quinta-feira, 25 de junho de 2015

Resenha: Minha pequena, grande mulher - de Simone Fraga - Qualis Editorial


Minha Pequena, Grande Mulher é o primeiro livro de uma série (Para Amar e Proteger) da autora Simone Fraga e eu enamorava a obra enquanto ouvia a autora destrinchá-lo em um evento que aconteceu aqui no Rio de Janeiro, promovido pela Editora Qualis, a mesma editora que semanas depois me presenteou com o livro para leitura e resenha a fim de concretizar a parceria formada. Quero antes de prosseguir, me desculpar por atrasar a resenha tanto tempo, visto que passei por situações inesperadas e muito desagradáveis das quais me tiraram por um boooom tempo de minhas atividades no blog. Mas, cá estou e vamos colocar tudo nos eixos novamente.

MINHA PEQUENA, GRANDE MULHER
Simone Fraga
Qualis Editorial

Sinopse: Minha pequena, grande mulher - Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história... 

Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama.

Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação, serão fortes o suficiente para resistir e vencer o passado, e a violência que ela ainda terá que enfrentar?

Resenha:

Julia, uma jovem mulher com um passado destruído pela violência e perdas. Nascera em meio ao caos, sua mãe mesmo grávida era agredida e violentada por seu padrasto e seus capangas, por sorte nascera livre de sequelas, mas cresceu presenciando toda a violência. Após a morte de sua mãe, as atenções foram voltadas todas para Julia, que tornou-se a herdeira de toda a fortuna da família Harrison. Fortuna essa motivo principal de tantos maus tratos e desejo doentio de destruir todos que impedisse Jorge Brandeck de obter o que queria. Seu raro momento de conforto e segurança acontecia quando Julia fugia da casa de seu padrasto para refugiar-se nos braços de seu melhor amigo Lucas Tuner.


Uma reviravolta tira temporariamente Brandeck de seu caminho. Sr. Alfredo, seu tio, consegue a guarda de Julia, para alegria e alívio da própria. Mas, nem tudo são flores...

Julia já adulta, assume seu posto de empresária nas redes de Hotéis Harrinson, conta com o apoio de Sr Alfredo e Thomas, seu novo melhor amigo. Mas algo a incomodava, ainda não se sentia protegida, sentia que era constantemente perseguida e vigiada, sabia que mais cedo ou mais tarde algo de ruim aconteceria. E isso, Sr Alfredo estava disposto a não permitir que acontecesse. Como ultima cartada, ele contrata a maior e melhor empresa de segurança pessoal, administrada e supervisionada por nada menos que Lucas Tuner.

É nesse momento que as vidas de Julia e Lucas irão se encontrar novamente e dessa vez, não existia mais a inocência e fragilidade de duas crianças assustadas , e sim a maturidade e sensualidade de duas pessoas que se desejam desde sempre.

Impressões:

O que dizer de Minha Pequena, grande mulher?

Enquanto a autora apresentava para os leitores a sua obra, eu dizia pra mim mesma, quero ler esse livro. Eu sabia que se tratava de um New Adult, mas também sabia que teria cenas de ação, com muita adrenalina, achei perfeita essa mistura, gostei da ideia e mergulhei de cabeça.

Enquanto lia a obra, percebi que a autora cumpria o seu papel. De fato, já nas primeiras páginas deparei com uma protagonista independente, vivendo situações difíceis mas com a força de mil guerreiras. Ponto pra Julia! Mas, mesmo com toda coragem que possuía, era frágil quando o assunto era a sua própria segurança, por isso tinha que ser protegida do pior. Foi quando surgiu Lucas Tuner, o homem perfeito. Além de ser um grande amigo de infância, Lucas era o homem pelo qual ela percebera estar apaixonada, e era recíproco esse sentimento desde a época que ainda garoto já possuía o dom de protegê-la e cativá-la com carinho. 

Lucas tornara-se um homem lindo e obstinado, não perdera os dons do passado, mas acrescentara em suas qualidades o poder da sedução e os "gostos peculiares".

A autora tinha nas mãos os elementos certos para transformar Minha Pequena, Grande Mulher em um livro memorável, um ótimo enredo, personagens cativantes e erotismo. Só que, a responsabilidade de manter os personagens em uma harmonia erótica, tirou o foco da trama, que era muito boa e o livro passou a ser apenas YA, tendo alguns raros momentos de ação, a mesma que me deixou muito empolgada nos primeiros capítulos. Devo ressaltar que desde o inicio era esse o objetivo, criar um livro Young Adult com uma pegada de ação, e não o contrário. Eu que exigi demais da obra, então ...

Eu vibrava quando o padrasto ou seus capangas apareciam pra aterrorizarem Julia e qualquer um que se aproximasse dela pra ajudá-la. Não posso dizer o mesmo de Julia, Lucas até tentou, foi atencioso, protetor, carinhoso, fez a mulher gemer sem sentir dor, ou quase isso, mas percebi ela que relaxou demais quanto a sua coragem e força, depois que lucas tomou as rédeas e passou a chorar por tudo, há todo momento. Isso me frustou! Mas, Lucas salvava o dia e a gente sorria pra vitória. ^_^ 

Percebi também que com o passar dos capítulos o casal estava empolgadinhos demais a ponto de não fazer mais nada na vida que sexo peculiar, 1000 volts de sexo detalhado e bem descrito! rsrs. Não que eu seja contra, como disse, eu sabia que era uma história erótica e que a mesma girava em torno do casal beeeeem quente, sabia que a trama era apenas um plano de fundo. Mas, eu sinceramente ansiava por mais ação, e toda vez que os antagonistas apareciam, já ficava agitada (eram muitos antagonistas). Já diziam das novelas de Janete Clair, os vilões sempre roubam a cena. É verdade isso..rsrs 

Me encantei com os personagens secundários, Jony, Amarilis, eles esbanjavam segurança, maturidade e companheirismo. Me apaixonei por Juju (filha de Lucas). Nossa, Juju era uma fofa, muito esperta e única! Ponto pra Juju!

Há quem compare MPGM com a série 50 tons de cinza devido aos fetiches e submissão, mas devemos considerar que esse tal fetiche já existia bem antes dos livros citados. O problema é que antes existia a censura, tudo era pudor, não era exposto como hoje. E aproveitando essa liberdade, os autores estão finalmente colocando pra fora os fetiches sem medo. E parece tudo muito igual, mas não é, pois os enredos são diferentes. E se for falar de plágio, ou mesmice, para conhecimento da galera existe um filme de 2002 que pode ter servido de inspiração a autora E.L James, Secretary e por acaso o nome do protagonista também é Sr. Grey... Então, vamos parar de comparar uma obra com outra, apenas desfrute do livro sem preconceitos e deliciem-se com Lucas Tuner.

Mas, ao final, percebi que Minha Pequena, Grande Mulher, descreve a história de tantas mulheres espalhadas por esse mundão de Deus, que estão a mercê da própria sorte, sofrendo maus tratos, vivendo ou sobrevivendo de agressões desde o berço. E não tem um Lucas Tuner pra ampará-las, amá-las e protege-las. Muitas vezes, os agressores são presos e quando voltam já estão com sede de vingança e quando se concretiza, não podemos voltar atrás. Ninguém pode ser forte diante de tamanha dor, crueldade e pressão sofrida por Julia, como exigi tanto dela! Sim, no final das contas tenho que concordar que eu não sobreviveria um terço do que ela passou, portanto. Ponto pra Julia e palmas pra ela!


Parte Técnica do livro:

A Capa é linda e bem insinuante, expressa exatamente o que iremos encontrar no livro. Diagramação perfeita e a cada capítulo iniciado, temos a figura de algemas decorando e simbolizando o casal quente e no capítulo final é substituída por uma rosa que também tem igual função na simbologia. Me recordo de ter encontrado apenas dois errinhos de edição, nada que prejudicasse a leitura. O livro possui 336 páginas divididas em 26 capítulos. 

Não apreciei o subtitulo no rodapé das páginas, porque na empolgação da leitura eu sempre atropelava tudo e terminava lendo o título ao invés de mudar para a próxima página. Isso meio que quebrava o clima. 

No geral, é um livro quentíssimo e segue esse ritmo a todo vapor até o fim, o casal tem muita química, e Lucas é o salvador em todos os sentidos. Indico aos amantes de Ya, e alerto que tem cenas de deixar o queixo no chão de tão ousadas e explícita. Portanto, não o indico para menores de 18 anos.

Parabéns Simone Fraga.



3 comentários:

  1. ops... e não é que há frases que colam na cabeça: "1000 volts de sexo detalhado e bem descrito"... aí a gente volta ao início da resenha e começa a ler tudo de novo, com atenção redobrada. rsrsrs. brincadeirinha querida Ni.
    gosto de livro com pegada sim, mas minha praia é outra. apesar dos pesares sou daqueles que gosta de um bom personagem secundário, desses que não apenas passam pela trama, mas que acrescentam.
    o livro possui qualidades e é brasuca, vale a leitura. dica anotada por causa de sua minuciosa resenha. parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Não consigo mais ler esse tipo de livro, li Cinquenta tons, Toda sua e alguns poucos New Adults e já deu, mas para quem gosta é mais uma opção. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Nizete,
    Não é meu gênero literário, mas sei que minha namorada vai apreciar bastante o livro.
    Irei anotar pra presenteá-la.
    abs
    Kelvin

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor