segunda-feira, 20 de abril de 2015

Resenha: Iluminadas - de Lauren Beukes

Iluminadas
Lauren Beukes
Editora Intrínseca


Sinopse: Harper Curtis é um assassino que vem do passado. Kirby Mazrachi é a garota que estava destinada a não ter um futuro. Chicago, 1931. Harper Curtis, um andarilho violento, invade uma casa abandonada que esconde um segredo tão chocante quanto improvável: quem entra ali é transportado no tempo. Instigado por um comando que parece vir da própria casa, Harper persegue as “meninas iluminadas” – garotas cuidadosamente escolhidas em diferentes décadas – com o objetivo de matá-las. Voltando no tempo após cada assassinato, seus crimes são perfeitos e impossíveis de serem rastreados. Ou pelo menos é o que ele pensa.
Chicago, 1992. Kirby Mazrachi viu sua vida ser destroçada após um ataque brutal que por pouco não a levou à morte. Incapaz de esquecer tal acontecimento, Kirby investe seus esforços em encontrar o homem que tentou assassiná-la. Seu único aliado é Dan, um ex-repórter policial que cobriu seu caso e agora aparentemente está apaixonado por ela. À medida que a investigação de Kirby avança, ela descobre outros casos semelhantes ao seu – e garotas que não tiveram a mesma sorte que ela – ligados por evidências que parece impossíveis. Mas, para alguém que deveria estar morto, impossível não significa que não tenha acontecido.

Resenha

Iluminadas é um livro de serial killer único. Isso porque o serial killer do livro, Harper Curtis, tem uma vantagem em relação aos outros. Ele pode viajar no tempo.
Tudo começa quando Harper está fugindo de uns caras que estão querendo espancá-lo, em 1931. No meio de sua fuga, ele rouba um casaco e dentro deste casaco existe uma chave. Sem saber direito como ou porque, ele é atraído através das ruas de Chicago até uma misteriosa casa, cuja chave para abril-a é justamente a chave que se encontrava dentro do casaco.
E de alguma forma Harper sente como já estivesse estado naquela casa ao mesmo tempo em que entra nela pela primeira vez. E não demora para que ele seja atraído até um quarto dessa casa, onde encontra nomes de diversas mulheres, escritos com sua própria caligrafia, e vários souvenirs. Ele consegue entender a casa e a casa o entende, então ele sabe perfeitamente o que aqueles nomes significam. Assim como ele percebe rapidamente que a casa o permite viajar no tempo.

Harper então começa a caçar suas vítimas através das décadas, sempre encontrando com elas ainda crianças, dando-lhes um presente, e depois voltando para matá-las quando adultas. Existe uma luz em suas vítimas que somente ele pode ver, elas são iluminadas para ele, e o seu maior desejo é ver essas luzes se apagarem.

E eis que uma de suas garotas iluminadas é Kirby. No início do livro ela, quando ainda é criança, ela é abordada por Harper, que lhe dá um pônei de brinquedo. Anos mais tarde eles voltam a ser encontrar, mas Kirby sobrevive ao ataque. Então, alguns anos depois, ela se junta a equipe de um jornal e vira estagiária do jornalista que cobriu o seu ataque. Ela tem um único propósito agora, que é encontrar o homem que tentou matá-la. E se for preciso ela irá revirar todos os casos de esfaqueamentos de mulheres em Chicago para encontrar outras vítimas. Agora resta saber se ela será capaz de rastrear um serial killer que consegue deixar lacunas de décadas entre seus ataques e que nem ao menos pertence ao tempo dela.

A narração desse livro é bem singular. Ela é em terceira pessoa e acompanha principalmente Harper e Kirby, mas às vezes se foca em outros personagens, como as outras vítimas por exemplo. E o que há de singular na narração são justamente os saltos no tempo. Variando entre os anos de 1929 e 1993, a cada capítulo, praticamente, a narração está em um ano diferente. Mas não se preocupe porque após o segundo capítulo você já entra no ritmo e consegue entender perfeitamente essas idas e vindas. O ritmo da narração é realmente muito bom, te prendendo do início ao fim. O Harper é um verdadeiro psicopata e Kirby uma sobrevivente cabeça-dura que não deixará que ninguém a impeça de encontrar o seu quase-assassino. 

Uma coisa que eu gostei muito do livro foi que, mesmo ousando ao utilizar viagens no tempo, a autora conseguiu fechar o ciclo perfeitamente, pelo menos não encontrei nenhum fio solto. Quem gosta de livros e filmes sobre viagens no tempo sabe como é complicado contar uma estória sem deixar brechas. Ou seja, o livro fecha perfeitamente, com as explicações nos devidos lugares e cada momento encaixado onde deveria estar. Outro aspecto positivo é que você percebe que realmente houve um trabalho de pesquisa por parte da autora. Ela não saiu simplesmente escrevendo coisas aleatórias sobre diferentes épocas de Chicago, inclusive suas fontes são citadas nos agradecimentos.

A capa da edição brasileira é um pouco diferente da edição americana, não sei se é igual à de algum outro país, mas eu achei a nossa edição a mais bonita. Não devemos julgar um livro pela capa, mas essa sem dúvidas convence qualquer um à comprar o livro, mesmo sem ler a sinopse.

Eu dei 5 estrelas para o livro e sem dúvidas o recomendo. Gostaria muito que esse livro virasse filme, pois acho que seria fantástico! Um livro realmente envolvente e repleto de mistérios. Sem dúvidas estou curiosa sobre os seus outros livros.

Classificação


Sobre a autora

Novelista, roteirista, quadrinista, ocasionalmente produtora de documentários e jornalista. Lauren é vencedora de diversos prêmios, autora best-seller, graduou em 2006 em escrita criativa, mas aprendeu mesmo foi na ativa como jornalista onde conheceu gente e viveu experiências extraordinárias. Vive atualmente em Cape Town na África do Sul com seu marido e filha.









8 comentários:

  1. Só li esse livro por sua causa e eu amei cada segundo dele, sensacional.

    ResponderExcluir
  2. Nossa nunca li livros desse gêneros, mas esse parece ser bem envolvente e cheio de mortes.
    Fiquei bem interessado, viagens no tempo são bem difíceis de elaborar.
    Abraços.

    Escritaliteraria1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O título e a capa deste livro são incríveis e adorei as gêmeas de O Iluminado ao fundo. Enfim, nunca li nenhum livro sobre viagens no tempo, talvez só tenha visto filmes e eles sempre me deixam maravilhados. Eu queria viajar no tempo, mas como sr. Peabody diz... brincadeira. Não farei este tipo de piada. Que bom que gostou deste livro, adicionarei na minha wishlist!

    Beijos,
    Felipe Matheus
    A Hora do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, quanto mais gente melhor. Quem sabe não fazem um filme?

      Excluir
  4. Oi,
    Não conhecia esse livro nem a história mas fiquei bem interessada pela trama, realmente é bem complicado escrever uma história de viagem ao tempo sem deixar brechas e vestígios. Fiquei curiosa agora.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz quando terminei e percebi que não haviam brechas.
      Bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor