quinta-feira, 12 de março de 2015

Resenha: A 5ª Onda - de Rick Yancey

A 5ª Onda
Livro 1
Rick Yancey
Editora Fundamento


Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

Resenha

A 1ª Onda: Apagam-se a luzes.
A 2ª Onda: Começa a arrebentação.
A 3ª Onda: Pestilência.
A 4ª Onda: Silenciador.


Quando uma nave alienígena entra na atmosfera da Terra, diferentes opiniões surgem sobre as intenções desses visitantes. Estariam eles aqui para nós ajudar? Ou seria que eles invadiriam a Terra como fazem nos filmes? E é claro que, se a segunda alternativa fosse correta, toda a população da Terra estaria esperando por uma especular guerra, onde os humanos defendem seu planeta arduamente e no final expulsam os invasores.
Mas a realidade acaba se mostrando muito diferente.

Eles descem impetuosamente do céu em seus discos voadores para destruir Nova York, Tóquio e Londres, ou marcham pelo interior em imensas máquinas parecidas com aranhas mecânicas, disparando armas de raios, e sempre, sempre, a humanidade deixa de lado suas diferenças e agrupa-se para derrotar a horda alienígena. Davi derrota Golias, e todos (exceto Golias) vão felizes para casa.
Que droga.
É como uma barata elaborando um plano para derrotar o sapato que está prestes a esmagá-la.
-----
Por que as pessoas apanharam a cerveja e os refrigerantes, o dinheiro dos caixas e do cofre, os rolos de bilhetes de loteria, mas deixaram dois engradados de água estava além de minha compreensão. O que elas tinham na cabeça? "É um apocalipse alienígena! Depressa, peguem a cerveja!"


Os visitantes, os Outros, não fazem nenhum contato e tão pouco um ataque direto. Eles simplesmente vão lançando ondas de ataque, e a cada onda a população da Terra, os humanos, vão sendo erradicados. E após a 4ª já não resta muitos de nós, sem nenhuma grande guerra aberta, os humanos já foram praticamente extintos.
E agora aqueles que tiveram a felicidade, ou infelicidade, de sobreviver as quatro primeiras ondas estão aguardando pela 5ª. O que será esse quinta onda? Ninguém sabe, mas todos tem certeza que será tão terrível, ou pior, do que as ondas anteriores.

Ele estava enganado sobre os Outros. E eu estava enganada. E Um dos Sujeitos Mais Inteligentes do Mundo estava enganado.
O objetivo não era nos salvar. Também não era nos escravizar ou agrupar em reservas.
O objetivo era nos matar.
A todos nós.
--
Nós éramos como os japoneses que sobreviveram à primeira explosão da bomba de Hiroshima. Não compreendíamos por que ainda estávamos ali e não tínhamos muita certeza de querer estar.


E é nesse mundo que se encontra Cassie.
Cassie está completamente sozinha, quer dizer, não completamente. Ela ainda tem o urso do seu irmão e promessa feita para seu irmãozinho, de que iria encontrar com ele. O que acontece é que seu pequeno irmão foi levado por um comboio de supostos soldados, os mesmo soldados que mataram todos do acampamento dela. E agora ela precisa descobrir onde exatamente ele está e então ela deverá resgatá-lo.

- Você sabe dizer quem é o inimigo em tempos de guerra, Cassie? - Os olhos dispararam ao redor do barracão. Por que ele não conseguia olhar para mim? - O sujeito que atira em você. É assim que se fica sabendo. Não esqueça disso.
--
O mundo estava se despedaçando, e os pedaços estavam caindo ao meu redor como chuva.
Era o começo da 4ª Onda.


Porém ela deverá fazer isso sozinha, pois após a 4ª onda não é possível confiar em mais ninguém. É isso mesmo, ninguém. Pois os Outros são iguais à nós, ou estão disfarçados como humanos, e estão por aí eliminando sistematicamente os humanos que resistiram as três primeiras ondas. Então além de se preocupar com os Outros, ela deve se preocupar com os humanos que possam pensar que ela é um dos Outros.

Talvez o último ser humano da Terra não morra de fome, de abandono, ou virando refeição de animais selvagens.
Talvez o último a morrer seja morto pelo último a viver.
--
Tudo termina conosco nos matando uns aos outros atrás de fileiras de refrigeradores de cerveja vazios na luz mortiça do fim de um dia de verão.


Porém essa convicção de Cassie é abalada após ela ser salva por Evan Walker. Ela não sabe se pode ou não confiar nele. Mas ao que parece, ela pode precisar da ajuda dele, se quiser realmente conseguir resgatar seu irmão.
Mas ao que parece, quanto mais tempo Cassie passa com Evan, mais confusa ela fica. Pois ela está confiando nele a cada dia mais, porém mais do que nunca, ela desconfia que ele não esteja contando a verdade para ela.

Porque, se eu for a última, então eu sou a Humanidade.
E se essa for a última guerra da Humanidade, então eu sou o campo de batalha.


Mas Cassie não é a única sobrevivente. Ben também sobreviveu à todas as ondas até agora e já perdeu toda a sua família. Ainda abalado e se sentindo culpado por ter abandonado sua irmã mais nova após um ataque de bandidos, Ben se junta à uma nova unidade militar. Essa unidade está voltada a treinar jovens para combater os Outros que estão infiltrados entre os humanos. E agora Ben precisará superar os seus medos para poder finalmente se vingar dos seres responsáveis pela morte de 7 bilhões de pessoas.

A crueldade não é um traço da personalidade. A crueldade é um hábito.
--
Se você fosse um inseto, então seria uma efemérida. Vai ficar aqui por um dia, e depois vai morrer. Isso não tem nada a ver com os Outros. Sempre foi assim. Estamos aqui e, então, vamos embora. E não tem nada a ver com o tempo que permanecemos aqui, mas com o que fazemos com ele.


Com uma narrativa empolgante,  A 5ª onda te prende do início ao fim. A estória é contada do ponto de vista de alguns personagens, mas as narrativas mais recorrentes são da Cassie e do Ben. Por diversas vezes sentimos aquele aperto no peito e um frio na barriga conforme Cassie vai relatando como as ondas foram ocorrendo. Você se sente como estivesse lá e começa a compartilhar do medo e falta de esperança dos personagens. Um grande livro de ficção científica, que está sendo inclusive adaptado para o cinema. O segundo livro também já está para ser publicado no Brasil. Livro mais do que recomendado, dei 5 estrelas para ele e o mesmo já está na minha lista de favoritos.
Peguei esse livro emprestado de uma amiga, mas gostei tanto que irei sem dúvidas comprar o meu exemplar, assim como o livro 2.

- Entendi tudo errado - Evan continua. - Antes de achar você, pensei que a única forma de me manter inteiro era encontrar um motivo para viver. Não é assim. Para continuar inteiro, é preciso encontrar alguma coisa ela qual se está disposto a morrer.

Classificação


Sobre o autor

Autor de best-sellers da lista do New York Times, Rick Yancey já escreveu 14 livros e foi publicado em amais de 20 línguas. Aclamado pela crítica e pelo público, Yancey recebeu indicações para diversos prêmios por suas obras, entre eles, Carnegie Medal, Michael L. Prinz Honor, Los Angeles Times Book Prize e "Best book of the year", da Publilshers Weekley. Formado em Inglês pela Roosevelt University, de Chicago, foi trabalhar no IRS, órgão equivalente à Receita Federal nos Estados Unidos. Mas não desistiu do seu sonho de escrever e, após 12 anos como auditor fiscal, publicou seu primeiro livro de sucesso: Confessions of a Tax Collector (Confissões de um auditor fiscal). Em 2004, decidiu sair do emprego no IRS e se dedicar em tempo integral à carreira de escritor. Atualmente, mora na Flórida com a esposa e o caçula de três filhos.






6 comentários:

  1. cara Patricia, sempre tive uma curiosidade enorme sobre este livro. a sinopse me chamava a atenção, a capa me espantava. depois de sua dissecação sobre ele corri pra saber mais sobre o autor. este livro pertence a uma saga que já tem outro livro lançado e um terceiro será lançado neste ano. seria demais pedir para que a editora lançasse todos? tomara que não, porque depois de sua resenha certamente vou querer ler tudinho. excelente dica, óóóóótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me lembre disso! Quando terminei de ler eu fui desesperada procurar o segundo, que na época ainda não tinha sido lançado. Por sinal, eu li esse livro emprestado de uma amiga e agora quero comprar o meu exemplar.
      bjs e obrigada.

      Excluir
  2. Mais uma vez fiquei babando por um livro. Menina você tem esse poder! ^^
    Adoro livros que me deixa tensa, ansiosa e a beira de um ataque de nervos. haha
    Adorei a resenha!
    Ni.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem que você gosta! Leia logo o livro, assim podemos bater altos papos depois.
      bjs.

      Excluir
  3. Cacete! Desculpe tive que expressar minha euforia ao ler sua resenha. A capa do livro já me prendeu, mas sua resenha fez todo o resto. Os textos destacados foram bem escolhidos e todo o suspense que você deixou ao resenhar o livro, alcançou o objetivo de conquistar mais um leitor.
    Parabens pela excelente resenha.
    Kelvin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha.. obrigada!
      Espero que você ame o livro tanto quanto eu!
      Boa leitura.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor