quarta-feira, 17 de junho de 2015

Resenha: Por favor, cuide da mamãe - de Kyung-Sook Shin

Por favor, cuide da mamãe
Kyung-Sook Shin
Editora Intrínseca


Sinopse: Park So-nyo, 69 anos, mãe de cinco filhos, desapareceu. Ao chegar a Seul para visitá-los, saindo de sua aldeia com o marido, com quem é casada há mais de 50 anos, ela é deixada para trás em meio à multidão em uma plataforma da estação de metrô. Como fez a vida toda, ele simplesmente supôs que a esposa o seguia. Essa é a última vez em que Park é vista. Começa então a procura, liderada pelos filhos e o marido, que se transforma em uma exploração emocional repleta de remorso e marcada pela triste descoberta de uma mulher que ninguém nunca conheceu. Narrado pelas vozes de uma filha, de um filho, do marido e da própria mulher desaparecida, Por favor, cuide da Mamãe é, ao mesmo tempo, um retrato da Coreia do Sul contemporânea e uma história universal sobre família e amor.

Resenha
Você foi pega desprevenida. Jamais pensara em Mamãe separada da cozinha. Mamãe era a cozinha e a cozinha era Mamãe. Nunca se perguntou se Mamãe gostava de ficar na cozinha
Por favor, cuide da mamãe conta a estória da vida de Park So-nyo, mas não do ponto de vista dela. A estória é narrada principalmente pelos filhos dela, e é através dos olhos deles que vemos diversas facetas desse mulher tão forte. Sonyo nasceu em uma cidade/aldeia do interior da Coreia do Sul, quase na fronteira com a vizinha Coreia do Norte. Ela sempre foi uma mulher simples, sem educação formal. Tendo de se casar muito cedo, devido ao medo de que fosse sequestrada pelo os inimigos do norte, Sonyo nunca pode realmente realizar os seus sonhos.

Desde muito cedo ela se viu cuidando de sua família e a cada vez mais abrindo mão de seus próprios desejos. Por ser uma família extremamente humilde, cada dia era uma verdadeira luta na vida desse mulher. Ela nunca fez corpo mole e sempre deu tudo dela para alimentar e cuidar dos seus filhos e do marido da melhor forma possível. Ela fez questão de dar para os seus filhos a educação que lhe foi negada. E nunca pensou duas vezes na hora de dar o alimento para os seus filhos e ter de passar fome.
Diante de tantos sacrifícios é compreensível que você esteja pensando que os filhos dela a respeitavam muito. Só que isso não é verdade.
Os filhos cresceram, se formaram, se mudaram para a cidade grande e ignoraram todos esses sacrifícios feito pela mãe deles. E então acontece que um dia, quando ela vai a Seul para visitar seus filhos junto com o marido, ela se perde na estação do metrô. O marido, outro que não reconhece a mulher incrível que ela era, só percebe muito tempo depois que ela não está mais o seguindo. E aí que começa o drama dessa famíla.
Existe o ditado que diz que você só dá valor para algo depois que o perde. E é isso que acontece com essa família. O desaparecimento de Sonyo os força a encarar a dura realidade de que pouco sabem da mulher que cuidou deles durante décadas e o fato de que eles não lhe davam o devido valor. Sempre a pondo de lado, muitas vezes por vergonha, esses filhos agora começam a relembrar seus passados e a refletir como Sonyo foi determinante para que eles tenham chegado aonde chegaram. E com essa conclusão vem a culpa. Uma culpa terrível, pois agora ela não está mais por perto para que possam se desculpar e agradecer por tudo. E essa culpa vem acompanhada do medo causado pela incerteza de não saber o que aconteceu com ela.
Por favor, cuide da mamãe é um livro extremamente tocante. Você irá odiar os filhos e o marido de Sonyo e respeitar essa mãe que é uma verdadeira heroína. E conforme você vai lendo, você começa a refletir sobre a sua própria mãe, dos sacrifícios que sua mãe fez por você. E começamos a perceber que muitas vezes acabamos agindo como os filhos de Sonyo, que tanto odiamos no livro. Encaramos todos os gestos de amor de nossos pais como coisas naturais e muitas vezes não agradecemos como deveríamos, não damos o devido valor. Por diversas vezes você irá simplesmente querer sair correndo, de seja lá onde você estiver, em direção a sua mãe, envolvê-la em um abraço de urso, agradecer por tudo que ela já fez por você e dizer que a ama muito.
E isso que esse livro faz, ele nos força a encarar a brevidade da vida e a dar valor ao que realmente importa.
A capa do livro é um espetáculo à parte. Seguindo uma arte oriental, a capa é uma das mais lindas que já vi.
Então prepare os lenços e boa leitura.
Classificação

Sobre a autora
KYUNG-SOOK SHIN, autora de diversos romances e uma das escritoras mais lidas e aclamadas da Coreia do Sul, recebeu os prêmios Manhae Grand de Literatura, Dong-in Literary, assim como o francês Prix de l'Inaperçu. Por favor, cuide da Mamãe, seu primeiro livro lançado no Brasil, foi publicado em 23 países e já vendeu mais de 1,5 milhão de cópias. Shin divide seu tempo entre Seul e Nova York, onde atualmente é professora visitante na Columbia University.




2 comentários:

  1. Ola, amei a resenha, não conhecia a autora mas já estou pesquisando mais sobre, também gostei da capa e fiquei curiosa com a historia ja entro para minha lista de compra kkkk bjks e parabéns

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor