terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Resenha: Encarcerados - de Alexander Gordon Smith

Encarcerados
Fuga de Furnace - Livro 1
Alexander Gordon Smith
Editora Benvirá


Sinopse: De um dia para outro, Alex Sawyer passou de valentão a delinquente juvenil. Os trocados arrancados dos garotos na escola já não eram suficientes, e, com a ajuda de seu melhor amigo, Toby, começou a cometer pequenos furtos na vizinhança. Até que uma noite, homens fortes, de terno preto, e um esquisitão usando uma máscara de gás cruzaram o caminho dos dois. Toby foi cruelmente assassinado e Alex, preso e acusado pela morte do amigo. Seu novo lar? A Penitenciária de Furnace, um buraco - literalmente - para onde todos os garotos condenados são enviados, e de onde só é possível sair morto. Com guardas sádicos e criaturas terríveis responsáveis pela segurança, Furnace é o inferno. O lugar é infestado de criminosos - como as perigosas gangues Caveiras e os Cinquenta e Nove - mas também há muitos garotos que, como Alex, foram presos por crimes que não cometeram. Como escapar e provar sua inocência? Em quem confiar? O que na verdade era Furnace: um reformatório? Um depósito? Ou, pior, um laboratório maligno?

Resenha

Sob o céu está o inferno.
Sob o inferno, a penitenciária de Furnace.

Alex é um menino que entrou no mundo do crime muito cedo. No início tudo se resumia a roubar o dinheiro dos colegas na escola. Mas após um tempo isso não era mais o suficiente e ele e seu amigo Toby começaram a roubar casas. Sua vida criminosa ia relativamente bem até uma fatídica noite. Toby e Alex invadem uma casa que a princípio tinha tudo para ser perfeita. Não tinha ninguém e estava cheia de aparelhos eletrônicos, ao que tudo indicava, eles tinha tirado a sorte grande.

Só muito mais tarde compreendi como a escola pode ser parecida com uma prisão.(…)
Bem no fundo, sabia que caminhava para uma queda, da qual jamais conseguiria me levantar.

Porém tudo muda completamente quando a casa não está tão vazia quanto aparentava, do nada surgem uns caras de terno preto, de todos os cantos. Eles se vêem rapidamente cercados sem chances de fuga. Pensando serem policiais, Alex imagina que a pior coisa que poderia acontecer seria eles serem presos. Ele não poderia estar mais enganado.

Mas aquele choque não foi nada, comparado ao medo que senti quando me virei. (…)
Abalou tudo o que eu tinha para permanecer em pé.

Acaba que esses misteriosos homens de preto assassinam seu melhor amigo e ele acaba levando a culpa. Ninguém acredita na história dele, pois é bizarra demais para ser real, e ele acaba sendo condenado por esse crime. A pena? Prisão perpétua na penitenciária de Furnace.

Não os culpei por rirem de mim. Jamais teria acreditado na minha história se eu mesmo não tivesse vivido aquele pesadelo (..)
- Alex Sawyer, eu o sentencio à prisão perpétua na Penitenciária de Furnace, sem direito a condicional. Vai ser levado daqui esta tarde e encarcerado pelo resto de seus dias.

E o que parece ruim é ainda pior por causa da penitenciária em si. Furnace foi construída especificamente para os menos infratores, após uma onda de assassinatos cometidos por gangues de menores. A sociedade não tem mais pena dessas crianças e adolescentes. A opinião pública é unânime, eles querem esses marginais presos para sempre, longe da vista deles. E é para isso que serve a Furnace. Uma penitenciária que fica abaixo da terra, de onde ninguém jamais escapou e jamais saiu vivo.

- Não faca amigos, não estabeleçam conexões. Eles perceberão e isso provocará a morte de ambos. Não cometam o erro de trazer o coração aqui para baixo; não há lugar para ele em Furnace.

Isso já é bastante desesperador para um garoto condenado injustamente, e aparentemente ele não foi o único, mas quando você pensa que não pode ficar pior…
Ao chegar em Furnace, Alex começa a perceber que o inferno é um lugar bem simpático em comparação. Além daquele ambiente presente em todos os presídios (gangues, brigas, etc), Furnace tem algo a mais. Algo pior. Desde seus guardas que parecem não serem humanos ao diretor que parece o mal encarnado. Furnace tem cães de guarda que parecem bestas saídas de um filme de terror e criaturas desconhecidas, os Ofegantes, que arrastam alguns detentos durante a noite e os mesmos nunca mais são vistos, tendo um destino pior do que a morte.

O ódio - o ódio real, assassino - era uma emoção que nunca havia realmente experimentado antes, e não tinha certeza se isso me excitava ou me aterrorizava.

E é nesse lugar simpático que Alex terá de passar o resto de sua vida, o que se depender de Furnace, não será tão longa assim. Para alguém que não tem mais nada a perder, fugir da cadeia parece ser a única solução. Mas como ele poderá fazer isso? Ele está quilômetros dentro da Terra, para onde ele poderia fugir? Como poderia passar pelos guardas e por seus cães? Será que existe alguma esperança nesse inferno?

Eram como lagos escuros embutidos na cabeça, vórtices que pareciam me sugar. Era como olhar para um abismo. Achei que fosse ver planetas naqueles olhos, galáxias repletas de estrelas. mas vi loucura e caos, vi a eternidade. Vi minha própria morte.

Encarcerados é um livro eletrizante, feito para ser devorado sem restrições. Você pode até tentar ler ele devagar, mas duvido que você consiga. A cada vez que se termina um capítulo você já está desesperado para saber o que acontece. E conforme você vai se aproximando do fim você já começa a ter mini ataques cardíacos, tamanha a tensão. Essa séria sem dúvidas tem tudo para ser inesquecível. O me faz perguntar: cade o filme desse livro meu Deus?!?!?! Obviamente já fiz a minha pesquisa no google e descobri que o projeto já está em desenvolvimento! No IMDB está datado como 2015, mas não creio que seja esse ano, já que ainda não existe muitas informações sobre o mesmo. Só sei de uma coisa, já virei fã do autor e vou simplesmente ler tudo que ele lançar! Desnecessário dizer que esse livro foi favoritado, né?
A série tem 5 livros, sendo que os 3 primeiros já foram lançados no Brasil, e você agradecerá por isso quando terminar de ler o livro. Eu vou iniciar o segundo agora e já vou começar a perguntar a Benvirá quando os outros 2 livros serão lançados, só na pressão!
Não tenho dúvidas que vocês amarão essa série, boa leitura!

Abri os olhos, e a prisão ainda estava ali. A Penitenciária de Furnace. O lugar aonde enviavam você para esquecer de si mesmo, para puni-lo por seus crimes, mesmo que não os tivesse cometido. Só uma entrada e nenhuma saída. Sim, este era o meu lar agora, e o seria até que eu morresse.

Classificação




Sobre o autor

Nascido em 1979, em Norwich, Inglaterra, Alexander Gordon Smith sempre quis ser escritor. Estudou Inglês e Literatura Americana na Universidade de East Anglia, e foi ali que começou a escrever. Junto com o poeta Lucas Wright, fundou a Publishing Egg Box, uma revista para promoção de novos autores.









9 comentários:

  1. ENCARCERADOS, adorei, fique louca p/ saber quem matou Toby e seu amigo Alex levou a culpa e foi parar em uma peniciaria chamada Funarque, Onde só tem assassinos queria saber como vai fazer p/ se livrar da prisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não perca tempo! Leia logo e aproveita que a editora anunciou o lançamento dos últimos livros.

      Excluir
  2. querida Patrícia... o que é isso hein? fiquei tremendamente abalado. cinco estrelas pra ele né?
    não tenho palavras para sua resenha, ela está completíssima, cada detalhe em seu lugar. a curiosidade tomou conta de mim. quero ler esta saga urgentemente. bela dica... ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o tipo de livro que você pode recomendar, sem ter a menor dúvida. Não tem como amar!
      Bjs e obrigada.

      Excluir
  3. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabens por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog cristão que fala de diversos assuntos,
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.

    ResponderExcluir
  4. Sinistro... É meu tipo de livro! :D
    Só a capa me prendeu de cara. Vou caçar o livro pra comprar, parabens
    Kelvin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa que me conquistou nesse livro foi a capa. Acho que teria comprado até se a estória fosse completamente diferente. Sorte a minha que ela foi tão dark quanto a capa.

      Excluir
  5. Comecei a ler as resenha de trás pra frente, como disse antes, não conhecia esta série e ja fiquei empolgado.
    Parece ser tenso.
    L

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor