, como conseguir largar o livro sem saber a resposta?
      Bjs.

      Excluir
  9. Olá
    Fiquei muito interessada por esse livro, pois é tipo de historia que mais gosto.
    Além de teros uma historia cheia de misterio e suspense, podemos entender melhor esse período que passa historia, sendo entre duas guerras mundiais.
    Esse mistério envolvendo Vango e a personagem que chora por ele me deixou muito curiosa, ainda mais por todos conhecerem ele.
    Parece ser um livro incrível, com segredos, drama e romance.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa personagem que chora também tava me matando de curiosidade no início do livro. Mas tem outros mistérios que vão ser ainda piores, hahaha.
      Bjs.

      Excluir
  10. Este livro tem uma trama bem instigante e empolgante. Pelos seus comentários na resenha e alguns trechos mencionados aqui do livro, já deu pra ter uma ideia do que me aguarda. Gostei muito do que li na sua resenha. Vou adicioná-lo na minha lista de leitura. Não esperava apreciar tanto assim. Ansiosa pra ler e saber o final.
    Beijos.
    Elizabeth Machado de Salles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, e espero que você goste tanto quanto eu.
      Bjs.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O Vango está passando por um momento difícil!! Por que ele está sendo perseguido pela polícia e por um atirador? A jovem Ethel é que parece ter ficado muito feliz por Vango não ter sido ordenado a padre!! O livro é meio cômico pelo que li lendo na resenha!! O livro parece ser muito bom e ele está muito bem comentado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em certas partes ele é realmente engraçado, o humor não pode faltar em uma boa estória.
      bjs.

      Excluir
  13. Pela tua resenha parece que a estória nos envolve totalmente e é bastante interessante. Gostei muito da tua resenha e quero sim ler logo este livro.

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei bastante, não tinha tido interesse em lê-lo ainda,li algumas resenhas que não me agradaram em nada, mas depois da resenha o interesse bateu.
    Achei interessante os trechos citados.

    beijos
    Isabela Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, um livro pode ser amado por uns e odiados por outros. As vezes eles nos tocam e outras não. Mas creio que esse livro irá agradar a todos que gostam de fantasia e mistérios.
      Bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor