quarta-feira, 22 de abril de 2015

Resenha: Caçadores - de James Phelan

Caçadores
Série Sozinhos - Livro 1
James Phelan
Editora Fundamento


Sinopse: Uma forte explosão sacode os túneis do metrô de Nova York. Um trem sai dos trilhos e tomba violentamente. O jovem Jesse e seus amigos Dave, Anna e Mini são os únicos a sair com vida. Mesmo machucados, os quatro retornam à superfície e encontram um quadro pavoroso. Mortos, feridos, prédios reduzidos a pilhas de escombros fumegantes…

Aparentemente, a cidade havia sofrido um ataque. Mas o pior eram os sobreviventes. Sem motivo aparente, eles haviam se tornado criaturas dementes, acometidas por uma sede que não podia ser saciada. Uma desesperada necessidade de consumir qualquer tipo de líquido, incluindo sangue. Jesse e seus amigos escaparam ilesos dessa contaminação. Mas agora, sem ter para onde ir e sem ninguém para ajudá-los, eles precisam encontrar um jeito de sobreviver… sozinhos.

Resenha
Nova York, lar de milhões de pessoas, de intermináveis quarteirões, de nuvens carregadas de neve, com multidões que nunca ficam paradas, consumidoras de si. Gente ocupada demais, solitária demais. É demais para mim.
Caçadores é o primeiro livro da trilogia Sozinhos. O livro se inicia com um grupo de 4 amigos em uma viagem normal no metrô de Nova York. Esses amigos são alunos de intercâmbio de um projeto da ONU, Dave é americano, Jesse é australiano, Anna é inglesa e Mini é taiwanesa. Mas essa viagem ordinária no metrô é justamente o que salva a vida deles. Isso porque algo acontece em Nova York. Do nada o túnel do metrô é engolfado em chamas e parte dele desmorona. O trem imediatamente descarrila e tomba, e apenas esses 4 amigos sobrevivem ao acidente.
 - Seria bem legal se a gente descobrisse que tudo isso não é de verdade - comentou Mini. - Tudo falso, que nem aquela lareira. Eu bem que gostaria disso.
Percebendo que o resgate poderia demorar muito tempo para chegar, eles decidem sair por conta própria em direção à superfície. E isso acaba se revelando uma sábia decisão, pois o resgate não estava à caminho, e eles rapidamente percebem isso ao sair. Ao chegar à superfície eles encontram uma Nova York bem diferente da realidade e muito mais parecida com a de um filme apocalíptico. A cidade está devastada, prédios desmoronando, carros batidos e espalhados por todos os lugares, corpos jogados nas ruas. Mas há algo ainda mais estranho nesse cenário, pois nem todos parecem estar mortos, existem pessoas vagando pela cidade.
Comecei a me perguntar a partir de quando exatamente eu começara a achar que um cadáver abandonado na rua não valia a pena ser investigado.
Porém essas pessoas não estão agindo normalmente, elas só se preocupam em beber, elas parecem estar sentindo uma sede imensa. Elas bebem água da chuva, das sarjetas, da neve derretendo e… o mais preocupante e chocante de tudo, elas estão bebendo dos corpos também. Mas parece que elas não vão se contentar somente com os corpos dos mortos, afinal os vivos também tem sangue para ser bebido.
Horrorizado, notei que as bocas dessas pessoas estavam fechadas sobre a carne daqueles corpos. Elas estavam bebendo nos corpos. Elas estavam bebendo tudo. Qualquer coisa.E, então, elas nos viram.
Jesse e seus amigos não perdem tempo filosofando sobre o que poderia ter acontecido na cidade, se as pessoas foram contaminadas ou algo assim. Eles sabem que precisam fugir, e o mais rápido possível. Mas esses caçadores os perseguem durante um bom tempo, mas enfim eles encontram abrigo em um prédio. Um refúgio alto em que eles podem vigiar a cidade, montar teorias e aguardar pelo resgate.
- Você acha por acaso que vai conseguir matar uma centena deles quando eles estiverem nos perseguindo? - perguntou ela. - Uma arma só serve para uma única coisa. É uma saída para a pessoa que a estiver empunhando.
Mas será que esse tão esperado resgate está realmente à caminho? Será que tal catástrofe só aconteceu em Nova York? Sem notícias do resto do mundo, totalmente isolados, eles estão sozinhos em Nova York e precisam decidir o que irão fazer a seguir.
- Meu pai sempre diz que o governo só serve para duas coisas - retrucou Dave. - Tirar dinheiro e matar pessoas.
Narrado inteiramente pelo Jesse, o livro começou muito bom, já com o acidente. E ele me passou essa ilusão que manteria esse ritmo rápido durante todo o livro, o que não ocorreu. Após esse início agitado, ele deu uma esfriada, focando mais na sobrevivência deles no edifício do que entrando em conflito com os tais caçadores. Talvez eu só esteja acostumada com The Walking Dead, mas eu realmente senti falta da ação. Inicialmente eu ia dar 3 estrelas para ele, mas o final me fez dar 4 estrelas.
O livro termina com um ótimo gancho para o próximo livro, por sinal, os últimos 2 livros já foram publicados no Brasil. Por se tratar de uma trilogia, eu espero que o segundo tenha mais ação. Eu recomendo o livro, mas já aviso para não lerem esperando um livro repleto de cenas de perseguição, tiros, cabeças rolando e coisas desse tipo. Ele realmente é mais o gênero infanto-juvenil, então sem muito sangue explícito. Ele é um livro relativamente pequeno e super-rápido de ser lido. Não tenho nenhuma reclamação referente a edição.
- E como você sabe disso tudo? - perguntou Anna.Dave interferiu antes que Mini pudesse responder:- Jogos de computador, filmes, livros…- O treinamento ideal para o apocalipse - acrescentei.
Sobre o autor

James Clancy Phelan, nascido em 21/05/1979, conhecido profissionalmente como James Phelan, é um autor australiano de thrillers e YA. Além da trilogia Sozinhos, ele também escreveu a série The Last 13. Seu espírito criativo foi cultivado desde cedo, e ele credita sua imaginação super ativa ao fato de ter sido exposto à autores como Roald Dahl e Paul Jennings, assim como à livros como O Hobbit, A Ilha do Tesouro, dentre outros. Ele é PhD em literatura.






4 comentários:

  1. Concordo com tudo que disse. Quero saber sua opinão quando terminar a trilogia. Bjss

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Não conhecia esse livro e em um primeiro momento, nem dei muita atenção pra ele... mas depois de ler a sua resenha, achei a trama bem interessante. Será que a população virou zumbi? vampiros? Fiquei curiosa rsrs
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor