sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Resenha: Sentença de Morte - Alexander Gordon Smith


Sentença de Morte
Fuga de Furnace - Livro 3
Alexander Gordon Smith
Editora Benvirá


Sinopse: "Eu estava na penitenciária de Furnace. E ali nem mesmo a morte ousava mostrar a sua face". Mais uma vez a tentativa de fuga de Alex fracassa. E, agora, a punição que o aguarda é muito – mas MUITO – mais cruel. Depois de uma temporada enfurnado na solitária, ele se vê na enfermaria, cercado de Ofegantes. O pior está para acontecer. Alex está para se tornar um deles. Enquanto o sádico diretor bombeia lentamente o néctar para suas veias, Alex vai, aos poucos, se transformando na figura que mais teme: um terno-preto. Para lutar contra as forças malignas que se apossam de seu corpo, ele precisa se lembrar de quem realmente é e seguir o conselho de seu amigo Garry: nunca esquecer o seu nome. Essa pode ser a única saída para não perder sua identidade. Mas como escapar dele mesmo, se agora possuía em seu sangue a crueldade de um super-humano de Furnace?

Resenha

Sob o céu está o inferno.
Sob o inferno, a Penitenciária de Furnace.

Nos últimos instantes de Solitária, vimos Alex e seus amigos serem capturados quando estavam próximos de finalmente atingir a liberdade. E não só isso, todos os três caíram dentro do incinerador e ficaram gravemente feridos, e o mais alarmente de tudo, ouvimos a ordem do diretor de levá-los diretamente para a sala de cirurgia.
No início desse livro as coisas parecem estar confusas para Alex, ele está na temível enfermaria e já começou a receber o misterioso composto que modifica todos os garotos. Eles realmente não tem chances de fuga dessa vez, não há ninguém que possa resgatá-los.

O Anjo da Morte me abandonou, como todos os demais, deixando-me a sós com meus pesadelos.
(…)
Não demorou muito até me dar conta de que o mundo real era ainda mais aterrorizante do que o pesadelo.

Mas Alex se lembra do aviso de Monty, que deve se lembrar do seu nome. Mas isso é mais difícil que ele poderia esperar. Pois aquele líquido obscuro não está somente modificando o seu corpo, mas também e principalmente sua mente. Ele quase não consegue se manter acordado e seus sonhos são povoados por terríveis pesadelos, extremamente realistas que o deixa ainda mais confuso. E quase sempre que acorda o diretor está ali ao seu lado, dizendo coisas que hora o enfurece e em outras parece fazer todo sentido para ele.

Não esqueça seu nome, Monty me dissera. Não esqueceria.
Eu morri naquela sala.
Renasceria como otra coisas, uma criatura terrível.
Mas ainda seria Alex Sawyer.
E me vingaria.

Porém não tem jeito, mais cedo ou mais tarde Alex irá ser subjugado. Mas será que quando isso acontecer, ele será capaz de lembrar de quem era, de seu nome e seus amigos? Ou será que ele simplesmente irá virar mais um terno preto? Ou será que ele virará um rato? Será que Alex conseguirá vencer essa guerra que está sendo travada dentro de sua própria mente?

Estar ali era ainda pior do que estar trancado na escuridão do buraco. Pelo menos lá eu sabia que estava sozinho.

Esse livro é sem dúvidas um dos melhores até agora. Nós finalmente temos algumas respostas para perguntas que existem desde as primeiras páginas da série. E além disso, novos pesadelos surgem, e também temos um vislumbre maior de Alfredo Furnace. Mais um livro eletrizante e também muito mais psicológico. Ele te deixa agoniado do início ao fim, sem saber ao certo o que será do destino dos nossos personagens. E conforme a história por trás de Furnace vai tormando forma, percebemos o quão sinistra a situação de Alex é, e de que os planos são muito maiores do que se poderia imaginar.

- Todos desejam poder, admitam ou não. Vamos ver como se sente depois de um dia aqui.
(…)
E, se nada mais restasse a não ser escuridão, como poderia não me tornar um monstro?

Não tem como eu não favoritar também esse livro. E a parte mais triste e desesperadora é que o livro 4 ainda não foi lançado por aqui. Aparentemente os livros 4 e 5 serão lançados ainda esse ano pela Benvirá, assim espero porque com uma série dessa não há como esperar.
Então, leiam logo e se juntem a mim no coro de queremos o livro 4!

- Que Deus tenha misericórdia da alma de vocês. Porque eu não terei. 
(…)
Mesmo depois de tudo o que havia visto, de todos os horrores da Penitenciária de Furnace, não conseguia acreditar em meus próprios olhos.

Classificação


Sobre o autor


Nascido em 1979, em Norwich, Inglaterra, Alexander Gordon Smith sempre quis ser escritor. Estudou Inglês e Literatura Americana na Universidade de East Anglia, e foi ali que começou a escrever. Junto com o poeta Lucas Wright, fundou a Publishing Egg Box, uma revista para promoção de novos autores.










8 comentários:

  1. um livro 5 estrelas, ainda mais quando sabemos que uma saga vai caindo ao invés de ir crescendo é sinal de coisa boa.

    ResponderExcluir
  2. Olá Patrícia.

    Ain! Minha nossa! Me deixou com imensa vontade de ler, até porque eu amo o gênero.
    Não era fã de séries até o ano passado, mas ainda sinto o problema... A pior parte é a espera dos próximos livros não é? Eu fico absurdamente ansiosa para lançar, tem umas editoras que fazem isso rápido, outras não hehe.
    Amei também os quotes selecionados *-*

    Beijos e ótimo fim de semana!
    de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já estou em desespero por estar tanto tempo sem o livro. Mas já estava assim quando acabei de ler hahaha.
      Mas realmente parece que os outros dois já serão lançados, para nossa alegria.
      Bjs.

      Excluir
  3. Oi Patrícia, não conhecia esta série ainda e gostei muito do enredo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série que não é muito falado no Brasil. A encontrei por acaso enquanto navegava pelo site da Saraiva.
      Mas sem dúvidas merecia mais divulgação.
      Bjs.

      Excluir
  4. Patrícia, lia as duas resenhas anteriores e fiquei muito empolgado com a chance de ler a série.
    Agora tenho certeza que DEVO ler, ou vou me arrepender de não ter feito.
    Parabéns você me convenceu.
    Kelvin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhú! Missão cumprida! Mais um futuro viciado.
      Bjs e obrigada.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor