quarta-feira, 25 de março de 2015

Resenha: Supernova - O Encantador de Flechas - de Renan Carvalho

O Encantador de Flechas
Supernova - Livro 1
Renan Carvalho
Editora Novo Conceito


Sinopse: Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos — nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.

Resenha

Imaginem a minha felicidade quando vi que a nossa parceira, a Editora Novo Conceito, enviou o livro O Encantador de Flechas para resenha. E essa emoção aumentou quando as meninas (e o menino) me falaram que eu poderia fazer a resenha dele, pois eles estavam enrolados (dancinha alegre na cadeira).
Sim meu povo, eu reli O Encantador de Flechas. E sim, eu continuo amando esse livro! O Encantador de Flechas é a prova que nós temos sim literatura fantástica de qualidade nas terras tupiniquins. Então quando alguém vier dizendo que livro nacional é ruim, você pega esse livro e joga na cara da pessoa…. NÃO PERA! NÃO JOGUE O LIVRO!!! Jogue um tijolo uma rosa na pessoa. Mas então, vamos falar do livro.

O Encantador de Flechas conta a estória de Leran, um adolescente de 17 anos que está prestes a encerrar os seus estudos e a ingressar no mundo adulto. Isso já é difícil em uma situação normal, mas no caso dele pode ser ainda pior. Isso porque Leran não vive no nosso mundo e sim em um mundo onde a magia existe e é vista como uma forma de ciência (que inveja…). Na verdade, o termo mago é um nome que os leigos dão aos praticantes da Ciência de Energias. Como se viver em mundo cheio de magia não fosse o suficiente para me causar inveja, Leran também é um arqueiro bem habilidoso.

Aí você me pergunta, qual poderia ser então o problema dele? Muito simples, caro leitor, Leran vive em Acigam.
Acigam tinha de tudo para ser um lugar simpático e tranquilo, mas infelizmente essa cidade encontra-se sob uma forte ditadura. Já faz 15 anos que a cidade foi totalmente isolada do mundo exterior e seus habitantes estão presos dentro dela. A pobreza prospera, os comerciantes estão insatisfeitos e o rei Cadorcia e outras autoridades não estão nem aí para o povo (governos…). Não existem muitas opções de futuro para Leran, ele pode escolher entre seguir os passos de seu avô e administrar a loja de móveis da família ou se juntar ao exército e ajudar o governo a oprimir o povo.
Porém, quando é necessário lutar para comer, a vontade de lutar por liberdade fica em segundo plano. A briga por direitos só acontece quando nossas necessidades básicas estão sanadas.
Mas se lembram que eu disse que no mundo dele a magia existe? (como se alguém pudesse esquecer desse fato…) E é justamente a magia que vai abrir uma terceira opção para ele. Leran vem aprendendo ao longo dos último anos sobre a ciência das energias com o seu avô, ele aprendeu a fazer encantos. Ele esconde esses ensinamentos de sua mãe e da sua irmã mais nova, Luana, a pedido do seu avô. A princípio Leran pensa que esse pedido está ligado ao fato de que seu avô e sua mãe não se darem bem desde a morte de seu pai, quando ele ainda era criança. Mas em uma noite enquanto voltava da loja de seu avô, ele acaba descobrindo que sua cidade tem vários segredos que ele desconhece, e que tais segredos podem ser mortais para ele.
- Precisamos conversar. Contarei tudo sobre a Guilda de magos e a rebelião.
De repente Leran se vê envolvido em uma guerra civil silenciosa entre a Guilda de magos e o governo. Leran começa a descobrir a verdadeira história de sua cidade, ele descobre como uma simples associação de comerciantes, insatisfeitos com a opressão política, se tornou um grupo rebelde de combate ao governo.

E agora ele precisa usar todas as suas habilidades no arco e flecha e em encantos para conseguir proteger a sua família do governo, e principalmente, dos soldados de elite do governo, os temíveis Silenciadores. E com se isso não fosse o suficiente, Leran se apaixona por uma misteriosa garota chamada Jundra, ou seja, mais uma pessoa com quem se preocupar.
Ele não tem mais tempo a perder, ele precisa se fortalecer o mais rápido possível, porque muito em breve, essa guerra civil não será mais tão silenciosa.
Cadorcia está transformando um conflito político em uma guerra ideológica muito mais séria, cultivando o ódio pela magia.
Eu sou uma fã declarada desse livro, 5 estrelas e favorito. Esse livro não deixa nada a desejar a nenhum livro gringo. E o engraçado é que, quando eu leio um livro nacional tão bem escrito como esse, bate aquele orgulho. Até parece que fui eu que escrevi! A estória é completamente envolvente, o ritmo é perfeito. Você simplesmente vai devorando as páginas sem perceber. A estória é narrada pelo Leran e pela Jundra e ambas as narrativas são ótimas. As cenas de luta são muito bem descritas, você se sente dentro delas.
Uma outra coisa boa sobre o livro é que ele é descritivo na medida certa, ele não nos empurra dezenas de páginas de descrições desnecessárias que tornam a leitura cansativa, mas explica muito bem o que deve ser explicado. Obrigada Renan! Outra ponto positivo do livro é o equilíbrio entre romance e ação.

Se você já leu o livro, você deve estar se perguntando se vale a pena comprá-lo novamente. Então, como alguém que já leu o livro e que iria comprá-lo novamente, eu digo que sim, vale a pena!
A qualidade dessa edição está maravilhosa! Existem ilustrações inéditas e um super capítulo extra, cujo o conteúdo eu não posso entrar em detalhes para não estragar.

E eu mal posso aguardar pelo lançamento do segundo livro. O que eu espero que ocorra o mais rápido possível, pois o final do livro foi pura maldade. A maior maldade de todas é o trecho do segundo livro que tem no final.
Leitura recomendadíssima!!!
Classificação

Sobre o autor

Renan Carvalho cresceu com um gosto inexplicável por histórias fantásticas. Amante de desenhos, HQ's, filmes, games e livros, aprendeu desde cedo a criar o seu próprio mundo. Era aquele que na escola escrevia mais de vinte páginas nas redações e tirava zero por ter fugido do tema proposto. (adoraria ver a redação dele sobre publicidade infantil no Brasil).
Com o passar dos anos, Renan deixou a fantasia de lado e voltou para o mundo real. Graduou-se em Marketing e passou a trabalhar em sua área de formação. Aos 25 anos, decidiu reler os cadernos empoeirados dos tempos de criança e redescobriu sua paixão. A primeira edição de Supernova: O Encantador de Flechas, lançada em 2013, esgotou-se rapidamente e é considerada um dos fenômenos da nova literatura brasileira.
PS: O Renan arrasou fantasiado de Silenciador na bienal do Rio de 2013.


Book Trailer





4 comentários:

  1. HAIAHSUHAUA adorei a resenha! Como sempre só aumentou minha vontade de ler,genial
    2bjs

    ResponderExcluir
  2. Mais uma saga e ainda por cima brasuca, que beleza. Ao ler sua resenha de fato notei mais entusiasmo que o normal, estou certo? E se este livro te deixou assim melhor abrir bem os olhos para adquiri-lo na próxima compra rapidinho. Pareceu-me tratar-se de uma distopia, com ingredientes capa e espada, magia, encantamento. Adorei o "jogue uma rosa"! Milhares de rosas pra ti Patrícia, sua resenha me deixou com água na boca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rodolfo! É sempre bom ler um livro brasileiro de qualidade.
      Bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor