sexta-feira, 13 de março de 2015

Resenha - Dan Gemeinhart - A Mais Pura Verdade


A Mais Pura Verdade
Dan Gemeinhart
Editora Novo Conceito

Sinopse: A Mais Pura Verdade - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.

Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.

Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. 
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.



Resenha

Quando fiquei sabendo desse livro há pouco tempo atrás, logo entrou para minha wishlist por 3 motivos: Sick-lit, capa azul e linda, amizade de uma criança e um cachorro.

O livro é narrado por Mark, um menino que tem câncer e após receber uma grave notícia do seu médico ele decide que precisa realizar um grande sonho, que é escalar o Monte Rainier, mas obviamente seus pais jamais permitiriam, então ele decide fugir levando apenas 100 dólares, algumas roupas e seu cachorro Beau consigo.

Para despistar a polícia, ele elabora um grande plano antes de executar sua fuga, e quando ele consegue fugir é que a história começa ficar tensa, um menino sozinho nas ruas longe de casa e tendo que enfrentar 423km para chegar aos seu destino fazendo algumas baldeações, que incluem dormir na rua no primeiro dia.

Um menino sozinho sem um responsável acaba provocando desconfiança por onde ele passa, mas Mark consegue se virar bem sempre dizendo que o pai ou a mãe estão por perto, mas a noite as ruas podem ser muito cruéis e nosso querido amigo pode ter que enfrentar os perigos. 

A narrativa é tão real que parece que estamos juntos com Mark nessa aventura, não tem como se comover, logo no início já me peguei chorando e sofrendo junto com ele. É tão linda também a amizade e o amor que ele tem para com seu cachorro, não tem como não se apaixonar pelo cãozinho.

Outro personagem importante na trama é a melhor amiga de Mark, a Jessie, eles são inseparáveis e não escondem nada um do outro, ela é a única que conseguiu sacar para onde ele foi, mas não sabe se deve contar à seus pais.
"Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar a sua mão e estar ao seu lado."
O livro apesar de ser narrado em primeira pessoa, também conta ao final de cada capítulo, com um mini capítulo em terceira pessoa, onde temos a visão do que está acontecendo com as pessoas que Mark deixou para trás, as buscas da polícia para encontrá-lo, o que é ótimo, pois uma narrativa somente em primeira pessoa nos dá muita profundidade de sentimentos, porém ficamos no escuro quanto ao que se passa em torno do protagonista.
"- Não gosto de chorar na frente deles - ele disse, com a voz trêmula. -Eu sei como isso os deixa tristes. Não gosto de contar a eles como eu me sinto mal. Ou como sinto medo. Não quero fazer isso com eles. Você entende?-É como um segredo, ele continuou ainda chorando. -Não consigo guardá-lo sozinho, Jess. É muito para mim. Posso chorar com você? Você guarda o meu segredo?"
Depois que finalizei a prova enviada pela editora, fiquei desesperada pela continuação da história que durou umas duas semanas de ansiedade total e quando finalmente recebi o livro, parei tudo que estava fazendo para ler, pois a prévia tinha parado em momento tenso, mas eu nem imaginava que o mais tenso ainda estava por fim, e cometi o erro de ler o livro dentro do ônibus, achando que como estava na metade não iria dar tempo de ler muita coisa, só que a leitura me sugou e foi tão rápida que acabei de ler no ônibus mesmo, não conseguia parar, precisava saber o que ia acontecer, meu coração tava tão apertado, quase tive um infarto de tanta emoção. Nem me lembrei que estava dentro de um ônibus cheio e chorei, não deu para segurar.
"Nunca tive escolhas. Minha vida inteira, nunca pude escolher nada. Me deixe ter pelo menos isso, antes que todas as minhas escolhas sejam tiradas de mim de uma vez."
"Eles sentiriam minha falta. Mas estariam vivos para sentir minha falta. Eles continuariam a viver."
Adorei o livro do início ao fim, cada pedacinho dele foi perfeito para mim, um livro que me deixou com uma tremenda ressaca literária, entrando para lista de melhores livros que já li na vida.

Com certeza recomendo muito a leitura a todos, mas principalmente para quem ama animais e gosta de livros que abordem doenças.

Classificação




8 comentários:

  1. Não conhecia este livro. Histórias de amizade entre pessoas e animais sempre me emocionam ainda mais crianças. Deve ser bem interessante e tocante mesmo a história. Fiquei muito interessada. Parabéns pela bela resenha e obrigada por nos contar um pouco desta bela história.

    http://alinefevalmirjunior.blogspot.com.br/2014/12/book-trailer-temores-no-mundo-dos-mortos.html

    ResponderExcluir
  2. que resenha emocionante e emocionada cara Danielle, tocou-me profundamente, pelo mesmo motivo que o seu: sou apaixonado por sick-lit. muita gente acha isso um pouco doentio, mas não me curvo a opiniões, tenho vontade de saber o que se passa na mente de quem está sofrendo alguma doença grave, então parto para a leitura cheio de coragem. este livro eu não conhecia, então esta dica está mais que anotada, afinal de contas já faz algum tempo que li "a culpa é das estrelas", então preciso de outro sick pra digerir. ótima dica, bela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai adorar. Fico feliz em saber que minha resenha te deixou com vontade de ler. Aproveita que o livro ta sendo lança do hoje. Bjs

      Excluir
  3. Curiosa pra saber como é a história do livro, muito interessante, emocionante.
    Bela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Melhor livro que leu na vida?! Caramba preciso ler isso! Olha que não sou amante a livros românticos nem dramas, mas a sua resenha me pegou. Posso classificá-lo como aventura, por tudo que o personagem passa. E esse gênero é bem vindo na minha estante.
    linda e emocionante resenha, parabéns.
    kelvin

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor