quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Resenha - Lois Lowry - Quarteto Doador Livro 2 - A escolhida


A escolhida - Quarteto Doador Livro 2 
Lois Lowry
Editora Arqueiro


Sinopse: Nora, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Nora tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária. Ela supera a habilidade de sua mãe, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo.








Resenha
Apesar de esse livro ser uma continuação de O doador de memórias ele não continua a trajetória de Jonas, somos apresentados a um lugar diferente do livro anterior e também a outros personagens. Não entendi bem qual o intuito da autora com isso, se esse livro retrata a mesma estória em outro espaço de tempo (passado ou futuro) ou se somente ela resolveu escrever sobre outro lugar, possivelmente próximo de onde Jonas foi parar no livro anterior, porém não se animem, pois não haverá nada de Jonas e Gabe nesse livro somente ao fim da a entender a possível existência de um deles, que só será revelada no próximo livro. Confesso que fiquei um pouco frustrada por não saber o que houve com Jonas e Gabe, pois não tinha lido a sinopse e não sabia que eles não estariam presentes nesse livro, mas ainda teremos mais dois livros que devem nos explicar o que aconteceu com eles. Por favor, Editora Arqueiro, publique logo as continuações, estou desesperada por respostas.

Vamos falar agora da trama de A escolhida onde é narrada em primeira pessoa por Kira, uma jovenzinha órfã que acabou de perder a mãe para uma doença desconhecida e como costume é queimada a casa do infectado para que a doença não se espalhe e Kira se vê sem nada e ninguém e ainda por cima ela tem uma perna defeituosa. Na sociedade que Kira vive as pessoas deficientes são descartadas e abandonadas em um lugar separado e longe, mas por um acaso a mãe de Kira conseguiu na época deixar que ela ficasse por influência do avô que era alguém importante na comunidade.

Algumas pessoas da comunidade tentam roubar o espaço do barraco de Kira para outros fins e como ela não quer ceder tentam matá-la a pedradas, mas ela consegue persuadir a todos um julgamento. O conselho dos guardiões cede o espaço para os moradores do local, porém Kira vai ter que trabalhar em uma missão importante de restaurar uma importante túnica do cantor que conta a história do mundo, usando seus dons com os bordados e terá moradia no Edifício do Conselho.

Kira irá conhecer Thomas que fica no quarto vizinho, ele também é órfão e tem um dom como Kira, eles ficarão muito amigos e acabarão descobrindo que o conselho não é tão bonzinho quanto pensaram e que mesmo tendo as portas abertas, são prisioneiros deles.

Agora eu preciso comparar a sociedade desse livro com a do anterior, nessa sociedade as pessoas não tomam aquela injeção que inibe os sentimentos e as cores, não temos também aquele regime de igualdade social, aqui nesse livro as pessoas têm sentimentos e a não tem igualdade social. O ambiente é distópico igual ao anterior onde a grande guerra devastou o mundo, o que nos leva a crer que estamos em outro ambiente fora do mostrado no livro anterior ou aquele ambiente seria uma evolução deste no futuro, somente nos próximos volumes teremos essas respostas.

Quem leu O doador de memórias sugiro que continue acompanhando a série, pois tenho certeza que em breve as estórias começarão a se interligar e fará todo o sentido, quem não leu o primeiro livro também pode ler esse nenhum problema. Recomendo a leitura a todos, essa escritora é ótima.

Classificação

Somente por não continuar a estória do livro anterior tirei uma estrela.




7 comentários:

  1. Aaaaah queria Jonas :'( mas enfim! Adorei a resenha !
    xx

    ResponderExcluir
  2. Nem estou desesperada por esse livro mesmo… imagina….
    Acho muito injusto você ainda ter lido a continuação antes de mim, só estou falando…
    Pretendo ler o livro o mais rápido possível e pelo jeito eu vou continuar desesperada pela continuação.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Desde que li a sua resenha de O Doador de Memorias, que venho ambicionado ler ele. E pra completar agora, após ler A Escolhida, o bicho pegou! @_@
    Quero ler!!!

    ResponderExcluir
  4. Você sabe quando sai o vol 3 no Brasil?
    Muuuuito ansioso pra saber o que acontece com Kira, Jonas e Gabe

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor