segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Resenha - Jennifer L. Armentrout - Não olhe para trás


Não olhe para trás
Jennifer L. Armentrout 
Editora Farol Literário


Sinopse: Samantha é uma jovem de 17 anos rica e popular que, depois de passar quatro dias desaparecida, retorna ferida e desmemoriada. A nova Samantha não se reconhece no retrato de menina má e mimada que todos à sua volta começam a pintar. E logo descobrirá que foi a últi ma a ver Cassie, a garota com quem mantinha uma relação confusa de amizade e rivalidade e que desapareceu no mesmo dia que ela. O que aconteceu na noite fatídica em que as duas sumiram? E por que Samantha foi a única a reaparecer? Não olhe para trás é um daqueles suspenses que só paramos de ler para tentar nos antecipar à autora e descobrir qual é o mistério.








Resenha

Sabe quando olha para capa de um livro e simplesmente precisa ter aquele livro sem nem saber do que se trata a história, foi assim que aconteceu comigo quando vi a capa desse livro, tão singela, mas tão profunda, não diz nada, mas ao mesmo tempo demonstra tanto mistério e dor, eu simplesmente não sosseguei enquanto não comprei esse livro e logo que chegou para mim não demorou muito para ser lido, e ainda fui incentivada a ler um livro que julguei pela capa para leitura coletiva do clube do livro, nem pensei duas vezes e escolhi-o.


Sabe quando um livro te pega e você não consegue largar ele, foi isso que aconteceu, com uma narrativa muito fluída em primeira pessoa do ponto de vista da protagonista que perdeu a memória eu fiquei completamente perdida junto com ela juntando as peças do que pode ter acontecido com ela e a cada capítulo terminado, mais curiosa fui ficando. 


O livro conta a história de uma garota que é encontrada vagando perto de uma floresta, machucada e com sangue, ela então não se lembra de nada e nem ao menos seu nome, mas logo conseguem descobrir quem ela é devido ao desaparecimento da mesma há 4 dias e seus pais ao localizados. Então a garota descobre que seu nome é Samantha e tem 17 anos, que é de uma família muito rica, tem um irmão e um namorado e que sua melhor amiga também desapareceu junto com ela e ainda não foi encontrada.

“Mas eu sabia que ele estava mentindo, tentando fazer com que eu me sentisse melhor. Não funcionou. Como é que tudo poderia ficar bem se eu não sabia meu próprio nome?”
Ao voltar para casa ela começa a descobrir que a Samantha que existia antes do acidente era uma mesquinha e egoísta, patricinha mimada e maldosa com todos, era muito detestada por muitos, desde que conheceu sua amiga desaparecida Cassie aos 11 anos de idade ela ficou com esse comportamento, mas ela se sente completamente diferente dessa Samantha que estão descrevendo para ela, como se fosse outra pessoa. Samantha encontra um bilhete com a seguinte frase e a deixa bastante perturbada, seu irmão a tranquiliza dizendo não ser nada para que não se preocupe, que com certeza é alguma brincadeira idiota de suas amigas querendo assustá-la. 
“Não olhe para trás. Não vai gostar do que encontrará”
Samantha então finalmente conhece seu namorado Del, que ela não sentiu nenhuma empatia por ele, apenas repulsa, ela se sente um enorme carinho e uma atração devastadora pelo Carson, um lindo rapaz de olhos azul cobalto, amigo de seu irmão e filho do jardineiro da sua casa. Tudo é muito confuso para Samantha, ela resolve voltar para escola mesmo não sendo aconselhado pelos médicos, mas mesmo contrariando sua mãe ela acaba autorizando, então Samantha não se sente nenhum pouco familiarizada com suas antigas amigas, que são pessoas que só pensam em status e dinheiro. Ela então começa a descobrir que sua melhor amiga morria de inveja dela e a imitava em tudo e queria até mesmo roubar seu namorado. 

Samantha começa a receber mais bilhetes que a deixam muito perturbada se perguntando o que pode ter acontecido naquele dia tão fatídico de sua vida, ela também começa a ter alucinações e resolve não contar nada para ninguém. A polícia está no pé de Samantha querendo descobrir alguma pista, e apenas ao decorrer do livro Samantha começa ter alguns flashes de lembranças e aos poucos ela vai tentar juntas as peças desse quebra-cabeça e descobrir o que realmente aconteceu. 

Esse o tipo de livro que prende o leitor do início ao fim, acompanhar a narrativa em primeira pessoa de uma desmemoriada é muito bom que o leitor vai descobrindo aos poucos junto com ela, adoro livros assim, me lembraram um pouco Mentirosos, Pretty Girl 13, Antes de dormir e O jogo da mentira, livros que eu amei. 

Para os amantes de romance não precisem ficar preocupados que também tem romance no livro, mas na medida certa nada muito exagerado, mas dá um toque especial à trama. 

O livro tem um final muito bom, eu desconfiei da pessoa que estava por trás de tudo, mas o que a motivou, e isso me deixou bem feliz, pois não gosto de acertar os finais do livro, gosto de ser surpreendida e eu esperava outro motivo completamente diferente. O livro não deixa pontas soltas e tudo se resolve no fim, mas se prepare que até chegar o final você estar bem angustiada para descobrir tudo. Apesar de ser um livro de 440 páginas, a leitura é muito rápida e flui muito bem. 

Recomendo a leitura para todos que gostem de livros de mistério. 

Classificação 






6 comentários:

  1. Só essa capa já dá vontade de ler, depois dessa resenha, "adicionado a wish list". O que fazer???
    Muito bom!!!
    Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! O livro parece ser um thriller bacana, mas achei essa coisa de "fulaninha rica" meio clichê. Tem muito clichê nesse livro, ou foi só mesmo a impressão? Ultimamente tenho visto tantos livros sobre perda de memória que fico meio receosa haha.
    Abraços.
    www.rascunhocomcafe.com

    ResponderExcluir
  3. Sem mais delongas... Quero esse livro!
    parabens
    Kelvin

    ResponderExcluir
  4. Recomendado especialmente para mim.
    Essa capa também me conquistou de cara, eu só fiquei com ainda mais vontade depois de te escutar falar sobre ele no clube e ler a sua resenha aqui.

    ResponderExcluir
  5. Capa criativa e história instigante.
    boa resenha, parabéns
    L

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor