quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Resenha: Os Goonies - de Steven Spielberg


Os Goonies
Escrito por James Kahn
Criado por Steven Spielberg
Editora Dark Side


Sinopse: O clássico filme infanto-juvenil, "Os Goonies", volta direto dos anos 1980, adaptado para livro. Às vésperas de serem despejados de seus lares, um grupo de crianças - os Goonies - segue em busca de um tesouro escondido, em uma história fantástica de amizade. 

Resenha

Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,
Juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar,
No céu  e no inferno e na guerra nuclear,
Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,
No campo ou na cidade, na floresta, onde for,
Eu me declaro um companheiro Goony
Para sempre, sem temor.

Os Goonies conta uma aventura fantástica, bem, dos goonies. Goony é como os moradores das Docas Goon são conhecidos. E esses moradores estão com sérios problemas. Isso porque um empresário babaca está tentando comprar as casas de todos os morados para derrubar tudo e transformar em um campo de golfe. Os moradores tem até a preferência de compra das terras, porém eles não tem dinheiro. Aparentemente não há nada a ser feito, os adultos não encontraram uma solução e as crianças estão fadadas a abandonarem a cidade onde crescerem, os amigos de toda vida deles e se mudarem para algum outro lugar. Cada um para o seu canto.

E é nesse cenário deprimente que nós encontramos os personagens do livro: Os Goonies (Mikey, Bocão, Gordo, Dado). Um grupo de amigos que estão sendo obrigados a se despedirem um dos outros e a arrumarem as suas malas, pois não ha mais esperanças. Esses meninos são extremamente amigos e eles não conseguem pensar em algo pior para acontecer com eles.
Mikey é um menino tímido e com asma. Bocão é um menino que literalmente não consegue calar a boca, ele fala qualquer coisa sem pensar duas vezes, enfim, tem a boca grande. Gordo é um mentiroso sem limites, mas não completo. Ele pega uma história real e a "aprimora" em alguns aspectos… Já Dado é um inventor, ele cria várias engenhocas que servem para simplesmente tudo! E ele é o meu personagem favorito. 

Portanto, esta é a história do que aconteceu naquele último longo dia do outono passado, o dia antes do nosso despejo. E eu sei que uma boa parte desta história vai parecer difícil de engolir, mas juro por Deus que cada palavra é verdadeira.

Então em um sábado, os goonies estão reunidos na casa do Mikey, e junto com eles está Brand. Brand é o irmão mais velho de Mikey, ele é alto e forte e só se preocupa com o encontro dele com a Andy, uma garota do colégio. 
E chega um momento, em meio ao marasmo de não ter o que fazer (após alguns acidentes, brincadeiras e tentativas do Gordo convencer a todos que realmente tinha visto uma perseguição policial naquela manhã), em que todos resolvem investigar o que tem no sótão. Essa decisão é tomada quando se lembram que o pai de Mikey e Brand, que é curador do museu, guardou algumas coisas lá em cima.

Na verdade, História é a razão de tudo isto - e estávamos prestes a descobrir um pouco de História… e depois íamos fazer parte dela.

E no meio da "investigação" Mikey encontra um mapa. Um mapa que teoricamente aponta onde está enterrado o tesouro de Willy Caolho, um infame pirata local conhecido por todos. Reza a lenda que em algum lugar está escondido o tesouro de Willy, mas ninguém jamais encontrou, embora muitos tenham tentando ao longo do século. E junto com esse mapa há também uma moeda bem especial. E de repente tudo fica bem claro para Mikey. Essa é a solução que eles buscavam o tempo todo. Com o tesouro de Willy eles seriam capazes de comprar as terras e não teriam de se mudar.

Tenhas cuidado os intrusos
Com a esmagadora morte e a dor,
Encharcada de sangue,
Do ladrão usurpador.

Porém é mais fácil dizer do que fazer. Para começo de conversa Mikey sequer pode sair de casa, então o plano nº 1 é se livrar de Brand. Concluído esse plano eles devem dar um jeito de chegar ao local do tesouro. Os outros goonies não estão tão empolgados quanto Mikey, mas após alguns contra-tempos, encontros e reencontro com Brand, eles enfim chegam a um misterioso e assustador restaurante no meio do nada. E a partir desse momento que a aventura deles realmente começa. Mas não eles não serão os únicos nela, pois acaba que Brand, Andy e Stef (a melhor amiga da Andy) acabam envolvidos nessa aventura, e o grupo dos goonies acaba aumentando.

Eu mostrei para os caras. "Nós estamos aqui", disse eu, apontando para o pequeno prédio quadrado de madeira que estava afundando na areia. "Este é o lugar onde o tesouro está enterrado."

E eles acabam descobrindo que chegar no tesouro do Willy pode ser extremamente perigoso. Afinal de contas Willy era um pirata engenhoso e ele não deixaria o seu tesouro sem proteção…
E as armadilhas do pirata não são a única coisa ameaçando a vida dos goonies, pois ao que parece eles não são os únicos atrás desse tesouro. Eles começam então uma corrida mortal, passando por armadilhas, enfrentando os seus medos, decifrando o mapa e principalmente confiando uns nos outros para se salvarem.
Mas eles não vão desistir, afinal eles deixaram o mundo dos adultos para trás e estão no mundo deles, onde eles tomam as decisões, onde eles fazem a diferença. Eles irão até o fim para encontrar a salvação de todo mundo.

(…) ele se vira para mim e fala como se tivesse uma esponja de aço dentro da boca. 'Choocooolaaaate!' Ele sorri novamente.
Aí eu sorrio de volta. Este cara é legal. Quer dizer, não confio em ninguém que não gosta de chocolate.(…)

Uma das frases que mais repito na minha vida é "Os Goonies foi o filme da minha infância". Pois ela é pura verdade. Perdi as contas de quantas vezes assisti a esse filme, e sem dúvidas perderei as contas de quantas vezes ainda irei assistir. Passei a minha infância querendo ser uma Goony, como várias outras crianças da minha época, imagino. Os Goonies foi um filme que marcou uma geração. Uma geração diferente dessa atual, em uma época em que crianças acreditavam que podiam encontrar tesouros piratas enterrados (eu por exemplo, quebrei o chão de cimento do meu quintal procurando tal tesouro… ou petróleo… o que acontecesse primeiro).
Eu pensei que o livro fosse ser igual ao filme e fiquei felizmente surpresa ao descobrir que existiam partes a mais. No livro é possível conhecer e compreender melhor o Sloth, por exemplo. Tem várias outras cenas que não ocorre no filme e também existe o epílogo que nos permite saber o que acontece depois da última cena do filme. O livro sem dúvidas é indicado tanto para quem não viu quanto para que já viu o filme. Sem contar que o livro está lindo de morrer, obrigada Dark Side!
E para quem está pensando "Hoje em dia isso não existe!", "Não existe tesouros enterrados!" e "Isso é coisa de criança!", dentre outras coisas, eu deixo para vocês o seguinte mistério abaixo… 

http://www.assombrado.com.br/2014/09/o-poco-do-dinheiro-da-oak-island.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oak_Island

Boa leitura e divirtam-se!

Never Say Die

Classificação


Sobre o autor


Steven Allan Spielberg, KBE (Cincinnati, 18 de dezembro de 1946) é um cineasta e empresário norte-americano. Spielberg é o diretor que mais tem filmes na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos, feita pelo American Film Institute, e é considerado por muitos, inclusive por críticos de renome, um dos melhores diretores de cinema de todos os tempos.








19 comentários:

  1. Ahhh esse livro deve ser nota mil! Eu amo esse filme, tanta nostalgia que essa história nos traz!
    O trabalho da darkside é excelente e eles com certeza vieram pra ficar e conquistar.

    Goonies está na minha lista de compras pra próxima black friday esse ano com certeza! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode voltar ao universo dos Goonies depois de tantos anos e encontrar informações inéditas, ao menos para mim, foi maravilhoso. Todos os fãs do filme deveriam ler o livro, sem dúvidas!

      Excluir
  2. parabéns p/ resenha, adorei o livro Goonies, nunca tinha ouvido falar nem no filme quanto mais no livro, queria muito de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa urgentemente ver o filme e ler o livro! Não vai se arrepender!

      Excluir
  3. querida Pat, a Darkside se tornou minha queridinha após a biografia do mestre King, a qualidade da edição, capa dura e diagramação perfeitos. mas sempre tenho um pé e meio atrás quando de se trata de recriação de algo que nasceu para a telona. explico: quando me deparei com o livro "alien - o oitavo passageiro" fiquei alucinado, pensei tratar-se do livro que deu origem ao filme, mas era o contrário e o livro ficou vago e tremendamente arrastado. então a experiência de se ler algo que não nasceu para ser um livro ficou em segundo plano. é claro que isso é um fato isolado, mas descreve bem minha sensação quanto a quem veio primeiro - o ovo ou a galinha (o livro ou o filme). acho que sou dos poucos que não assistiu ao filme "os goonies",então talvez eu devesse dar um espiada no livro, tal e qual você o descreveu, porque sei de sua empolgação. dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobri que na verdade a estória do filme foi criada como um livro. Então teoricamente o livro existe antes do filme, só que foi publicado depois. Pelo menos foi isso que me explicaram.

      Excluir
  4. A palavra certa para o que senti ao ler sua resenha é de fato NOSTALGIA.
    Nossa, eu era moleca quando assisti o filme e quando me achei no direito de imitar Cindy Lauper e seu jeito excêntrico de ser. Spielberg sempre foi e sempre será meu diretor predileto, ele transforma em outro tudo que cria. E filmes como E.T, Os Goonies, Contatos Imediatos, Poltergeist, Um Sonho de Liberdade, A lista de Schindler e tantos outros foram pra mim o marco no cinema e na história.
    Adorei rever um pouco da minha saudosa época através da maravilhosa resenha.
    Não tenho dúvidas que Darkside veio pra ficar e arrebentar!
    Parabéns!!
    Ni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso é unanimidade, a Dark Side arrasa! E sem dúvidas, quando você ler esse livro, você será transportada de volta para sua infância. Sobre o Steven, concordo completamente com você, e adicionaria alguns outros filmes extremamente marcantes nessa lista.
      Bjs.

      Excluir
  5. To doida pra ler esse!
    http://tinynewbie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha!! O livro deve ser fantástico!!
    Dei de presente a um amigo o Box da DarkSide clássicos do cinema e nele vinha este livro!
    Ainda não li o livro e nem assistir o filme, mas a sua resenha fez com que eu me interessasse pela leitura deste!
    Os livros da DarkSide é um mais lindo que o outro *-*
    Sucesso!
    http://maisumpracolecao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de olho nesse box, que super presente! Minha irmã comprou a edição especial de capa dura dos Goonies, e ela é maravilhosa! A DarkSide está mandando muito bem mesmo. Espero que esse ano eles tenham estande na bienal.
      Bjs.

      Excluir
  7. Amei a resenha!! O livro deve ser fantástico!!
    Dei de presente a um amigo o Box da DarkSide clássicos do cinema e nele vinha este livro!
    Ainda não li o livro e nem assistir o filme, mas a sua resenha fez com que eu me interessasse pela leitura deste!
    Os livros da DarkSide é um mais lindo que o outro *-*
    Sucesso!
    http://maisumpracolecao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Patrícia, tudo bem?
    Parabéns pela resenha! Eu adorei ler a sua resenhei principalmente porque me deixou muito nostálgica. Quando era pequena eu assistia os goonies direto. Amava assistir o grupo em uma grande aventura, me sentia parte do grupo rs
    Bjkas

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Esse livro deve ser demais, ele está na minha lista de desejados *-*
    Um dos filmes que marcaram a nossa infância, eu adorava assistir.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem já ama o filme, esse livro tem um gostinho especial.
      Bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor