segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Resenha - Liz Coley - Pretty Girl-13


Pretty Girl-13
Liz Coley
Editora Benvirá


Sinopse:

Três anos se passam, e Angie Chapman reaparece sem qualquer lembrança desse período. Como se o tempo tivesse parado. Ela ainda acredita ter treze anos e insiste que dali a três semanas vai para o oitavo ano. Angie não se reconhece na imagem da garota alta e magra que aparece refletida no espelho toda vez que se olha. E nem faz ideia do que são aquelas marcas e cicatrizes no seu corpo. Pretty Girl – 13 um mistério psicológico fascinante e perturbador em que a garota Angie tem de juntar os flashes de sua memória para descobrir a sua verdadeira identidade, ou seriam identidades?







Resenha

O livro conta a história de Angie, uma menina de 16 anos que ficou 3 anos desaparecida e retorna para casa como se nada tivesse acontecido, como se esses três anos não tivessem acontecido.

O que ocorre é que Angie bloqueou sua mente após o trauma do sequestro e sua psicóloga descobre que ela está sofrendo de TDI (Transtorno Dissociativo de Identidade), onde ela possui algumas identidades dentro de sua mente que se revelam em hipnose, e muitas vezes assumem o comando da mente de Angie.

"O transtorno dissociativo de identidade, originalmente denominado transtorno de múltiplas personalidades, conhecido popularmente como dupla personalidade, é uma condição mental onde um único indivíduo demonstra características de duas ou mais personalidades ou identidades distintas, cada uma com sua maneira de perceber e interagir com o meio. O pressuposto é que ao menos duas personalidades podem rotineiramente tomar o controle do comportamento do indivíduo. O critério de diagnóstico também leva em consideração perdas de memória associadas, geralmente descritas como tempo perdido ou uma amnésia dissociativa aguda."

O livro é simplesmente incrível, Angie simplesmente bloqueia toda sua lembrança sobre seu sequestro, e volta para casa três anos depois achando que ainda tem 13 anos, e não consegue nem sequer ver as mudanças causadas no seu corpo.

A trama vai desenvolver aos poucos tudo que descadeou essa doença psicológica em Angie, levando o leitor aos mais obscuros traumas por ela sofridos, que vão muito além do sequestro, traumas de toda uma vida.

Eu gostei tanto desse livro que devorei ele em poucos dias, um livro que causa angústia, curiosidade e medo, você vai simplesmente entrar de cabeça nessa trama junto com a protagonista e sofrer junto com ela ao descobrir tudo que ela passou e entender o motivo dela ter desenvolvido esse bloqueio mental. 

O livro primeiramente me atraiu pela capa que achei linda, quando fui lendo a sinopse me interessei mais ainda pois adoro assuntos que envolvam terror psicológico e posso dizer que o livro atendeu as minhas expectativas. 

A narrativa é ótima faz o ler o livro rapidamente e querer saber um pouco mais sobre essa doença. Gostei muito dos personagens e a protagonista me conquistou, aos poucos vamos entendendo seus medos mergulhando em seu passado. 

Recomendo muito a leitura, daria um ótimo filme. 

Classificação




Book Trailer





12 comentários:

  1. adorei a resenha, queria muito ler este livro p/ saber como termina a história de Angie p/saber como e porque ela foi sequestrada e q ficou com problemas psicologicos e como termina se ela melhora ou não, curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Bela resenha! A história me parece interessantíssima. Adoro livros com uma pegada assim mais pro aspecto técnico ou psicológico. Onde a gente pode se entreter e aprender. Vou marcar nos desejados. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piter esse gênero que pega doenças psicológicas está se tornando um dos meus favoritos, a cada novo livro gosto mais.

      Excluir
  3. Nossa parece ser um livro bem perturbador, que vc sente todas as emoções do personagem, muito bom!

    Resenha do livro do Max Lucado
    http://www.byanak.com.br/2014/08/deus-esta-no-controle-max-lucado.html

    ResponderExcluir
  4. Muiiiiiiiiiiiiiito interessada neste livro!
    Graças a você Dani.

    ResponderExcluir
  5. aaaah fiquei curiosa ! *-* e a autora ainda repostou sua resenha! que linda, cara <3
    xoxo
    - S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te despertei curiosidade.... espero que leia e goste. A autora foi fofa demais.

      Excluir
  6. Estou louca para ler esse livro, acho até que ele vai furar fila.
    Amei a resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse livro. Quando resolvi lê-lo, o fiz com base na resenha do skoob em inglês. Nela não consta a informação de que a personagem terá TID e eu achei isso algo essencial na minha apreciação da história.

    O motivo foi que comecei o livro achando que ela tinha transtorno de estresse por traumático. Quando descobri o TDI foi uma surpresa tão grande que foi praticamente revigorante.

    Amei a forma como o tema foi apresentado e, acima de tudo, a preocupação da autora, ao final do livro, ao colocar que o TDI não é resolvido tão rapidamente quanto foi com a personagem e que ela só usou tal velocidade para dar agilidade à história.

    Ah, só pra constar... amei sua imagem de entrada. Aquela coruja é a coisa mais fofa! kkkk Parabéns pelo blog!

    http://www.conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/04/resenha-pretty-girl-13.html

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor