quinta-feira, 28 de maio de 2015

Resenha: Uma curva no tempo - de Dani Atkins - Editora Arqueiro


Uma curva no tempo
Dani Atkins
Editora Arqueiro


Sinopse: A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?

A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?

Resenha

Alguns dias antes de receber o email com os lançamentos disponíveis da nossa parceira Arqueiro, eu havia visto esse livro em pré-venda na Saraiva e quase comprei. Além da capa chamativa, a sinopse do livro me conquistou de primeira. Então nem preciso dizer como fiquei feliz ao ver esse livro entre os disponibilizados. E nem vou entrar em detalhes sobre a pancadaria entre a Dani e eu para decidirmos quem iria resenhar o livro… Mas vamos ao que interessa!
Pensei que a expressão sombria no rosto de Jimmy fosse apenas uma reação natural ao comentário desnecessário de Matt, que realçava a diferença de origem dos dois. E talvez em parte fosse isso mesmo. Mas não só. Havia mais… embora eu ainda fosse levar muito tempo para entender.
A vida de Rachel muda completamente durante um jantar de despedida com seus amigos aos 18 anos. Em questão de poucos minutos, um terrível acidente modifica todo o rumo da vida que ela havia planejado para si mesma. Seu melhor amigo Jimmy, que conhecia desde criança, morre para salvar a sua vida e após esse fato, toda a sua vida começa ir de mal à pior. Se sentindo culpada pela morte de Jimmy, de quem ela parece não conseguir viver sem, ela rompe o seu namoro com Matt, desiste de ir para a faculdade e se contenta com uma vida sem perspectivas.
A culpa me cortou como uma facada. Era minha culpa que ela estivesse assim. Minha culpa que tivesse perdido seu filho.
Agora, 5 anos após o acidente, Rachel tem de voltar para sua cidade natal para o casamento de sua melhor amiga, Sarah. E ela agora se vê obrigada a enfrentar os amigos que tem evitado, incluindo o seu ex-namorado. Mas essa não é a única preocupação que ela tem. Devido à um ferimento sofrido na cabeça na noite do acidente, Rachel agora está tendo terríveis dores de cabeçaa, as quais deveria ter relatado para o seu médico, mas que ela escondeu de todos. E além disso tudo, mais de uma pessoa afirma para ela que Jimmy na verdade sempre fora apaixonado por ela. Então ela começa a se questionar se isso era realmente a verdade e começa a contemplar o seu próprio luto de 5 anos com outros olhos.
Eu havia acreditado que, com o passar dos anos, alcançara um ponto de aceitação, mas percebia agora que tudo o que fizera fora passar uma fina camada de fingimento sobre uma ferida aberta. Naquele momento, eu era incapaz de proferir palavras; só conseguia me balançar lentamente para a frente e para trás, ajoelhada, repetindo o nome dele sem parar.
Após uma noite tensa ao jantar com seus antigos amigos, Rachel decide finalmente encarar a morte Jimmy, indo visitar o túmulo dele pela primeira vez. Mas eis que durante essa visita, de noite, ela tem um ataque terrível de dor de cabeça e acaba desmaiando. E é a partir daí que uma nova história começa para Rachel.
Eu precisava dele agora, nesse momento, mais do que nunca; ouvir sua voz, ver aquele sorriso que estava sempre em seus olhos ao se voltarem para mim.
Quando acorda no hospital, Rachel espera encontrar um pai doente (com câncer) e aflito e alguns amigos preocupados. O que não esperava encontrar era um pai saudável e aflito e amigos preocupados, incluindo Jimmy.
Do nada ela se vê em uma realidade completamente diferente daquela da qual veio, onde tudo deu certo em sua vida, seu pai não está doente, ela se formou em jornalismo, ela está noiva de Matt e principalmente, Jimmy está vivo. Ela não sabe o que aconteceu, ou que está acontecendo, mas de alguma forma, nessa nova realidade, o acidente de 5 anos atrás teve um desfecho completamente diferente.
Deus, se ele era um fantasma, era um bem mandão. E aquele dedo sobre minha boca parecera tão forte… tão real.
Rachel começa então a investigar, tentando descobrir o que realmente aconteceu. Estão tentando empurrar uma estória de amnésia para cima dela, mas ela não vai aceitar isso como verdade. E ao mesmo tempo ela tenta convencer outros que as suas memórias não são consequência de um trauma na cabeça.
Ela precisa compreender o que aconteceu se quiser saber como voltar para a sua vida original, mas será que ela realmente irá querer voltar? Será que na verdade tudo não passa de um sonho, mas nesse caso, qual das duas vidas é o sonho?
Quando é que um sonho se torna um pesadelo?
Uma curva no tempo é um livro lindo e super rápido de se ler. Você se apaixonará pelo Jimmy logo de cara e não conseguirá entender porque diabos a Rachel está namorando o Matt. O Jimmy é um completo fofo que você vai querer levar para casa e ficará muito feliz por ele estar vivo novamente e ficará muito tensa com medo que tudo desapareça em um piscar de olhos. Eu, por exemplo, fiquei mais assustada com essa possibilidade do que a própria Rachel. O livro não tem nenhuma trama ultra complexa sobre viagens no tempo ou dimensões paralelas, mas sem dúvidas é um ótimo livro. Consegui, ao longo da leitura, visualizar um filme com perfeição, vou até ficar de olho em uma possível adaptação. A narrativa é super fluida, você vai virando uma página após a outra e magicamente um dia inteiro passou e você nem ao menos percebeu. Queria que o livro fosse maior só para poder ter mais um pouco do Jimmy… já estou com saudades. Em tempo em que muitos livros são em série, é sempre bom ler um livro que seja único.
Assim era Jimmy; o garoto que me amara quando éramos crianças e o homem que havia se tornado. Eu podia confiar nele com relação a tudo. 
O trabalho gráfico do livro ficou impecável, o livro tem aquelas capas meio aveludadas e páginas amarelas. A capa do livro é linda e sem dúvidas já te faz querer lê-lo sem nem saber a sinopse.
Dei 5 estrelas para o livro e sem dúvidas o recomendo, sem dúvidas não há como não amar o Jimmy esse livro. Sem dúvidas irei ler outros livros da autora. 
Boa leitura e prepare-se para se apaixonar também!
Ou talvez fosse mais do que isso, pensei. Talvez meu subconsciente tivesse percebido algo que o restante de mim se recusara a reconhecer. Que uma vida sem Jimmy era como uma morte em vida, e passar por isso era pior espécie de inferno que eu poderia imaginar.
Classificação


Sobre a autora

Dani Atkins nasceu e foi criada em Cockfosters, Londres. Somente quando seus dois filhos estavam crescidos e saíram de casa, ela decidiu se dedicar ao sonho de ser escritora. Uma curva no tempo é seu primeiro romance.











4 comentários:

  1. Oi Patrícia, tudo bem?
    Desde que soube deste lançamento fiquei curiosa pela história. A capa me conquistou de cara, é sou dessas... kkkkk
    Sua resenha me deixou muito curiosa, e fiquei ainda com mais vontade de conferir.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou dessas! Não devemos julgar um livro pela capa, mas considerando a quantidade de livros publicados, a capa sempre será a primeira coisa que chamará a nossa atenção, para então lermos a sinopse.
      Bjs!

      Excluir
  2. Olá Patricia,

    Nossa o livro não tem nada a ver com o que eu achei que era, tipo viajei e agora estou mega empolgada com o livro, principalmente pelos fatos que você descreveu e pela linda capa como comentou.

    coisasdemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sem dúvidas um estória linda, tenho certeza que você irá amar!
      Bjs!

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor