terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Resenha: Sou toda errada - de Tammy Luciano


Olá pessoal!
Voltei para apresentar mais um livro através de minha resenha, foi como um imã. Um certo dia, Tammy fez uma breve apresentação de seu livro SOU TODA ERRADA, e ao falar que a protagonista e quase uma vilã. AMEI!  Já disse aqui que não gosto muito de mocinhas com muito mi mi mi, cheia de dúvidas e insegura demais. Gosto das guerreiras, briga pelo que quer e faz como quer de sua vida.
Daí, vem Tammy e me apresenta essa... louca!!! Além da escrita, Tammy tem o talento de nos convencer apenas com poucas palavras que seu livro é merecedor de nossa apreciação.
Suei, procurei, revirei, e finalmente consegui adquirir meu exemplar na Santa Internet. Devorei ele rapidinho, pois o livro além de ser bom, é bem fininho, tem apenas

SOU TODA ERRADA
Tammy Luciano
Editora

Sinopse: Jovem, linda e rica, Mila tem orgulho da sua vida fácil e faz questão de aproveitá-la ao máximo. Entre festas, namoros e voltas no shopping, seu estilo de vida é igual ao de qualquer patricinha da zona sul – até que conhece Neco, e com ele, o amor. Os dois vivem uma paixão conturbada, um namoro marcado por loucuras, brigas e ciúme doentio. Mas quando ela menos espera, sua alma gêmea diz adeus, dando fim à relação.Pela primeira vez, Mila se vê sozinha, sufocada pelas memórias do namoro. Faculdade, amigos e cartões de crédito já não lhe trazem mais alegria, nem expulsam por um segundo o ex da sua mente. Agora, Mila é obrigada a encarar o vazio da própria existência fútil. Transtornada, ela se entrega num ritmo alucinante a festas, ao álcool e ao sexo inconsequente, tentando aliviar a dor. Obcecada pelo ex, se envolve numa espiral de confusões, mentiras e manipulações, tudo para obrigá-lo a voltar. Será que ela vai conseguir?


RESENHA:

Esse é o segundo livro que leio de Tammy Luciano, ela segue a sua marca narrativa, descontraída e bem fluída. Conheci a história divertidíssima de Mila, uma anti-heroína, uma mocinha totalmente fora dos padrões, uma vilã que aprende com seus próprios erros, mas antes, dá muitas cabeçadas pra "acertar"(ainda tenho dúvidas se ela acertou mesmo) e leva alguns coitados a loucura! Ela abusa da própria sorte, porque paciência tem limites. 

Mila, uma jovem carioca de classe alta, metida a besta e insensível. O que ela tem de bonita tem de esnobe. Adora festas, noitadas e ficar com uns e outros por curtição. Não conhece a "moral e bons costumes" (Até conhece, mas ignora sua existência) tem uma vida deliberada e sem freios. Nem seus pais conseguem contê-la, afinal, eles a criaram sem muito zelo, preocupavam-se de não lhe faltar nada material, mas faltou-lhe educação e bons puxões de orelha. Considerei-a um caso perdido!

Tudo passava despercebido, tinha uma vida leviana e fútil. Gastava sem rédeas o gordo salário que seu pai lhe pagava - sem comparecer no trabalho - e seu hobby era humilhar as pessoas. Até conhecer o amor de sua vida. O "Ex" é assim que ela o chama. Foi um relacionamento conturbado, louco, até meio doentio. E quando ele a deixou, por motivos obvies, a casa caiu! Pra todos, menos pra ela que não queria demonstrar sua derrota, palavra inexistente em seu vocabulário. 

Conheci seus ficantes: Mauro, André, Pedro, Paulo, David, mas não fui formalmente apresentada ao "Ex", aliás ela pouco queria saber dos nomes, não se prendia a isso, queria apenas vingar-se, do "Ex" com qualquer um que topasse uma transa, claro, com o intuito de causar-lhe ciúmes. 

Mila estava cheia de mágoas e ressentimentos, seu gênio antes já era difícil, após a separação tornou-se insuportável, estava disposta a não permitir que o "Ex" ficasse com mais ninguém, pra isso Mila passou a ter atitudes insanas e extremamente vingativas. Como falei no princípio, nada normal para uma protagonista.

Na verdade o sentimento dela passara do estágio "Apaixonado" para "Doentio", estava obcecada pelo "Ex", ela não media esforços para atrapalhar a vida dele, com atos e palavras de baixo escalão. Xingava, ofendia, mandava infinitas mensagens pelo celular, surpreendia com suas aparições sem convites e tinha um comportamento cada vez mais perigoso. Enfim, uma pedra no sapato do "Ex". Será que ela achava que ia conseguir conquistar seus objetivos vencendo-o pelo cansaço? 


IMPRESSÃO:

Mila é uma jovem, fria, calculista e inconsequente, mas ainda assim, cada atitude insana que cometia, me arrancava boas gargalhadas e dava pena do pobre "Ex". Mas, se olharmos o lado sério do livro, vemos que é uma pessoa vazia, desprovida de um sentimento puro e verdadeiro. Na verdade é tão obcecada por possuir algo, seja bens materiais ou a vida alheia, que esquece de respeitar a vida do outrem. Neste caso o seu ex. é a vítima nessa história.

Como sempre teve tudo, pois como disse os pais não deixavam faltar nada, era mais cômodo pra eles que viviam ausentes, sempre viajando. Mila tornou-se mimada e presunçosa, a ponte de ao sentir-se contrariada passa a agredir e menosprezar a pessoa que de dizia ser o homem de sua vida. As ofensas e agressões, foi só o inicio de toda a saga de terrorismo que ela viria a nos apresentar.

Infelizmente, mesmo sendo uma pequena estatística, existem algumas Milas torturando seus Exs e causando um completo caos nas vidas das pessoas direta ou indiretamente envolvidas a eles. Sabemos bem, que essa obsessão, deve ser tratada com especialistas da área, tais como Psicólogos, Psiquiatras ou apenas uma família bem estruturada e paciente.  Mas, acima de tudo o obsessivo, tem que querer ser tratado e se esforçar para se desprender da pessoa vitimada.

Tammy arriscou-se ao escrever um livro com uma protagonista tão desalmada, mas, foi criada propositalmente para nos deixar refletindo no que o ser humano é capaz de fazer quando o orgulho é ferido. Claro que essa é uma situação extraordinária, não creio que exista tantas Milas espalhadas por aí. Nós só deparamos com casos parecidos nos programas jornalísticos como: Ratinho, Cidade Alerta, Brasil Urgente, etc. Ô Loko meu!

No livro Tammy nos apresentou esse drama de forma descontraída e divertida, mas a vida real é triste e destrutiva para ambas as partes.
Vale muito a pena ler, conhecer a doida que me arrancou risadas e indignação. E que sirva de exemplo. Aprenda o que não se deve fazer para conquistar seu ex-namorado!

OBS.: Passei o livro inteiro sem saber o verdadeiro nome do "Ex" acho que foi proposital..rsrs






10 comentários:

  1. Oi Nizete, gosto muito do trabalho da Tammy, apesar que nos dois livros que li dela, não me identifiquei com as personagens principais. Este eu ainda não li, mas tenho interesse.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei muito divertido e gostei da temática, mesmo sabendo que o assunto era sério, Tammy conseguiu transformar tudo em brincadeira. Adorei!

      Excluir
  2. Eu adorei o Garota Replay e to doida para ler esse também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena Dani, é bem divertido e nos envolvemos com toda a situação a ponto de querer bater na protagonista. Leia!

      Excluir
  3. Oi Ni
    Olha aí mais um livrinho da Tammy :D
    Esse eu ainda não tenho, vou comprar rapidinho
    Parabéns pela resenha

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi amor a primeira apresentação! Tammy não mediu palavras ao dizer que a protagonista é o oposto da boa moça, e isso me atraiu MUITO! Gosto dos vilões..rsrsrs

      Excluir
  4. achei o nome do livro meio q diferente "sou toda errada" pensei sera q é igual a mim? mas Mila é muito diferente de mim , rica e petulante sem pudor , e quando arruma um namorado achei q ia se indireitar , mas ele a deixa e ela fica pior do q era, fiquei louca p/ ler o livro todo p/ saber se o "ex" vai voltar p/ Mila, eu disse no começo q achei q era uma história igual a minha ( sou quieta e meio timida) as vezes me pego pensando "tô toda errada", PARABÉNS NIZETE TUA RESENHA É DE MAIS, GOSTARIA MUITO DE LER ESTE LIVRO VC ME FEZ FICAR MTO CURIOSA.BJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito diferente! Como disse, pra começo de conversa, a Mocinha é uma vilã. Mas, nada de nos causar raiva, é uma tragicomédia que tem um final merecido. Vale a pena ler.

      Excluir
  5. Amei!
    Sempre quis ler os livros da Tammy e eu acho que vou começar com esse!
    bjs!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor