sexta-feira, 6 de março de 2015

Resenha: King of Thorns - de Mark Lawrence

King of Thorns
Trilogia dos Espinhos - Livro 2
Mark Lawrence
Editora DarkSide


Sinopse: Este é o meu livro favorito desta excelente trilogia, pois tudo joga contra o nosso anti-herói Jorg. As apostas são altas e as reviravoltas, perfeitas. Depois de assassinar seu tio e garantir um pequeno reino nas montanhas, o jovem Jorg agora encara um inimigo carismático e poderoso - o Princípe de Arrow -, que parece destinado a reunir o Império Destruído. A ação salta entre o presente e o passado, e nos mostra como Jorg viajou pelo império e conseguiu reunir recursos e forças para enfrentar uma batalha aparentemente impossível de ser vencida. Acompanhamos também a história pelo ponto de vista de Katherine, a mulher que Jorg deseja mais do que ninguém, e que ele está destinado a não conquistar jamais. Apesar de Jorg continuar a ser o mais maquiavélico dos protagonistas, sem hesitação para matar, mutilar ou destruir, caso isso o ajude a alcançar seus objetivos, passamos a compreendê-lo melhor neste livro, e é impossível não torcer por ele. Ele consegue renovar e dar uma reviravolta brutal, explodindo com todas as armadilhas românticas da grande fantasia - lealdade, honra, o bem contra mal e a fé em um causa maior. Às vezes, quando você vê aquele cavaleiro branco em seu cavalo, com uma armadura reluzente e um sorriso brilhante, só quer atirá-lo no chão e dar-lhe um murro na cara dele por ser tão perfeito. Se você já teve essa sensação algum vez, Jorg é o cara.

Resenha

Pelo menos ela me odiava. Eu preferia morrer nas mãos de alguém que queria me matar, que isso significasse alguma coisa para ela.

E a jornada de Jorg continua. Ele já conseguiu se tonar rei, porém esse é apenas o primeiro passo rumo ao seu objetivo final: se tornar O Imperador. E não pense que só porque agora ele é rei, que ele de alguma forma irá se tornar misericordioso. Nada disso, Jorg continua igual ou talvez até mesmo pior.

"Esta vai ser uma daquelas vezes em que você fingi não ter um plano até o último momento?", perguntou Makin. "E aí acaba realmente não tendo um?"

A estória se inicia no dia do casamento de Jorg, quatro anos a frente do momento de sua coroação como rei. E ao que tudo indica o seu casamento irá bombar, e não será por causa da festa. Isso porque O Assombrado encontra-se cercado por 20 mil homens do Princípe de Arrow e as forças do próprio Jorg são infinitamente menores. Mas não há nada que o Jorg goste mais do que um desafio. Diga para ele que ele não pode fazer algo, e é exatamente isso que ele irá fazer. Então não é de se admirar que quando o consenso geral dizia que o melhor caminho era a fuga, Jorg decidiu que iria enfrentar os 20 mil soldados. Isso é claro, após a breve cerimonia de casamento. Afinal seus soldados precisavam de uma rainha, além de um rei, para proteger.

E eu queria vencer porque outros homens disseram que eu não poderia. Eu queria lutar porque a luta estava em mim.
---
O orgulho sempre foi a minha fraqueza e, ocasionalmente, minha força.

E o Jorg, de 18 anos, está extremamente misterioso nesse início do livro. Não só para a gente, mas para ele próprio. Ele possui uma caixa, com gravuras de espinhos, e nessa caixa estão memórias dele. De algo que aconteceu 4 anos atrás e que foram trancadas ali. E esse não é o único mistério, pois nos últimos 4 anos, Jorg vem sendo seguido pelo fantasma de uma criança. Embora ele não saiba quem seria ela.

Memória é tudo que nós somos. Momentos e sentimentos, capturados em âmbar, amarrados em filamentos de razão. Tire a memória de um homem e tomará tudo dele.

Mas esse livro não está restrito somente ao presente. A narrativa é intercalada com eventos de 4 anos atrás, logo após a coroação de Jorg. E foi justamente no passado que Jorg teve o seu primeiro contato com o Príncipe de Arrow, um homem bom com um carisma que anda encantando a todos e que pretende ser o Imperador muito em breve. O que obviamente não agrada em nada Jorg, pois isso vai de encontro aos seus próprios planos de se tornar Imperador. Mas no momento desse encontro ele tinha outras preocupações, ele estava em uma missão.

"O mundo come homens bons no café da manhã"
--
Os nomes das pessoas me escapam. Provavelmente porque eu não me importo com elas.

Essa missão consistia em levar Gog até um bruxo do fogo em uma terra repleta de vulcões. Jorg tem a esperança de que esse bruxo possa ensinar Gog como controlar o fogo dentro dele, antes que esse mesmo fogo destrua Gog e todos a sua volta, o que inclui Jorg (e ele não gosta muito de queimaduras). É claro que o caminho mais fácil seria simplesmente matar Gog, mas isso não é o que Jorg deseja. 

Às vezes, o mundo fica mais lento e você percebe cada coisinha, como se você estivesse entre duas batidas do coração da eternidade.

Logicamente Jorg sabe que bruxos não são exatamente a melhor das opções para se pedir ajuda. Ele ainda está em pé de guerra com Sageous, que continua tentando invadir os seus sonhos e manipular suas ações. Mas esse não é o único bruxo que parece estar querendo Jorg. Pois agora apareceu um tal de Rei Morto, que em breve chegará para mostrar a sua força nessa guerra Centenária. E esse rei está extremamente interessado no Jorg, pois a necromancia que ele absorveu no primeiro livro ainda não saiu de seu corpo. Muito pelo contrário, ela parece estar mostrando ser mais poderosa do que aparentava a princípio.  

Somos todos feitos de contradições, todos nós. São essas forças opostas que nos dão força, como um arco, cada bloco pressionando o outro. Mostre-me um homem cujas partes estão todas alinhadas, em consonância, e eu lhe mostrarei a loucura.

Além da narrativa de Jorg, nós também temos algumas partes narradas por Katherine. Através de folhas dispersas do diário dela, Jorg, e nós, ficamos sabendo o que aconteceu após a partida de Jorg no último livro, assim como o que ocorreu com elasnesses últimos 4 anos.

Meu Deus, o barulho e a sensação de uma lâmina cortando a carne são tão doces quanto qualquer flauta tocando sua melodia. Contanto que a carne não seja a minha, claro.

Como o tio Rick disse, esse é o melhor livro (pelo menos até agora). Jorg está mais sanguinário e engenhoso do que nunca. E mais uma vez você torcerá para ele. O humor negro e mórbido de Jorg está a cada dia melhor. É bem interessante ver os eventos do passado e do presente se interligando aos poucos. Esse é mais um livro com narrativa envolvente e viciante. Quando ocorre a troca no tempo da narrativa, entre passado e presente, você sempre acabava ficando desesperado para saber o que irá acontecer / o que aconteceu.
A edição desse livro segue o mesmo capricho que encontramos em Prince of Thorns, mais uma obra de arte da DarkSide. Uma embalagem digna dessa estória tão rica. E como não poderia deixar de ser, eu estou desesperada para ler o terceiro e último livro. Embora eu tenha decido não comprar nenhum livro até depois do carvaval, eu vou ter de comprar Emperor of Thorns. Mal posso aguentar para descobrir o final dessa estória!

Todos os homens batem o pé se provocados o bastante. Todos os homens chegam ao ponto em que dizem "não" por nenhum outro motivo além da oposição, por nenhum outro motivo além da palavra caber em sua boca e ter um gosto tão bom quanto o som que ela faz.

Classificação


Sobre o autor

Mark Lawrence é um escritor de dupla nacionalidade (americana e britânica). Ele é autor dos livros da Trilogia dos Espinhos (de nome original The Broken Empire). 
Lawrence nasceu nos Estados Unidos , mas ainda jovem ele e seus pais se mudaram para o Reino Unido. Ele trabalha como romancista e como cientista de pesquisa no campo da inteligência artificial e tem acesso liberado à informações secretas dos governos norte-americano e britânico. 
O primeiro trabalho de Lawrence foi Prince of Thorns, publicado pela Ace/Voyager em agosto de 2011 e foi finalista dos prêmios Goodreads Choice Award (como Melhor Livro de Fantasia de 2011), David Gemmell Morningstar Award de 2012.
Seu segundo livro King of Thorns, publicado em Agosto de 2012 na Inglaterra, foi de novo finalista do mesmo premio de 2012 da Goodreads, ficando na quarta posição de melhor livro.
Seu trabalho foi traduzido em 19 idiomas. E no Brasil, seus livros saem pela editora Darkside.




12 comentários:

  1. Oi
    Depois de ler essa resenha tão bacana, fiquei querendo ler essa trilogia *-*
    Parece ser muito boa mesmo, adorei!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bem?
    Ai, gostei muito da resenha! É a primeira que leio a respeito dessa trilogia. E se tem algo que gostei muito dela foram os quotes! O quinto então, é ótimo! Fez uma boa seleção, hein?
    Fiquei interessada no livro, sendo que antes não dava nada por ele. Olha a maldade!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que eu nem coloquei tudo. A cada vez que o Jorg fala, você já vai marcando com o post-it.
      Bjs.

      Excluir
  3. Oiee Patrícia!!!
    Ameiii a Resenha!! Amei o livro, a narração e Amooo a Darkside <3
    Sou louca para ter este livro e a sua resenha só me deu mais vontade de lê-lo XD

    Sucesso!!!!!
    http://maisumpracolecao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro…. nossa! Não há do que reclamar, estória perfeita em uma edição perfeita!
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Patrícia, acho que esta é a segunda resenha sua que leio aqui no blog.
    Eu não conhecia a série até a sua resenha anterior, e ela parece ser bem diferente e interessante, e o mais importante é que a gente percebe que você realmente gostou das histórias.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como gostei. Acabei de ler o último livro ontem e estou em ressaca literária.
      bjs!

      Excluir
  5. que beleza Patrícia. vou acompanhando esta saga por suas resenhas inspiradas, mas confesso que fui meio que pulando um tiquinho, já que pretendo e estou ansioso para ler também. parabéns, belas palavras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nooooo… não leia as resenhas dos livros 2 e 3!!!!! Você vai amar essa trilogia, não corra o risco de pegar spoiler!
      Bjs.

      Excluir
  6. Oi, Patrícia-flor!
    Estou muito ansiosa para ler essa série… :D Esse segundo volume parece ainda melhor que o primeiro. Adoro narrativas intercaladas, que revelam o presente e o passado. Sinto-me montando as peças de um quebra-cabeças e, a cada descoberta, me empolgo mais com a leitura. A capa é maravilhosa! Acho a história um pouco tensa, mas (sinceramente) parece que o enredo vale muito a pena!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de estórias intercaladas, sempre nos fazem querer ler mais e mais. Sem dúvidas a estória é tensa, mas quem não ama um anti-herói? Tenho certeza que você irá amar.
      Bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor