terça-feira, 19 de maio de 2015

Resenha: O Sangue do Cordeiro - Sam Cabot - Editora Arqueiro

O Sangue do Cordeiro
Sam Cabot
Editora Arqueiro 

Sinopse: 


 “Este documento, querida amiga, vai abalar a Igreja.”

Ao ler essas palavras em uma carta encontrada em um arquivo empoeirado, Thomas Kelly fica cético. O documento citado na correspondência está desaparecido, mas Thomas, padre da ordem dos jesuítas, duvida que exista algo com tal poder – até ser convocado ao Vaticano para iniciar uma busca desesperada por ele.

Enquanto isso, diante de um conselho formado por seus superiores, Livia Pietro recebe instruções claras: encontrar um padre jesuíta recém-chegado a Roma e juntar-se a ele na procura da Concordata, um tratado que contém um segredo tão chocante que poderá destruir para sempre todo o povo de Livia.

Enquanto pistas cifradas do passado lançam os dois em um universo traiçoeiro repleto de obras de arte, maquinações religiosas e conspirações, eles são caçados por pessoas capazes de tudo para achar o documento primeiro. Thomas e Livia, então, precisam correr para montar o quebra-cabeça capaz de redefinir os rumos da história e evitar o caos e a destruição que a revelação da Concordata poderá causar. Livia, porém, tem um segredo: ela e seu povo são vampiros.

Com uma narrativa que remete ao estilo de Dan Brown e ao terror sobrenatural de Anne Rice, O sangue do cordeiro é uma viagem inesquecível a um passado inimaginável.

Ano: 2015 / Páginas: 368
Editora: Arqueiro

Resenha

"Este documento, querida amiga, vai abalar a Igreja."
A chamada do livro diz ser uma mistura de Dan Brown com Anne Rice e isso me chamou atenção, pois sou fã de Dan Brown e fiquei curiosa para saber como ficaria essa mistura de conspiração entre vampiros e a Igreja Católica, confesso que fiquei com um pouco de medo que fosse um desastre. Acabei descobrindo um thriller completamente eletrizante que me pegou desde as primeiras páginas. O autor conseguiu colocar os vampiros na trama sem forçar barra para o lado sobrenatural, tudo teve muita coerência com a realidade, por algumas vezes me peguei pensando que seria perfeitamente possível muita coisa dita no livro.

A trama é narrada em terceira pessoa e gira em torno de um documento que retrata um acordo firmado entre os Noantris (vampiros) e a Igreja. Em 1849, o Noantri Mario Damiani rouba da biblioteca do Vaticano a via da Concordata da Igreja, com o intuito de mostrar ao mundo o documento, traindo assim sua própria espécie que deseja se manter no anonimato. Antes que Damiani prossiga com seu plano ele é assassinado pelos próprios Noantris. Antes de morrer Damiani enviou uma cópia da Concordata para sua amiga  que também é morta em em um naufrágio. A concordata do Vaticano nunca foi encontrada e nem a cópia de Margareth.

Em 2012, outro Noantri diz saber onde Damiani escondeu a Concordata e ameaça seu próprio clã para que eles divulguem para o mundo a concordata e dá um prazo, caso contrário ele mesmo irá fazê-lo com a via do Vaticano.  O clã dos Noantris convoca Lívia, para que ela consiga recuperar o documento e caso não consiga deverá matar o noantri traidor.

Ao mesmo tempo, o novo responsável pela biblioteca do Vaticano convoca o seu ex-aluno e amigo Padre Thomas Kelly para ajudá-lo na busca do documento desaparecido em 1849, ou seja “a concordata”, sem revelar o conteúdo do documento ao padre, que ao conhecer Lívia acaba descobrindo do que se trata e fica completamente atordoado sem conseguir acreditar que os vampiros realmente existem. Padre Thomas terá que se aliar a Lívia para que juntos consigam encontrar o documento, começando então uma busca frenética ao tentarem decifrar as pistas deixadas por Damiani.

"A Igreja sempre foi nossa inimiga, padre Kelly, mas nós não somos seus inimigos. Achar que a visão de uma cruz teria algum efeito em mim... Desculpe, mas isso é narcisismo."

Tudo que acabei mencionar é a premissa do livro, a história começa mesmo com a busca de Lívia e Padre Thomas ao documento perdido, e o leitor vai se deliciar através de monumentos históricos e lindas igrejas (toda hora eu parava a leitura para pesquisar as imagens).

A leitura foi muito prazerosa, ao mesmo tempo que eu queria desvendar os mistérios não queria que o livro acabasse, e o final foi de arrepiar, não esperava que o autor fosse tão ousado. O que mais me agradou em toda a trama foi a coerência que o autor conseguiu transmitir narrando uma ficção, tudo muito bem explicado e por um momento dá até para acreditar na existência dos Noantris. Não tenho nem palavras para definir tudo que senti lendo esse livro, simplesmente sensacional. Gostaria muito que esse livro virasse filme, já visualizo as cenas.

Editora Arqueiro como sempre arrasando nos seus lançamentos.

Recomendo a leitura para quem gosta de Dan Brown e de romances que envolvam polêmicas dentro da igreja, e não recomendo para pessoas que não conseguem separar ficção de realidade e pensam que uma obra de ficção desse tipo é uma afronta a Igreja.

Sobre o autor

Sam Cabot é o pseudônimo de Carlos Dews e S. J. Rozan. Carlos Dews é professor-associado e titular do Departamento de Língua e Literatura Inglesa na Universidade John Cabot, onde dirige o Instituto de Escrita Criativa e Tradução Literária. Mora em Roma. S. J. Rozan é autora de muitos romances aclamados pela crítica e de contos policiais agraciados com os maiores prêmios da literatura do gênero, incluindo o Edgar Allan Poe, o Shamus, o Anthony, o Macavity e o Nero. Nascida e criada no Bronx, Rozan vive atualmente em Manhattan.


Classificação




10 comentários:

  1. Oi, Dani! Tudo bem? Sempre que vejo o sobrenome Cabot eu lembro de O Diário da Princesa, que durante a minha adolescência foi umas das minhas séries favoritas. Hahaha Agora, brincadeiras à parte, esse livro me fez lembrar muito de O Código Da Vinci. Você leu, né? Aliás, achei muito engraçada a sua colocação sobre não recomendar o livro para as pessoas que não sabem separar ficção de realidade... hahahaha Ai, esse povo fanático... Ninguém merece! XD
    Um beijinho,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  2. Oláá
    Já ouvi falar bastante do livro e do autor, aliás, que bom que curtiu tanto a leitura, mas eu particularmente não tenho muita vontade de ler o livro, mesmo assim, sua resenha está ótima.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quando vi os lançamentos da editora fiquei bem curiosa, mas acabei escolhendo outros livros. Agora só tenho visto elogios a história e estou tremendamente curiosa para ler. Adoro os livros do Dan Brown e tenho muita curiosidade de ler Anne Rice, estão o livro tem tudo para ser bom. Adorei a resenha :D

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente eu não sabia o que encontrar nesse livro, e fiquei surpresa ao saber que ele é indicado para fãs de Dan Brown.
    Adoro enredos com histórias polêmicas envolvendo a igreja.
    Nada melhor que uma narrativa envolvente, bem estruturada e ousada.
    Dica aceita e anotada.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Oi Danielle, eu não conhecia esse livro e nem o autor... porém por mais que não curta tanto a escrita de Dan (não me bate) eu fiquei super interessada nesse livro simplesmente por envolver vampiros... adoro esses seres e ler histórias diferentes sobre eles é sempre uma boa pedida... fora a adrenalina que senti somente ao ler a sua resenha... xero!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani, apesar de esse livro ter todos os elementos que gosto, estou deixando um pouco de lado essas histórias, esse autor está sendo bem falado na blogsfera, então mais para frente despertando interesse eu leia.
    Resenha :D

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro. E como você disse, me lembrou também Dan Brown. E não sabia que misturava vampiros e a igreja católica. Interessante isso. Não é um gênero que eu goste tanto, mas sua resenha me deixou com vontade de ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros com essa tematica e gostei de saber que lembra bastante do estilo do Dan, um dos autores que tem me surpreendido muito e só esse fato, já me deixa curiosa com o enredo, além disto, pelos pontos citados na resenha, acredito que vou gostar bastante!

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  9. Não imaginava que esse livro era sobre vampiros. Desde que não seja mais um romance sobrenatural, eu topo!
    Sem dúvidas, pelas suas palavras, o livro parece ser extremamente interessante.
    Já estava na minha lista de desejados e agora eu o desejo ainda mais.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, não sabia do que se tratava o livro, e já tinha descartado a leitura pelo pré-conceito que criei pela capa e título. Eu adoro vampiros, gosto do estilo do Dan, e gosto de histórias com documentos religiosos secretos, kkkk, então, acho que esse livro tem tudo para me agradar!!!
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor