quinta-feira, 7 de maio de 2015

Resenha - Michelle Falkoff - A Playlist de Hayden

A Playlist de Hayden
Michelle Falkoff
Editora Novo Conceito

Sinopse: 

A Playlist de Hayden - Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente

Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.

A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Ano: 2015 / Páginas: 288
Idioma: português
Editora: Novo Conceito

Resenha

Quando a nossa parceira Novo Conceito divulgou o livro e eu vi a capa, fiquei interessada nele, quando li a sinopse já sabia que seria um livro que eu iria amar, fiquei muito feliz em poder resenhar esse livro maravilhoso.

Sam é um adolescente introvertido que acabou de perder seu único amigo Hayden. Logo no prólogo o leitor é arrebatado pela narrativa em primeira pessoa de Sam ao encontrar entrar no quarto de seu amigo e descobrir que ele se suicidou, posso dizer que o livro me ganhou logo na primeira frase.
“Por que eu não podia ser alguém normal e simplesmente me sentir triste como as outras pessoas?”
Logo que Sam encontra seu amigo morto, ele também vê um pen drive junto a um bilhete que diz: “PARA SAM. OUÇA. VOCÊ VAI ENTENDER”. Sam fica intrigado com as músicas que constam no pen drive deixado por Hayden e tenta descobrir se há alguma mensagem nas letras das músicas.
“Ouça. Você vai entender. O que eu deveria entender? Ele se matou e me deixou aqui sozinho para encontrá-lo.”
Cada capítulo tem uma música que tem relação com o texto. Uma Playslist com músicas muitas vezes depressivas e tristes, que mostram o momento pelo qual Hayden estava passando.
“Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê.”
Hayden era um adolescente geek, gordinho e dislexo, sofria bullying na escola e até dentro da própria casa, seu irmão e mais dois amigos viviam o colocando em situações embaraçosas, inclusive no dia em que Hayden se suicidou.
Hayden e Sam gostavam muito de jogar RPG online, Sam era muito pacífico mas adora extravasar no jogo, usando de muita violência.
“Eu não tinha o menor interesse nesse tipo de violência na vida real. Achava isso divertido exatamente porque não era de verdade. Era apenas uma forma de me sentir poderoso em algum lugar, uma vez que eu me sentia tão impotente na escola.”
Após o funeral de Hayden, uma menina (Astrid) vem falar com Sam e diz a ele que ela conhecia Hayden, o que deixa Sam intrigado, pois ele nunca comentou nada com ele, Hayden era tão solitário quanto Sam.
“Tinha tanta coisa em minha cabeça que tudo o que eu desejava era que houvesse alguém com quem eu pudesse conversar. O problema era que a pessoa com quem eu realmente queria falar era Hayden. Quando eu ia parar de me sentir assim? Quando ele pararia de ser a primeira pessoa para quem eu pensava em ligar quando acontecia qualquer coisa?”
A partir do momento que Astrid entra na vida de Sam, ele acaba descobrindo algumas coisas sobre Hayden que ele não sabia e começa a se questionar o que realmente aconteceu na noite fatídica, que até então ele se sentia um tanto culpado, pois eles brigaram antes do suicídio.
“Se havia alguma coisa que eu aprendera com a playlist, é que ouvir as pessoas pode ser importante."
Eu fiquei o tempo todo na leitura tentando desvendar o mistério por trás do suicídio de Hayden, e a cada capítulo acontecia alguma coisa que me deixava mais intrigada, fiquei satisfeita com o desfecho, porém senti falta de mais páginas que mostrassem um pouco mais da situação de Hayden e Astrid.

A Playlist de Hayden é um livro tocante sobre como lidar com a perda e com a culpa, passando por temas fortes como bullying e suicídio de uma forma sensível e encantadora, com uma narrativa viciante que não faz com que o leitor queira largar o livro.

Uma leitura que tocou meu coração, recomendo demais para todos.

Booktrailer

Classificação



23 comentários:

  1. Esse livro parece ser muito emocionante. Realmente fiquei curioso com ele. Bela resenha! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sim Piter, e ainda por cima possui uma ótima trilha sonora. Bjs

      Excluir
  2. Louca para ler! Mas ainda não chegou.
    Gosto de livros com música e esse deve ser tocante mesmo.
    Amei os quotes que você selecionou.

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que não falta nesse livro é música, cada capítulo tem uma... é maravilhoso, espero que goste. Bjs

      Excluir
  3. Olá, ebaaaaa, mais uma resenha de livro, hoje estou me dando bem,
    não tenho tempo para sentar e ler, então aproveito quando minhas
    amigas blogueiras fazem posts de resenha e corro pra ler, parece
    que esse livro será bem interessante, a história é bem marcante,
    veremos. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani,
    Li a prévia desse livro e adorei, claro que estou curiosa para saber o final.
    Fiquei triste quando você comenta que poderia ter mostrado mais da situação de Hayden e Astrid.
    A aparição dela me deixou muito intrigada e com vontade de saber mais sobre ela, espero ter meu livro em mãos logo.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino como o desespero que você deve estar para saber o final. Tomara que curta tanto quanto eu. Bjs

      Excluir
  5. Olá!
    Esse parece ser um daqueles livros emocionantes que nos faz ter uma overdose de lágrimas do início ao fim. Ainda não recebi o meu da parceria com ao Novo Conceito, mas aguardo ansiosa e espero apreciar a leitura.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste da leitura e aprecie a maravilhosa trilha sonora dele também. Bjs

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu recebi os primeiros capitulos para degustação e adorei! O livro é envolvente e cativante, e espero ansiosamente para saber o desfecho desse livro incrivel.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani
    Tudo bom?
    Estou doida para ler esse livro e estou esperando chegar aqui da editora, mas voltando a sua resenha, eu estou super curiosa para saber o motivo de Hayden ter se suicidado e como será o desenrolar da história. Acho que esse livro também vem pra mostrar como o builling pode destruir a vida das pessoas.
    Adorei sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu quero, eu quero, eu quero, eu quero…
    Eu já queria e agora você me deixou com ainda mais vontade. Chega a ser maldade!
    Bjs e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  9. Parece incrível este livro. Tudo que tem música, boa coisa há de se esperar.
    A capa é bem interessante. Gostei da proposta.
    Ótima resenha, parabéns
    Kelvin

    ResponderExcluir
  10. Este livro tá dando o que falar. O pessoal no Facebook só fala dele. Estou curiosa, e depois de ler sua opinião fiquei ainda mais. Colocando na minha lista.
    Parabéns pela resenha.
    Kazumi

    ResponderExcluir
  11. Oi Danielle!
    Faz tempo que tenho visto críticas excelentes sobre esse livro...
    Tenho muita vontade de ler, mas confesso que o tema suicídio é bastante forte para mim e por isso estou esperando um melhor momento para ler..
    Sua resenha está impecável!!!

    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  12. Oii Dani!

    Muitas pessoas estão falando tri bem desse livro ^^
    A capa é muito linda e a sinopse deixa a gente muito curioso. Parabéns pela resenha :)

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  13. Oiee, Dani!!
    Amei a resenha!
    O livro A Playlist de Hayden me pareceu ser um livro bem tocante! Eu li a prévia dos oito primeiros capítulos e fiquei mega curiosa sobre o que iria acontecer! Espero continuar a leitura logo :3

    Beijos e Sucesso!
    http://maisumpracolecao.blogspot.com.br/2015/05/resenha-metrica-colleen-hoover.html
    http://maisumpracolecao.blogspot.com.br/2015/05/resenha-muito-alem-do-tempo-alexandra.html

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Sabe que eu não li nem o folheto com os primeiros capítulos que a editora enviou? Acabei perdendo o prazo de resenhá-lo *-*
    Estou muuuito curiosa para ler "A playlist de Hayden", parece ser muuuito lindo e emocionante, sem contar que é um tema que vale muito a pena falar sobre.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Dani, eu recebi a amostra deste livro mas ainda não tive tempo de ler. A história realmente promete levar o leitor a reflexão. Estou doida pra ler. A capa também é bem lidinha.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá! Que bom que você amou essa leitura... É muito bom quando lemos e amamos o enredo e acabamos nos surpreendendo com o desenrolar da história. Já vi muitas pessoas falarem deste livro. Leitura com música, deve ser bom mesmo... Embora que você mencionou que as músicas eram melancólicas, mas a mensagem em si de cada uma delas, deve ser intensas e profundas neh!
    Beijos
    Ariana Silva
    ariabooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Estou ansiosa para ler esse livro,mas pensei que ele seria profundo e tocante,parece que a narrativa cumpre apenas parte desse propósito,pois se você sentiu falta de algo no fim do livro é porque o autor deixou de desenvolver um pouco a trama,mesmo assim ainda quero muito conhecer esses personagens e suas histórias.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  18. Esse livro chegou para mim essa semana, mas não tive nenhum interesse em ler, eu pedi ele para um amigo que vai resenhar para mim, rsrsr, então após sua resenha fico feliz por não ter pedido para mim, pois livros com esse tipo de drama não me empolgam :p
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor