sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Resenha: Redenção - Livro Um: Legionella - de M.A. Costa


Redenção
Livro Um: Legionella
M.A. Costa
Editora Livros Ilimitados


Sinopse: Peter Brose nunca desejou ser um herói, mas o destino reserva para ele a missão de evitar a maior tragédia já enfrentada pela humanidade. Ambientado num futuro próximo, em uma época em que seres humanos vivem por 200 anos, Redenção - livro: Legionella é um eletrizante thriler policial recheado de ação e muito suspense, ficção científica para quem tem nervos de aço.

Resenha

A resenha de hoje é do lançamento Rendenção - Legionella, cujo o livro eu ganhei do autor que é super simpático! 
Redenção se inicia em "alguns" séculos a frente do nosso tempo. E como você pode imaginar, nesse futuro há grandes diferenças tecnológicas, políticas e culturais quando comparamos com nossos tempos atuais. Os seres humanos estão vivendo muito mais, por cerca de 200 anos. O cenário político se alterou completamente, e isso inclui as organizações dos países como um todo. Os blocos políticos se expandiram e evoluíram. Outras alterações marcantes nesse futuro é a medicina extremamente avançada e a tecnologia. Nesse novo cenário a fome e as guerras são algo que não existem mais, e a Terra desfruta de uma relativa paz.

A história da humanidade muitas vezes se repete: os mouros conquistando os cristãos. Os cristãos conquistando os mouros. Os negros sendo escravizados. Os judeus sendo perseguidos e exterminados.

E é nesse futuro que nós temos Peter Brose. Peter, uma americano comum cuja profissão nós podemos dizer que é de um investigador digital, vem vivendo sua vida calmamente no Brasil com sua esposa Mirtes, virologista e geneticista,  quando um telefonema abala e muda completamente seu futuro. Algo terrível havia acontecido em Nairóbi, um vírus no abastecimento de água estava matando milhares, senão milhões de pessoas. E ao que tudo indica, isso não foi um acidente. O vírus fora introduzido.

E assim, simples assim, entramos na linha de frente de uma guerra silenciosa e cruel. Em uma hora um aerocarro oficial buscava a Mirtes em casa. A vida mudaria. Tudo ficaria mais difícil a partir daí.

E como se isso não fosse ruim o bastante, outro aspecto desconcertante fica cada vez mais claro, esse vírus tem alvos específicos. O vírus parece ter sido desenvolvido por xenófobos puristas e por isso ele apenas afeta indivíduos com uma certa genética e sua mortalidade é inacreditável, somente 12 horas são necessárias para levar alguém à óbito. E justamente por causa desse cenário tão alarmante que Mirtes é convidada a fazer parte da força tarefa de cientistas que vão trabalhar na cura. Mas rapidamente outros fatores ficam cada vez mais claros. Não basta apenas encontrar uma cura, é de vital importância identificar os culpados por esse terrível ataque o quanto antes.

A guerra não era contra países, povos, ou raças. Não era de brancos contra negros ou amarelos contra brancos. Não eram ricos contra pobre nem de partido político A contra partido político B. Era de um grupo genético contra o mundo. Era de quem se achava escolhido na loteria genética contra todos nós.

E é nesse momento que Peter começa a fazer parte da investigação. Devida a sua especialização em investigação digital e psicologia digital, ele fica responsável por encabeçar a investigação que busca as origens do ataque. Porém conforme vai avançando nas investigações, Peter começa a perceber que isso não será uma tarefa nada fácil. Com praticamente nenhuma pista ele parte em busca do misterioso grupo que assumiu a autoria do atentado: PPP. E é claro que tais criminosos não iriam ficar parados esperando serem capturados, então rapidamente Peter se encontra em situações extremas, correndo contra o relógio, para identificar e prender esses infames terrorista. O que ele não sabia era que esse ataque era apenas o começo…

Sem pensar, viro a S&W em sua direção e aperto o botão sem largar. Zzz, zzz, zzz. Balins após balins impactam o sujeito antes que ele consiga disparar a arma em minha direção. Ele cai com o dedo no gatilho disparando contra a parede, o chão, todos os lugares.
Ele cai sobre mim. Imóvel. Matei um homem. Matei pela primeira vez.

Redenção é narrado em primeira pessoa, como se fosse um diário de Peter, contando os eventos do passado dele. Ele é um bom livro sci-fi e eu o recomendo, porém tem algo que senti muita falta mesmo nesse livro: os diálogos. O livro é muito focado na figura do Peter e por isso nenhum outro personagem foi muito desenvolvido. Existem poucos diálogos no livro, pois o mesmo é baseado somente na narrativa do Peter sobre todos os eventos. Também existiram algumas partes no livro que eu não vi ter impacto sobre a estória, pequenas narrações sobre o passado, mas talvez eu esteja enganada e isso afinal seja importante para os próximos livros. O livro começa um pouco mais devagar e depois vai ganhando um ritmo mais corrido. Esse é um livro bem detalhista que explica claramente os aspectos desse futuro. Eu achei que o epílogo (juro que não vou dar spoilers!!!) poderia dar um livro por si só, se fosse mais desenvolvido, é claro. Quem sabe um dia?
Sobre o trabalho gráfico do livro, a capa obviamente é divina! Mas além da capa, todo o trabalho gráfico é nota mil. É uma edição muito bem feita, você percebe a dedicação em fazer um bom trabalho nesse livro. As páginas são grossas e antes de todos os capítulos existe uma foto que exemplifica o futuro. A Livros Ilimitados está de parabéns. Porém eles pecaram na revisão do livro, pois encontrei alguns erros de digitação. Dei 3 estrelas para esse livro e vou estar aguardando o segundo livro, que ao que tudo indica será publicado por volta de novembro de 2015. O nome será Redenção - Livro Dois: Sobrevivendo, e devo dizer que pelo o que li no epílogo, o livro 2 vai ser ainda melhor. Boa leitura e divirtam-se!

Essa guerra não disparou uma bala. Não foi lançado um míssil. Foi uma guerra silenciosa. E, exatamente por isso, muito mais vil. Muito mais perigosa.

Sobre o autor

M.A. Costa é um apaixonado por ficção científica e terror. Desde sua adolescência seus heróis têm sido escritores - os idealizadores de universos paralelos, visionários de futuros próximos e distantes, transformadores do impossível em possível. M.A. Costa segue a mesma escola de H.G. Wells, Isaac Asimov, Arthur Clarke e Stephen King apenas para citar alguns. Na série Redenção, o autor dá asas à sua imaginação mais "doentia" ao escrever de forma cuidadosa e moderna uma história recheada de suspense e ação. Em um futuro plausível, os piores e os mais nobres sentimentos da natureza humana afloram e permeiam uma trama alucinante.








8 comentários:

  1. Olá!
    Tudo Bem?
    Gostei muito da sua resenha, e me interessei pelo livro, gosto de obras com essa temática.
    Beijos <3

    ~ Aguardo sua visita e seu comentário ~
    www.livrosmitologiaeromance.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, vale a pena a leitura. E algo me diz que o próximo livro será ainda melhor.
      Bjs.

      Excluir
  2. Queira ter ido a tarde de autógrafos do autor, pois fiquei muito atraída pelo livro. Após ler a resenha tenho certeza que quero adquiri-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nizete

      estarei no evento da Raffa Fustagno dia 10/1 às 14:00 na Travessa Leblon. Se puder comparecer será um prazer autografar um livro para você.

      Abraço

      Excluir
    2. Estão tendo vários eventos Ni. É só escolher um!
      bjs.

      Excluir
  3. Adorei a resenha pretendo ler futuramente.

    ResponderExcluir
  4. Ola

    Quem quiser conhecer um pouquinho mais de REDENÇÃO - livro um: legionella pode visitar o site: www.redencaoolivro.com

    Abraços a todos e obrigado pelos comentários

    Marcelo

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor