segunda-feira, 2 de março de 2015

Resenha - Ken Grimwood - Revivente

Revivente
Ken Grimwood 
Editora Gutenberg

Sinopse


Jeff Winston é um jornalista de rádio de 43 anos, que está preso em um casamento fracassado e um emprego sem futuro. Ao sentir uma forte dor no peito, morre instantaneamente. Momentos depois, acorda em 1963, em seu quarto da época de faculdade, com 18 anos novamente, e lembrando-se perfeitamente de tudo o que aconteceu. Sem entender o que está ocorrendo, a única coisa que sabe são os fatos de sua vida e do mundo que se repetirão, inclusive o dia de sua morte. As dúvidas invadem sua mente: o que fazer dessa “nova” vida? Cometer os mesmo erros ou fazer tudo diferente? Deixar que os grandes desastres da história aconteçam ou tentar interferir? Nesta surpreendente e premiada obra, que foi inclusive inspiração para o filme “Feitiço do tempo” (Groundhog Day), é uma aventura emocionante que desafia os limites do tempo. 

Ano: 2014 / Páginas: 320
Editora: Gutenberg
Resenha

Revivente foi o vencedor do The World Fantasy Award de 1988, porém foi lançado apenas em 2014 no Brasil pela editora Gutemberg, antes de ler o livro ainda não sabia dessas informações e isso fez mudar muito minha opinião sobre o livro, pois estava achando que já tinha visto em outras obras algumas coisas retratadas no início da trama.

Viagem no tempo é um tema que já está está super explorado no cinema e literatura, mas mesmo assim eu adoro e sou fascinada pelo tem, também nunca me canso de apreciar uma nova obra. 

Revivente no início não me apresentou nada de novo e me fez lembrar muito de Novembro de 63 do Stephen King, o que me fez ficar com um pé atrás (nesse momento não sabia que o livro era de 88), mesmo assim persisti na leitura e não me arrependo pois a trama começou a se desenvolver e ficar bastante intrigante.

Voltando a trama, o livro é narrado pelo ponto de vista do protagonista Jeff, logo no início ele está em uma ligação com a esposa que diz que eles precisam ter uma conversa muito séria sobre o casamento que não vai muito bem, e ele morre no meio da ligação, no ano de 1988 e volta a vida, só que em 1963, quando ainda era uma adolescente na faculdade.

Tudo é muito confuso na cabeça de Jeff até ele se dar conta do que realmente está acontecendo, então resolve aproveitar a vida nova e fazer fortuna com apostas que ele já sabe o resultado e também tenta salvar Kennedy do assassinato. E assim ele vai vivendo sua nova vida sem saber se Deus está concedendo uma nova chance ou se seria um replay. Não quero falar mais sobre a trama pois é muito legal o leitor acompanhar cada surpresa que irá aparecer na vida de Jeff, e posso dizer que tem muita coisa por vir e o leitor vai viver várias aventuras junto de Jeff. 

Apesar de ser um ótimo livro algumas vezes ele ficou um pouco cansativo e repetitivo, mas nada que tire a grandiosidade da trama, apenas me fez tirar uma estrelinha na classificação.

O final do livro dá a entender que teria uma continuação,porém o autor morreu sem terminar, e o mais curioso de tudo, ele morreu da mesma forma que o protagonista do seu livro.

O livro inspirou o filme “O Feitiço do Tempo” com Bill Murray lançado em 1993 e parece que os direitos de adaptação foram comprados em 2011 para uma nova adaptação, vamos aguardar.

Recomendo muito a leitura para quem gosta de ficção científica e viagem no tempo.

Classificação





2 comentários:

  1. parabéns p/ resenha, bom eu já li um livro mais ou menos parecido com este, mas no livro q li o personagem aproveitava sua segunda chance, gostaria de saber se Jeff q acorda vai aproveitar sua segunda chance , o pouco q li já deu p/ ver q ñ estava aproveitando, sera q no fim do livro ele aproveita? Gostaria muito de saber.

    ResponderExcluir
  2. Resenha muito boa! Infelizmente muitos livros incríveis ainda não foram publicados no Brasil.
    Tá aí uma dica para uma nova editora, publique somente esses livros e tenham sucesso!
    Bjs e parabéns.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor