sexta-feira, 27 de março de 2015

Resenha: Criança 44 - de Tom Rob Smith


Criança 44
Tom Rob Smith
Editora Record


Sinopse: Tom Rob Smith leva o leitor à opressora Rússia de Stalin. Quando o corpo de um menino é encontrado sobre os trilhos de uma ferrovia, o agente Liev Demidov se surpreende ao saber que a família do garoto está convencida de que se trata de assassinato. Os superiores do oficial lhe dão ordens de ignorar o assunto, mas ele está determinado a encontrar a verdade por trás do terrível crime. 


Resenha

Liev Demidov é um agente da temível MGB, uma agência soviética responsável por identificar, prender e condenar cidadãos que estejam atuando como espiões do ocidente dentro do território russo. Ou seja, uma verdadeira caça às bruxas, onde inocentes são presos, torturados até admitirem a culpa e depois sumariamente executados. E esse é o trabalho de Liev. Mas Liev realmente acredita que essas pessoas presas são culpadas e que ele está protegendo o seu país. Mas tudo muda após a prisão de um veterinário, após essa prisão ele começa a se questionar sobre todas as prisões que ele já realizou. Ele sabe que o veterinário era inocente, mas no entanto ele assumiu uma culpa que não possuía e por isso foi executado.
E são esses questionamentos que levam Liev por um caminho sem volta. Mas não são somente eles.

Logo no início do livro, enquanto ainda está na investigação sobre o veterinário, Liev é enviado para conversar com a família de um amigo seu da MGB. Esse amigo está afirmando em alto e bom som que seu filho caçula foi assassinado. O que segundo a ideologia comunista seria impossível de ocorrer, pois assassinatos são características de um estado capitalista, com igualdade social assassinatos não existem. Então Liev vai falar com essa família para explicar para ela que o menino, encontrado ao lado de uma ferrovia, não foi assassinado. Que tudo não passou de um terrível acidente, que ele foi atropelado por um trem. E mais uma vez, Liev realmente acredita nisso. Mas o pai do menino afirma que foi assassinato, que um atropelamento de trem não justificaria o fato da criança estar sem roupas e com a barriga aberta. O que para Liev é uma absurdo, pois em nenhum momento o relatório descreve qualquer coisa sobre esses fatos.

E são esses dois fatores que mudarão para sempre a vida de Liev. O fato de ele começar a enxergar a verdade por trás do seu trabalho e esse assassinato. Pois no meio das reviravoltas que estão ocorrendo em sua vida, Liev encontra outro corpo com as mesmas características do menino supostamente morto por um trem: sem roupas e com a barriga aberta. Como uma invenção de um pai em luto poderia corresponder a exatamente as características de um assassinato? Aos poucos Liev começa a perceber que esses dois corpos são apenas a ponta do iceberg. E agora Liev precisa seguir um rastro de corpos para tentar encontrar um assassino que o estado afirma não existir, sem qualquer tipo de ajuda oficial, muito pelo contrário. Se ele insistir em investigar esses assassinatos, ele acabará sendo preso e executado pela MGB.

Para quem não sabe, esse livro foi inspirado em um assassino real. Não vou dizer o nome para não dar spoiler do livro, pois o primeiro nome do assassino foi mantido. O livro também manteve a região onde ocorreram os assassinatos, mas muita coisa foi alterada. Por sinal, a cidade de Rostov é conhecida como a capital mundial dos serial killers, estima-se que em apenas 10 anos, nessa cidade de 1,5 milhões de habitantes, foram presos entre 34 à 37 serial killers. Fora os outros presos em outros períodos e os que nunca foram presos. Dizem que na Rússia existem 25 mil assassinatos atribuídos a serial killers desconhecidos, ou seja, que nunca foram identificados ou presos. Esse serial killer ficou conhecido como um dos mais brutais da história, se não for o mais brutal. A realidade, infelizmente, é mais assustadora do que a ficção. Pois diversos traços característicos desse assassino foram excluídos do livro. O foco principal do livro não são os assassinatos em si, é a jornada de Liev. A mudança dele como pessoa, como ele passa de um agente do governo sem qualquer questionamento sobre o estado, para um cidadão que começa a enxergar a realidade sobre o estado soviético e por isso começa a ser perseguido pela agência para qual trabalhou durante anos.

Eu dei 4 estrelas para o livro, porque comecei a ler o livro pensando que o foco seria a perseguição ao serial killer, que seria mais parecido com a investigação real que ocorreu. E por isso fiquei um pouco decepcionada. Mas o livro é excelente para quem não conhece a história real e que gosta desse tipo de literatura.


Sobre o autor

Filho de mãe sueca e pai Inglês, Smith foi criado em Londres, onde vive hoje. Após graduar-se na Universidade de Cambridge em 2001, ele completou seus estudos na Itália, estudando redação criativa por um ano. Após esses estudos, trabalhou como roteirista.

Sua primeira novela, "Criança 44", sobre uma série de assassinatos de crianças na Rússia stalinista, apareceu no início de 2008 e foi traduzido para 17 línguas. Foi premiado em 2008 Ian Fleming Steel Dagger Melhor Thriller do ano pela Associação Crime Writer's.

7 comentários:

  1. gostaria muito de ler "Criança 44" gosto muito quando tem uma sobre investigação. queria muito saber se o agente Lieu consegue descobrir se o filho de seu amigo foi assassinada, e se ele continua sendo perseguido por sua agencia.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com essa obra para ler, acabei comprando pq ouvi muitos elogios, comecei, e li até o assassinato do primeiro menino, o que falaram que foi o trem, e acabei parando, não sabia que era baseado em fatos reais, com certeza vou retornar a ler, mesmo não sendo ficado na investigação, e sim na trajetória do personagem, vou gostar!
    Ótima resenha!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte a ler sim, porque vale a pena. Ainda mais porque você não sabe a história verdadeira. Depois você pesquisar um pouco mais sobre esse assassino e ver as diferenças.

      Excluir
  3. História interessante...adoro livros de investigação mistério....

    Boa resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo com as modificações, essa continua sendo uma boa estória de perseguição.
      Bjs.

      Excluir
  4. Tenso. Achei a historia bem interessante e parece mexer com a gente.
    Fiquei interessada.
    Kazumi

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor