sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Resenha: O Oceano no fim do Caminho - Neil Gaiman

O Oceano no Fim do Caminho
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 205

Sinopse: “Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.


Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.”

Resenha:

Mais uma vez a Intrínseca fazendo uma felicíssima escolha de publicação. “O oceano no fim do caminho” é um livro espetacular, de beleza e sensibilidade raras.

No início da história, nós encontramos o nosso personagem principal, adulto, participando de um velório. A gente não sabe ao certo quem faleceu, mas sabemos que pra o protagonista essa perda é algo tão intenso que ele precisa se distanciar de todo mundo. Ele pega o carro e vai dirigindo pelas estradas daquela cidadezinha onde ele viveu quando criança.

Ruas depois, ele chega à casa onde cresceu e que agora estava completamente diferente. Nesse momento ele se lembra da casa no fim da estrada, onde morava Lettie, uma menina de 11 anos que tem uma ligação especial com o nosso mocinho, e resolve ir até lá.

Na casa ele encontra uma velha senhora que ele chama de mãe da Lettie e que o recebe muito bem. Ele então se lembra de algo e pede para ver o lago do quintal da casa, o lago que Lettie chamava de "Oceano". 

O nosso personagem ainda está muito abalado e confuso e a gente não sabe ao certo se é por causa da perda que ele acabou de sofrer ou se é por causa da própria estranheza do fato de seus passos estarem sendo guiados até ali, com uma atração que ele não sabe explicar.

O interessante começa a acontecer quando ele chega à margem do lago e um furacão de lembranças, até então escondidas no fundo do seu cérebro, começa a brotar e a história da infância dele começa a ser contada em primeira pessoa através de uma escrita fantástica e muito bem trabalhada pelo autor.

Nós descobrimos como o personagem sempre teve que lidar com perdas na vida, desde os sete anos quando a história mal começa e seu gatinho, o único amigo de um garoto nerd, é atropelado e morre. Nesse momento nós somos apresentados ao minerador de opalas, que pouco tempo depois também morre, se matando no carro do pai do personagem principal. 

Mas embora esse momento possa ser um pouco traumático, pois pela primeira vez ele vê uma pessoa morta, ele também conhece uma menina intrometida que cria logo um vínculo de proteção com ele. Mas essa menina não é como as outras, embora ela seja apenas uma criança, suas atitudes e comentários chamam a atenção do leitor. Quando o menino chega à casa dela e somos apresentados à mãe e à avó da menina, e as conversas entre elas deixam claro que elas conseguem prever todos os acontecimentos que vão se seguindo como se tivessem um dom secreto, ou um poder misterioso, o leitor se prende de uma forma à narrativa e não consegue mais largar esse livro.

A menina tem um conhecimento oculto. E como coisas estranhas começam a acontecer, eles acabam descobrindo que algo maligno foi despertado com o suicídio do minerador de opalas. 

Lettie e o nosso protagonista precisam desvendar esse mistério e de repente nós somos levados pra uma outra realidade, que muda completamente o rumo da história. Sério! Eu não acreditei quando eu li porque me pegou completamente de surpresa. Mas eles conseguem banir o ser que estava causando todos aqueles fenômenos estranhos. Mas sem querer cometem um erro e o menino acaba trazendo, sem saber, parte daquele mal para o mundo "real", onde um novo personagem assustador chega, para nos fazer roer as unhas sem parar.

O livro é uma mistura de um romance muito puro, com fantasia e temas bem delicados tratados de forma muito sutil, pincelados com nostalgia e arrematado com uma escrita maravilhosa. 

Impressões:

Em primeiro lugar eu vou agradecer ao meu amigo Nicolas Garcia, que me indicou essa leitura, porque se não fosse por ele eu não teria dado essa chance. Eu já tinha visto antes e alguma coisa tinha me chamado atenção nele. A capa era muito linda. Mas ele me passava um ar de livro pesado. Sabe quando você sabe que vai ler alguma coisa ali que pode te puxar pra um lado mais depressivo? Talvez fosse por causa das cores, não sei ainda porque eu pensei isso, mas eu ficava postergando a leitura dele.

Mas pelo contrário, a leitura desse livro é muito leve, rápida e emocionante. Sim, embora ele tenha uma pegada mais infantil, fica claro que se trata de um livro sobre crianças escrito para adultos. A escrita, e eu preciso retornar a esse detalhe, porque é encantadora, tem o misto de uma simplicidade mais lúdica e algo mais sombrio e profundo. Só posso dizer que quando você começa, você acaba embarcando naquilo tudo e se deixando envolver pela história e não consegue mais parar de ler.

O livro físico eu nem tenho palavras pra elogiar como ele merece ser elogiado, porque é lindo mesmo! O conjunto da capa que traz uma pessoa afundando (ou emergindo?) em um lago escuro com letras brilhantes, com a parte de dentro bem trabalhada e uma impressão impecável faz com que eu classifique como de excelente qualidade.

O que não me agradou? Difícil escrever essa parte quando o livro me tocou dessa forma... mas teve um único erro no livro e, fora isso, a história parece se passar nos anos 70 ou 80, mas ele falou de algumas coisas que, salvo engano, só vieram depois, como quando ele falou que estava assistindo ao filme “Missão impossível”, por exemplo. 

Mas fora isso que ficou no ar, acho que o livro vale muitíssimo a pena. Quem assistiu ou leu o mangá XxXHolic e ficou apaixonado pela Yuuko, quem gosta de crônicas de nárnia, Coraline e esses tipos de história vai amar esse livro. E quem souber procurar nele vai encontrar muita simbologia oculta que mostram o trabalho de pesquisa por trás do livro. As mulheres da fazenda com certeza fazendo o papel das Nornes (ou parcas/moiras, dependendo da mitologia), que eram as mulheres que sempre existiram desde antes da crianção e que tecem o destino dos homens e dos deuses. E o livro traz todo um conceito de multiuniverso e uma jogada com o "buraco de minhoca" ficou muito bem encaixado na “fantasia” das crianças. São assim muitos detalhes que eu prefiro nem destrinchar para que vocês possam perceber por si mesmos. Mas eu adianto que esse livro tem uma magia própria e muitas vezes parece conversar com quem lê. rs

Então eu dou 5 estrelas porque não posso dar mais, marquei como um favorito e indico para todo mundo! Com especial para os interessados em magia, mitologia e aventuras fantásticas. Com certeza vão encontrar neste livro uma leitura muito gostosa! Então leiam e descubram que um oceano pode distanciar continentes inteiros ou caber até mesmo em um pequeno balde, se assim for preciso. Porque um oceano é do tamanho que ele precisa ser! :)








6 comentários:

  1. Oi
    A capa desse livro é muito interessante e chama atenção, mas ainda não li o livro e estou bem curiosa pra ler, vou colocar ele na minha lista de desejados ;)
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. LINDA HISTORIA, QUERIA LER MUITO ESTE LIVRO, OCEANO NO FIM DO CAMINHO, MISTERIO, SUSPENCE, AMEI.

    ResponderExcluir
  3. que resenha é essa Piter? você conseguiu esmiuçar o livro sem entregar nadinha. estou infinitamente curioso, principalmente por tratar-se de gaiman, um cara genial. com relação a livros infanto-juvenis, assim como zafón (o qual me tornei fã), gaiman consegue passar poesia, atinge também os adultos, como não poderia deixar de ser, afinal de contas, são autores especiais, que tocam sempre em algo que prezamos, a mim sempre parece um dom especial que possuem. então com esta dica o livro vai para o início da fila! ótima dica, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oi Piter, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pela resenha! Adorei o modo como você descreveu suas impressões sem acabar com as surpresas. Sou muito fã das obras de Neil Gaiman, estão sou um pouco suspeita para falar o que penso desse livro rs
    Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Depois dessa resenha preciso ler esse livro logo.

    ResponderExcluir
  6. Cara, você está falando de Neil Gaiman! Ele sabe o que faz, desde que li Sandman não consegui deixar de elogiar sua escrita.
    Vou correndo ler este livro
    Excelente resenha.
    Lucas

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor