quarta-feira, 29 de abril de 2015

Resenha - Roberta Spindler - A Torre Acima do Véu

A Torre Acima do Véu
Roberta Spindler
Giz Editorial

Sinopse

A torre acima do véu - "Quando uma densa e venenosa névoa surge misteriosamente, pânico e morte tomam conta do planeta. Os poucos sobreviventes se refugiam no topo dos mega edifícios e arranha-céus das megalópoles. 

Acuados, vivem uma nova era de privações e sob o ataque constante de seres assustadores, chamados apenas de sombras.
Suas vidas logo passaram a depender da proteção da Torre, aquela que controla os armamentos e a tecnologia que restaram.
Cinquenta anos se passam, na megacidade Rio-Aires, Beca vive do resgate de recursos há muito abandonados nos andares inferiores, junto com seu pai e seu irmão. A profissão, perigosa por natureza, torna-se ainda mais letal quando ela participa de uma negociação traiçoeira e se vê cada vez mais envolvida em perigos e segredos que ameaçam muito mais do que sua vida ou a de sua família.

Resenha

Vejo muitos blogueiros fazerem elogios a este livro, e pela sinopse me interessei bastante, algo mais próximo que já li foi O nevoeiro do Stephen King, mas eles só têm em comum mesmo a névoa.
"Ficar dentro da névoa não era uma opção. Se num único dia a situação já se encontrava desse jeito, com pessoas saindo às ruas e pregando o fim do mundo, a tendência era só piorar."
O livro é narrado em terceira pessoa, focando a protagonista Beca, onde em um futuro pós-apocalíptico o mundo foi devastado por uma névoa venenosa, que transformou os seres humanos que ficaram nela em seres assustadores e cães mais assustadores ainda.

As pessoas que conseguiram fugir para os arranhas-céus que ficavam acima da névoa se salvaram e passaram a se adaptar a nova condição. Sendo que a névoa não foi embora e 53 anos se passaram, e é nesse momento que o livro é narrado. As pessoas sofreram mutações conforme o tempo, alguns nasceram com habilidade de se teletransportar, outros de saltar com muita habilidade em grandes distâncias (entre prédios), outros possuem o poder de prever o futuro, etc.

A protagonista Beta é uma saltadora, que vive na megacidade Rio-Aires, que é controlada por uma Torre que tem um líder e dita as regras. Beta, seu pai e seu irmão trabalham procurando objetos nos andares superiores e também próximos à névoa, para troca ou aceitando encomendas de outros grupos e da Torre, e nessas excursões eles passam por muitos perigos, tendo que enfrentar algumas vezes os sombras e seus cachorros assustadores. Em uma dessas excursões irá acontecer algo que vai desencadear todo enredo da trama e vou ter que parar por aqui e começar a falar das minhas impressões.

Logo que o leitor começa a ler é apresentado ao momento que a névoa chega, e esse prólogo foi sensacional, bem assustador, mas logo depois o leitor vai para o futuro, onde se passaram 53 anos, e será apresentado para um mundo novo e nesse ponto ficou muita informação para eu absorver, o que deixou a leitura em um ritmo mais lento.

A trama no todo foi muito boa, mas uma coisa que me incomodou em toda a leitura foi essa passagem de tempo muito longa, que acabou me fazendo questionar se muitas coisas que estavam acontecendo seriam possíveis, no quesito sobrevivência e tecnologia, se tivesse uma passagem bem curta de tempo talvez eu não questionasse esses pontos, por esse motivo eu não dei 5 estrelas para o livro.

Descobri que o livro será uma trilogia e a autora está trabalhando na sua sequência, o que me deixou muito animada, pois o final apesar de ter sido fechado, deixou a entender que ainda tinha muita história para contar e que nós leitores precisamos saber.

Recomendo a leitura para quem gosta de livros de livros com pegada futurística.

Classificação


11 comentários:

  1. Olá Dani!
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas não tinha parado para ler a sinopse.
    Simplesmente adorei a história e lendo a sua resenha fiquei mais encantada ainda pela história.
    Vou coloca-lo na minha listinha e assim que puder quero ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Como você disse, lembra bastante o Nevoeiro, e me chamou a atenção. Vou dar uma procurada.

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te dar uma dica, está R$ 9,90 na Saraiva. Aproveite!
      http://www.saraiva.com.br/a-torre-acima-do-veu-7924515.html

      Excluir
  3. Oi gente, fico muito feliz que gostaram do livro!
    Só uma correção, não pretendo fazer uma trilogia, mas sim mais um livro no universo de A Torre.
    Beijos!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, fico aguardando então o outro livro do universo da Torre e parabéns pelo livro. Bjs

      Excluir
  4. Oi Danielle, ótima resenha.
    Eu já li um livro da Roberta e gostei da sua escrita.
    Mas, este não me despertou muito interesse, mesmo assim vou anotar sua dica.
    Quem sabe uma hora dessas, resolvo e me aventuro?
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já conhece outro livro da autora e gostou, quem sabe esse não te agrade também. Bjs

      Excluir
  5. Já tenho o livro! Uhu! Irei ler em breve.
    Parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Tive oportunidade de comprar este livro e não o fiz por insegurança mesmo. Mas, após sua resenha, que foi bem esclarecedora, não perderei tempo. Correndo pra comprar.
    Parabéns
    Kelvin

    ResponderExcluir
  7. Essa capa sempre me atraiu, e ao ler sua resenha, me fez ter certeza que tenho que ler o livro.
    Kazumi

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor