sexta-feira, 1 de maio de 2015

Resenha - O Tarô das Associações - Barbara Moore (Editora Pensamento)

O Tarô das Associações
Autora: Barbara Moore
Editora: Pensamento
Páginas: 160

Sinopse: “O Tarô das Associações é um convite à exploração do mundo encantado dos mitos, lendas e contos de fadas, no qual símbolos e temas arquetípicos atemporais são representados por belas donzelas, cavaleiros audazes e sábios místicos. O premiado artista Ciro Marchetti criou este tarô visionário usando as mais avançadas técnicas da arte digital. Tomando como inspiração a estrutura e o popular simbolismo do tarô de Rider-Waite, ele recriou as vibrantes imagens de um dos mais conhecidos e estudados baralhos de tarô de todos os tempos. Neste manual que acompanha as cartas, Barbara Moore, uma das maiores tarólogas da atualidade, conduz você por todas as etapas da leitura do tarô, mostrando como interpretar as cartas e usar a sua intuição para fazer leituras precisas e de profundo significado. Com O Tarô das Associações, você terá ao seu alcance poderosas imagens, metáforas e símbolos universais, capazes de abrir os canais da sua consciência e propiciar uma ampla compreensão da vida, de si mesmo e do mundo à sua volta.



Resenha:

Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao grupo Pensamento por esse maravilhoso presente.  Valeu mesmo! Tentei fazer uma resenha bem completa já que se trata da venda de um oráculo e não de um livro apenas. Agora vamos à ela!
Nem todo mundo sabe, mas uma das minhas grandes paixões nessa vida, além dos livros, é a cartomancia. E já se vão mais ou menos 15 anos dedicados ao estudo e trabalho nessa área. Tal qual os livros, conhecer e manusear os baralhos (decks) acabou se tornando meio que um vício.

Para os que não conhecem o Tarô, ele é uma estrutura estabelecida de 78 cartas (Lâminas) divididas em dois grupos: Os Arcanos maiores (22) e os menores (56), que contêm arquétipos e cenas que podemos correlacionar a nossas experiências externas e internas.

Dessa forma, tanto para uma jogada preditiva quanto para uma jogada mais autoanalítica, as cartas conseguem nos trazer mensagens e revelar detalhes que, em um nível mais consciente, deixaríamos escapar.

Em “O Tarô das Associações”, a autora Barbara Moore traz uma abordagem muito direta, sintética e didática justamente para nos familiarizar com o baralho que acompanha a obra. (resultado de muito trabalho na ilustração do artista Ciro Marchetti).

O livro traz ainda dois métodos simples de tiragens, ou seja, tanto para quem está começando quanto para quem já é profissional o baralho é uma excelente aquisição, além de extremamente bem construído.

Impressões:

A apresentação do produto ficou muito bonita. O livro e o deck vêm em uma caixa bem elaborada, sendo o livro repleto de ilustrações e de leitura bem estruturada e rápida.

O baralho não é de excelente qualidade, mas pelo preço que estou vendo ser vendido diria que vale muito a pena. E as ilustrações são um show à parte que, eu achei, caracterizou perfeitamente cada arcano, colocando detalhes extras que aguçaram ainda mais nossas percepções e abriram novas interpretações.

O livro traz exercícios na tentativa de trazer as cartas para a realidade do estudante, além de apresentar rapidamente conceitos necessários à compreensão do próprio jogo em si.

O objetivo do livro não é exatamente ensinar a jogar. Isso fica claro quando vemos os significados das cartas tão resumidos. Mas acredito que, para os que estão começando, vão encontrar justamente nesse resumo uma porta aberta para fixar com facilidade a essência de cada arcano e obter um conhecimento maior que virá depois com um aprofundamento.

Para quem já conhece e já está adaptado aos baralhos, vai encontrar um modelo que segue o clássico Raider-Waite, que foi um marco para a época, e que, embora traga novos elementos e estilo próprio do artista, não foge dos simbolismos tradicionais.

Dois pontos eu marcaria como que não me agradou muito. Duas cartas vieram com a impressão do verso um pouco tremida, o que é uma pena mesmo. Eu não me importaria se tivesse vindo o livro borrado, mas as cartas em perfeito estado. Outro foi a escolha de cores para os arcanos menores. Achei fantástica a ideia de associar bolinhas,  como cristal, com os elementos das cartas, mas marcaram espadas em azul e copas em amarelo, quando o mais correto seria o oposto. Pode parecer um mínimo detalhe, mas conhecendo o simbolismo mais profundo por trás do todo, pra mim essa inversão coloca os arcanos menores num ciclo inverso. Mas, claro, isso é algo pessoal.

No geral eu classifico esse livro e o baralho com 4 estrelas, porque poderiam ser perfeitos se o baralho tivesse um acabamento melhor. Mas nada que atrapalhe o jogo.

Testei nos métodos que vieram no livro e meus próprios sendo que todos os resultados foram extremamente satisfatórios. Recomendo principalmente para iniciantes, que sempre obtêm melhores resultados com o Raider-Waite ou suas derivações e geralmente não podem gastar tanto com um baralho importado e mais trabalhado, mas qualquer um vai fazer uma boa compra escolhendo esse deck principalmente pelo custo-benefício.

O preço está realmente imperdível e o baralho é excelente, principalmente para estudo, dada sua clareza.
Deixarei abaixo uma prévia do deck (retirado do site aecletic), porém os nomes nessas imagens estão em inglês, mas o vendido pela editora e que eu recebi vem direitinho em português, fiquem tranquilos!
Esse é o primeiro baralho resenhado aqui no Blog, e foi meio que um tiro no escuro já que não faz parte do habitual. Espero que vocês tenham gostado, mas comentem o que acharam. ;)





6 comentários:

  1. Adorei você faz as resenhas com muito carinho, agente sente ao ler. Muito bom mesmo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo esse livro!
    E o baralho está perfeitinho, gostei muito
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que cartomancia!!! Eu gostava quando era adolescente, mas nada sério de verdade. Sem dúvidas o baralho parece ser lindo e bem feito. Percebe-se que você gostou do livro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Interessante, estou muito curioso. Os baralhos tem cada imagem belíssima. De bom gosto mesmo!
    Ótima apresentação.
    Kelvin

    ResponderExcluir
  5. Não é minha praia, mas ainda assim, não posso negar que é muito interessante.
    Ficarei de olho
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Excelente obra, deck maravilhoso e a resenha esta perfeita! Parabens, conseguiu me instigar p comprar o livro. Por favor faça mais resenhas, precisamos delas. Abraço.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor