sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Resenha - Breno Melo – A garota que tinha medo

A garota que tinha medo
Breno Melo
Editora Chiado

Sinopse Marina é uma jovem que faz tratamento para a síndrome do pânico. Às voltas com o ingresso na universidade, um novo romance e novas experiências, Marina tem seu primeiro ataque de pânico. Sua vida vira de cabeça para baixo no momento mais inapropriado possível e então psiquiatras e psicólogos entram em cena. Acompanhamos suas idas ao psiquiatra e ao psicólogo, o tratamento farmacológico e a psicoterapia. Ao mesmo tempo, conhecemos detalhes de sua vida amorosa e sexual, universitária e profissional, social e familiar na medida em que elas são marcadas pela síndrome. Um tema atual. Uma excelente obra tanto para conhecimento do quadro clínico como entretenimento, narrada com maestria e de uma sensibilidade notável.

ISBN: 978-989-51-2331-5
Ano: 2014 / Páginas: 280
Editora: Chiado Editora

Resenha

Quando o autor entrou me contato comigo para pedir que resenhasse o livro, e fui verificar sobre qual o tema do livro me deparei com um tema que sempre quis saber um pouco mais a respeito que é a Síndrome do Pânico, e realmente após terminar a leitura eu verifiquei que não sabia realmente nada sobre a doença, para as pessoas que nunca sofreram com doenças psicológicas é muito difícil entender e muitas vezes são até preconceituosas achando ser frescura ou desculpa para não trabalhar por parte dessas pessoas, quem nunca passou realmente nunca vai conseguir entender mas quando lemos sobre o assunto passamos a compreender melhor o que acontece com essas pessoas que são afetadas com essas doenças.

A trama é ambientada no Paraguai, onde aprenderemos um pouquinho sobre o país, sua história e cultura, mas nada cansativo, o autor solta em alguns momentos da trama as informações.

Com um narrativa em primeira pessoa como se fosse uma autobiografia da protagonista que passa uma sensação de maior profundidade, pois o leitor irá compartilhar a experiência desde o primeiro ataque de pânico junto com Marina, muito antes de ela descobrir que era uma ataque de pânico, a princípio a sensação é que a pessoa vai morrer, aperto no peito, falta de ar entre outras sensações que realmente a pessoa pensa que pode estar enfartando.

Marina é uma menina que é muito perfeccionista, uma menina normal que está passando pela pressão de passar no vestibular e começar uma nova etapa em sua vida, entrar para tão sonhada universidade, sem contar que sua mãe faz uma pressão muito grande para que ela estude quase que o tempo todo.

Através da internet Marina conhece uma rapaz do seu condomínio e acaba começando um relacionamento com ele, as coisas começam a dar certo ela é aprovada no vestibular e consegue se matricular na Universidade que queria no curso de Jornalismo, as aulas começam e Marina conhece novos amigos, mas eis que Marina um dia quando seu namorado vai buscá-la para sair ela tem o primeiro ataque de pânico, até que esses ataques aos poucos vão acontecendo em locais públicos e Marina começa a ser vista como louca até pelo próprio namorado e finalmente resolve procurar ajuda médica de um psicólogo que a diagnostica com Síndrome do Pânico e começa então a luta para que consiga se curar e entender o que ocasionou a doença em Marina.
"Os animais, porque ainda vivem em estado natural, não sofrem por amor como os seres humanos. Porque os animais não necessitam do matrimônio para fazer do amor algo completo, nem esperam do amor tudo o que esta ou aquela cultura nos ensinou a esperar, simplesmente porque eles não têm cultura."
“Meus colegas de turma tinham medo de mim. Mas eles não sabiam o que era ter medo. Ninguém ali havia passado o que eu passei. Me senti uma leprosa, mas minha doença não era contagiosa. A verdade é que eu não podia fazer mal a ninguém, senão a mim mesma, além de sofrer com o preconceito de terceiros.”
"Quem supera seus medos é mais corajoso que aquele que nunca os teve ou jamais os enfrentou."

Minhas impressões

Este livro para mim foi muito esclarecedor, sempre quis saber como se sentia uma pessoa afetada por esta doença e a forma como foi abordado e narrado o livro foi simplesmente de forma muito rica e intensa, fazendo o leitor passear pela mente de uma pessoa que sofre com uma doença não compreendida pela maioria das pessoas, é o que diz aquele antigo ditado, mente sã, corpo são, quando nossa mente não está bem ela manda reflexos para o nosso corpo, como se fosse um vulcão,é o que acontece com essa síndrome, os medos e angústias reprimidos podem acabar uma hora explodindo para fora do corpo e devem ser tratados.

Recomendo a leitura a todos que queriam saber um pouco melhor sobre essa doença que ainda é um tema tabu em nossa sociedade.

Classificação


Sobre o autor

Breno Melo nasceu em 1980, na cidade do Rio de Janeiro. Foi indicado para Poeta do Ano pela Sociedade Internacional de Poetas mais de uma vez, em 2002, 2003 e 2004. Participou da antologia "The Best Poems and Poets of 2003", com o poema "Hazel Eyes", e da antologia "The Best Poems and Poets of 2004", com a composição "That Girl". Também foi selecionado para "The International Who's Who in Poetry", incrível obra mundial que conta com participantes de vinte e cinco nações ao redor do globo e reúne, segundo a Sociedade, os poetas mais interessantes que ela encontrou ao longo dos catorze anos anteriores.

Onde Comprar:

http://www.chiadoeditora.com/livraria/a-garota-que-tinha-medo

Em breve disponível na Livraria Cultura


7 comentários:

  1. tambem gostaria muito de saber como termina o livro , pois fala de um assunto q esta muito em evidencia, queria saber como os médicos a trataram , se Marina consegui controlar A SINDROME DO PANICO", .

    ResponderExcluir
  2. cara Danielle, também me incluo no rol daqueles que não entendem muito bem a doença que penso ser psicossomática. então bora ler este livro também pra me inteirar sobre o assunto. sua resenha só jogou gasolina em cima de minha curiosidade-fogueira. obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Não sei muito sobre a Sindrôme do Pânico, mas imagino que seja horrível ter ataques de pânico. Não conhecia esse livro, mas fiquei bastante curiosa para lê-lo, gosto de histórias realistas e intensas, daquelas que deixam a gente um pouco bambo no final, sabe?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. História triste. Mas, mexe com a realidade, e nos faz acordar.
    Não sei se leria, mas creio que valha a pena conhecer o outro lado.
    Quem sabe assim poderemos ajudar alguém.
    Kelvin

    ResponderExcluir
  5. É realmente um livro interessante. Não me lembro de já ter lido um livro sobre essa temática. Minha irmã leu um sobre o assunto a pouco tempo. Vou aproveitar e recomendar para ela.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Deve ser horrível essa doença. Fiquei interessado na leitura.
    valeu a dica
    L

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor