sexta-feira, 22 de maio de 2015

Resenha - Fernando de Abreu Barreto - A Forma da Sombra

A Forma da Sombra
Fernando de Abreu Barreto
Editora Caligo


Sinopse:

A Forma da Sombra - Romance de estreia de Fernando de Abreu Barreto, A FORMA DA SOMBRA carrega todas as características que são marcantes no autor: o texto direto e cru, o controle da tensão e a criação de personagens sólidos e profundos. Thriller ágil, que envolve o leitor nas primeiras páginas, o livro rompe a barreira do gênero e se insere entre os títulos de alta literatura brasileira, arrancando elogios de autores contemporâneos consagrados, como Carola Saavedra.

"Fernando de Abreu Barreto sabe que na literatura é necessário correr riscos. Seu romance de estreia revela um autor seguro, de claro talento e coragem." - Carola Saavedra.


Ano: 2014 / Páginas: 116
Editora: Caligo

Resenha

A forma da sombra foi um livro que me instigou pela capa, e a sinopse não me desvendava muita coisa, logo, vendo algumas resenhas pude ver que se tratava de um homem que trabalha no metrô e que seria um thriller, então não quis me aprofundar muito para me surpreender com a leitura. Confesso que não aprecio muito livros finos, mas esse me instigou e resolvi começar a leitura tão logo que o adquiri.

A trama tem uma narrativa em primeira pessoa, e nos mostra um protagonista em busca da sua identidade, de descobrir quem ou o quê ele é, e o leitor em nenhum momento é apresentado ao nome do protagonista, um pequeno detalhe que achei interessante.
 "Na hora do almoço costumo caminhar pelos túneis até um respiradouro, de onde assisto tudo o que acontece. Escondido entre as pilastras vejo as manchas de vida que ficam impressas no ar."
O protagonista mora na cidade do Rio de Janeiro e é condutor do metrô, o lugar onde passa o dia inteiro longe da luz do sol, da qual ele não gosta nenhum pouco, inclusive as janelas do seu apartamento são pintadas de preto, o que causa vários transtornos com a síndica do prédio. Dentro dos túneis do metrô ele se sente ele mesmo, sem precisar fingir ser o que ele não é.
"...ainda tenho os túneis, meu verdadeiro abrigo. Ali ninguém pode me encontrar. Ninguém seria capaz de me arrancar do lugar onde sou mais real." 
O protagonista não sente amor pelas pessoas, tem comportamento anti-social e não sente fome de comida, mas de sangue, ele não tem desejo sexuais normais e sente vontade de morder a pessoa até consumi-lá. Seria ele um vampiro? De início o leitor irá se fazer essa pergunta, mas logo descartará essa possibilidade, e junto com ele vai tentar entender através de sentimentos conflitantes quem ele é.
"A ideia de ser um homem comum me assombra. Mulher, filhos, emprego estável, domingo de praia, tudo diferente do que imaginava. A repulsa ao sol, a incompatibilidade social, características de uma mente desequilibrada, não de um bicho de outra qualidade."
Adoro ler livros que entramos na mente de assassinos, e isso a narrativa em terceira pessoa dificilmente consegue passar.

A leitura é rápida e de fácil compreensão, prendendo o leitor desde a primeira página, li em apenas um dia, tem um conteúdo que deixa o leitor com sentimentos conflitantes, por hora estava amando a leitura e depois ficava com repulsa, mas eu adorei a trama como um todo, possui um final em aberto na medida certa para reflexão, gosto muito de livros assim, me faz ficar com a história na cabeça refletindo a mensagem do autor.

Fernando me mostrou que não é necessário muitas páginas para se escrever uma boa história, mais um livro nacional que adorei ter lido. Um ótimo romance de estréia.

Recomendo a leitura para quem gosta de thrillers e tenha estômago para ler cenas fortes de assassinatos.

Book Trailer


Classificação


4 comentários:

  1. Oi
    Gostei da dica, pois não conhecia esse livro e fiquei bem curiosa para ler, gosto bastante de thriller.
    Não ligo muito quando o livro é um pouco fino, o importante é que o autor consiga desenvolver bem a história, sem dar aquela sensação de que ficou faltando algo ou que a história ficou corrida.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Achei a história muito interessante. Agora sobre o tamanho dos livros, eu geralmente me animo mais ler os livros finos, mas em contra partida os livros grandes que li são sempre muito bons.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Danielle, você me deixou intrigado. Pois, não confirmou se ele é um vampiro ou outro ser que se alimenta de sangue. sinceramente não conheço outro, mas vai que o autor criou algo desse tipo. haha
    Gostei, me prendeu a atenção.
    Parabéns pela resenha e pelo suspense que desencadeou minha curiosidade.
    Kelvin

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não tinha ouvido falar nesse livro ainda, mas depois da sua resenha não há como não ficar com vontade de ler. Também amo livros de serial killer, acho que estou na profissão errada…
    Já entrou na minha lista!
    Bjs e amei a sua resenha!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor