terça-feira, 16 de junho de 2015

Resenha - Gayle Forman - Apenas Um Dia (Livro 1)

Apenas Um Dia
Gayle Forman
Editora Novo Conceito

Sinopse

A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos

Ano: 2014 / Páginas: 384
Editora: Novo Conceito


Resenha


"Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em apenas um dia."

Confesso que não sou muito fã de romance se não tiver um drama no meio, e se esse livro não fosse escrito pela Gayle Forman autora do famoso livro Se eu ficar, que eu amo, jamais teria lido, a sinopse não me chamou atenção e me pareceu ser apenas um romance normal de sessão da tarde, mas como eu me apaixonei pela escrita da Gayle Forman na duologia Se eu ficar resolvi dar uma chance ao livro e acabei ganhando de uma amiga. Estava aguardando o momento certo para ler, até que a editora Novo Conceito parceira do blog anunciou o lançamento do livro Apenas Um Ano, que é a continuação deste e resolvi pedir de cortesia e senti que era a hora certa da leitura. Como é uma duologia nada de sofrimento para esperar mais continuações.

Não sei muito bem como falar desse livro sem soltar spoiler então vou tentar contando apenas o comecinho e ocultando o mistério envolvido na trama.

O livro é narrado pela Allyson, uma jovem de dezoito anos que antes de começar a faculdade está em viagem pela Europa com sua melhor amiga, a viagem foi cedida pelos cedida pelos seus pais como um presente de formatura. Era para ser a viagem dos sonhos de qualquer pessoa, mas Allyson não conseguiu ver nada demais nos tão falados pontos turísticos europeus e achou a viagem decepcionante (quase matei ela, como assim ela não gostou da Europa?), e ainda por cima elas não puderam ir a Paris pelo tour devido a uma greve dos controladores de voo, então resolvem ir de trem a Londres visitar a prima Mel por três dias.

Quando as Allyson e Melanie estão na estação de trem elas encontram ninguém menos que Willen, um jovem que elas viram na noite passada interpretando uma peça de Shakespeare de um teatro alternativo gratuito. Willem havia jogado uma moeda para Allyson quando interpretava. Logo Allyson e Willem começaram a conversar enquanto tomavam café da manhã na estação. Willem disse que Allyson parecia Lulu, uma atriz de cinema mudo muito falado e assim a ficou chamando, sem saber seu verdadeiro nome e Allyson gostou da ideia.

Quando Willen fica sabendo da frustração de Lulu de não poder ir a Paris ele resolve convidá-la para irem de trem por apenas um dia e Lulu fica muito tentada a aceitar pois o belo jovem já estava a conquistando mesmo em tão pouco tempo. Mesmo morrendo de medo de ele ser um serial killer ou sequestrador ela acabou aceitando.
"Neste momento, tenho a impressão de que o trem não está me levando a Paris, mas a algum lugar completamente novo.”
Bom, vou parar por aqui porque a partir de agora já acho que tudo é spoiler, só adianto que vai acontecer uma coisa tensa nessa viagem e que o livro como eu pensava não se passa em apenas um dia e sim em uma ano conforme o título do segundo livro, que aliás é narrado pelo Willem.
"Se o tempo pode ser fluido, então talvez algo que seja apenas um dia possa continuar para sempre.”

Minhas Impressões

O livro é uma delícia de ler embora a segunda parte eu achei que ficou um pouco cansativo e poderia ter sido mais resumido. Nesse livro vamos conhecer uma jovem que busca a si mesma, que está cansada de fazer de tudo para agradar os pais e nessa viagem ela acaba meio que se reencontrando na Lulu.

Como o livro é narrado pela Allyson vamos acabar a leitura cheia de questionamentos que só serão desvendados no ponto de vista de Willem, na continuação.

Sobre o final só posso dizer que é desesperador, ainda bem que eu aguardei para ler quando a continuação já estava em minhas mãos e aconselho a vocês fazerem isso também.

Foi muito gostoso desfrutar as páginas deste livro regada a cultura, cheia de citações de Shakespeare e tendo a Europa e principalmente Paris de plano de fundo.

Recomendo a leitura para quem gosta de um bom romance.

Classificação







5 comentários:

  1. Oi Danielle, tudo bem?
    Eu acabei comprar este livro, e assim que ele chegar pretendo me jogar nesta leitura. Recebi o segundo de parceria e como você falou, já posso embalar e ler os dois de uma vez só.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Você realmente não aguenta esperar por uma continuação, está ficando mal acostumada. Não ando no clima para romances, mas "um dia" irei ler. Apesar que esse tal mistério está me perturbando, agora fiquei curiosa para saber o que diabos irá acontecer e que final é esse que te deixou tão desesperada.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsrsrs Odeio esperar até porque o tempo passa eu esqueço detalhes.

      Excluir
    2. rsrsrsrsrs Odeio esperar até porque o tempo passa eu esqueço detalhes.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor